J2EE, Por onde começar?

Olá pessoal, estou começando a aprender a tecnologia J2EE, e gostaria de pedir a ajuda de vocês para saber por onde começar, porquê eu vejo muitas formas diferentes de trabalhar com essa tecnologia, várias ferramentas, API’S e ai por diante…
se alguém puder me ajudar, grato :slight_smile:

Cara, começa com JSP, Servlets…acho que é o básico para encarar os outros Frames…vlw

vlw Raulen pela ajuda… e a respeito de livros, quais vocês recomendam para começar???..

pega as apostilas da caelum, são mto boas, mas se quiser um livro, Use a Cabeça - JSP e Servlets

vlw pelas dicas pessoal, ja baixei as apostilas da caelum…
só mais uma dúvida, olhando as apostilas percebi que existe algumas coisas que são fáceis de assimilar, outras mais complicadas, como vocês avaliam o nível de dificuldade para aprender JSP???..
no meu caso, eu ja tenho conhecimento da linguagem Java e tb ja trabalhei com PHP + MySQL…

Se você já trabalhou com uma linguagem de script (exemplo PHP) você vai conseguir assimilar melhor, entretanto não pense que JSP é igual PHP. A idéia de JSP é só fazer o papel de view, não contendo lógica de negócio.

Eu particularmente aconselho estudar Servlet primeiro que JSP.

[quote=vmsb11]Olá pessoal, estou começando a aprender a tecnologia J2EE, e gostaria de pedir a ajuda de vocês para saber por onde começar, porquê eu vejo muitas formas diferentes de trabalhar com essa tecnologia, várias ferramentas, API’S e ai por diante…
se alguém puder me ajudar, grato :)[/quote]

JEE é muito vasto.
Para começar Servlet API. É usada muito em todo o lugar. Na prática vc vai usar pouco ( porque provavelmente vai usar algum framework web),mas precisa entender os conceitos como web descriptor, filter, servlet, context…

JDBC tb é essencial. Embora, mais um vez vá usar jpa ou hibernate, tem que entender jdbc primeiro.
JPA depois que entendeu JDBC. E tb hibernate. embora não seja oficialmente JEE é muito usado (em vez de jpa que ainda é limitado)
JTA é necessário ter uma noção de como funcionam as transações em jee não tanto a API em si mesma já que ela é raramente usada diretamente.
Basicamente vc tem que saber o que é uma transação e como ela é controlada dentro de um Application Server

JavaMail, é muito simples e é sempre bom saber como enviar email.

JNDI , o conceito é simples e o uso é quase trivial depois que vc entende.

JMS , é simples de usar como tecnologia, mas pode ser complexo de configurar e usar fora de um application server, embora, assim como todas as tecnologias jee, possa ser usado sozinho

EJB Este é o mais complexo. Se for 3.0 em diante até que nem tanto…
Esta API é menos util de todas já que é a que se usa menos. hoje em dia com a versão 3.0 e JSF pode ser que isso mude, mas apenas como conveniencia, não porque é necessário usar.

Por fim, JSF. Uma evolução ao mecanismo padrão de páginas com servlets.

Obrigado a todos pela ajuda :slight_smile: