j2ee

Oi gente,

Entrei agora num projeto que usa o Eclipse Ganymede, e estou tentando estudar e entender melhor o sistema todo.
Eu estive lendo e entendi que o Jboss (que é a ferramenta que nós usamos) e uma aplicação do J2EE, certo ?
Mas eu ainda não consegui entender o que é o J2EE e o que ele faz.
Se alguém puder tirar minha dúvida eu mega agradeceria :slight_smile:

Obrigada desde já!!!

Thali

Deve ter alguem mais experiente no seu projeto, solicite um pouco de explicação pq o mundo JEE é muito grande e acho que vc esta um pouco perdida.

Tudo que alguem possa dizer aqui só vai deixar vc mais confusa.

É que eu faço iniciação científica, e a idéia é meio que ser autodidata, e eu estou tentando mesmo.
O problema é que muito nova nessa área ainda, mas se é esse seu conselho vou procurar alguém aqui que possa me ajudar.
Obrigada !

Enfim vamos ver se consigo te ajudar.

Jboss não é uma aplicação e sim um servidor de aplicação, ele que disponibiliza as aplicação para ser acessado via http. (Cliente Servidor)

A resposta do l.braga foi perfeita.

J2EE = JEE
Segue o link para o tutorial de JEE mas nem perca tempo.
http://java.sun.com/javaee/5/docs/tutorial/doc/
Coloquei aqui só para mostrar que não vai adiantar procurar por JEE sem ter um foco.

JEE é como um conjunto de tecnologias java para Web.

Programas escritos seguindo as regras de JEE rodam dentro de containers.
JBoss é exemplo destes containers. JBoss é um servidor de aplicações JEE. Existem vários outros.

Para aprender JEE você tem de entender alguma coisa de JSE.
Um ponto de partida muito bom para iniciantes de JSE ou JEE:
http://www.caelum.com.br/apostilas/

J2EE virou JEE

JEE é um padrão da indústria para desenvolvimento de aplicações portáveis, robustas e seguras. Da uma olhada na FAQ:
http://java.sun.com/javaee/reference/faq/javaee_faq.jsp#javaee

Então o JEE te da ferramentas para desenvolver aplicativos web, webservices, componentes de persistência, sistemas baseados em mensagens etc.

Ok. quando você desenvolve aplicações simples no Java, você utiliza o JSE (Java Standard Edition) que seria mais apropriado para aplicações que rodam no cliente (na sua máquina mesmo). Por exemplo: uma calculadora desktop … feita em Swing apenas.

Mas quando você precisa de um aplicativo multi-usuario ou com requisitos de robustez ou segurança maior, você vai sentir necessidade de utilizar o JEE.
Ok, neste caso, você colocaria sua aplicação não na sua máquina cliente, mas em uma máquina servidor (uma máquina com mais capacidade).

E para iniciar este aplicativo no servidor, você precisará de containers. Containers são outros sistemas capazes de receber seu próprio aplicativo e iniciá-los, deixando-os prontos para seus usuários utilizarem.

O JBoss é um servidor de aplicações. Ou um conjunto de containers que receberá sua aplicação, iniciará ela e a deixará pronta para seus usuários utilizarem.

Vamos supor que eu faça uma aplicação web. Eu vou colocar ela dentro do JBoss. O JBoss possui um container Web, o qual receberá minha aplicação, inciará e dará um endereço web para ela.

Depois de iniciada, eu vou no browser e acesso minha aplicação que está la dentro do JBoss, que por sua vez está na máquina servidora. A url seria:

http://servidor:8080/minhaaplicacao

servidor seria a maquina fisica
8080 é a porta default que o jboss disponibiliza as aplicações que estão dentro de seu container web
minhaaplicacao foi o nome dado ao meu sistema

Galera também to interessado em começar a aprender JEE, jah tenho alguma experiencia com JSE, inclusive estou desenvolvendo com JSE atualmente, mas acho q no futuro precisarei muito do JAVA EE alguem recomenda algum material? ou tem alguma coisa a falar?

vlw galera!

MUITO OBRIGADA A TODOS VOCÊS!
Eu entendi a idéia bem melhor e agora posso ler o material da internet sem me confundir tanto.
E em relação ao site do Caelum, eu aprendi Java pela apostila FJ11, achei ótima !
=)

630 mensagens e você esta querendo aprender JEE?

Vc esta dizendo que é pouco ou muito? :?

De ql qr forma qro aprender, pq naum sei! :B

Para começar, eu sugiro as apostilas do caelum no link que enviei
e para crescer sugiro o outro link, o do JavaEE tutorial.

Comece aprendendo JSP e servlets.
Conhecendo JSP e servlets você já consegue programar muita coisa em JEE.
Se ainda não sabe, estude tb Hibernate. Hibernate não está dentro do JEE mas é quase indispensável.
Feito isto, parta para o JSF.

E depois, só Deus sabe, pois são tantas as possibilidades daí em diante… :slight_smile:

[quote=fvslistas]Para começar, eu sugiro as apostilas do caelum no link que enviei
e para crescer sugiro o outro link, o do JavaEE tutorial.

Comece aprendendo JSP e servlets.
Conhecendo JSP e servlets você já consegue programar muita coisa em JEE.
Se ainda não sabe, estude tb Hibernate. Hibernate não está dentro do JEE mas é quase indispensável.
Feito isto, parta para o JSF.

E depois, só Deus sabe, pois são tantas as possibilidades daí em diante… :-)[/quote]

JSP e Servlets! Humm valeu a dica fvslistas!

removido

Vc esta dizendo que é pouco ou muito? :?

De ql qr forma qro aprender, pq naum sei! :B[/quote]

Eu acho que ele quis dizer muito, se comparar com as mensagens dele.

Sim é muita mensagem! 630 mensagens … creio que vc deve saber muito de java.

Creio que para quem esta começando, acho que o roteiro abaixo é interessante:

• The JEE 6 Sun Tutorial
  • JSF e não JSP (conforme o tutorial, jsf está ai para substituir o JSP). A curto prazo, há muito trampo em JSP. Mas projetos novos estão surgindo em JSF. Então para longo prazo, creio que JSF seja mais sustentável.
  • Netbeans e não Eclipse. Netbeans 6.8 está muito melhor que Eclipse. E ainda é o editor oficial da Sun/Oracle, que manda no java
  • Glassfish e não Jboss. É mais fácil de aprender, e patrocinado pelos principais players do java (Sun/Oracle)

[quote=CarvalR2]Sim é muita mensagem! 630 mensagens … creio que vc deve saber muito de java.

Creio que para quem esta começando, acho que o roteiro abaixo é interessante:

• The JEE 6 Sun Tutorial
  • JSF e não JSP (conforme o tutorial, jsf está ai para substituir o JSP). A curto prazo, há muito trampo em JSP. Mas projetos novos estão surgindo em JSF. Então para longo prazo, creio que JSF seja mais sustentável.
  • Netbeans e não Eclipse. Netbeans 6.8 está muito melhor que Eclipse. E ainda é o editor oficial da Sun/Oracle, que manda no java
  • Glassfish e não Jboss. É mais fácil de aprender, e patrocinado pelos principais players do java (Sun/Oracle)
    [/quote]

Valeu pela dica só observando eh q depois q comecei a estagiar com desenvolvimento em JAVA eu pedia e peço ainda muita ajuda aqui no forum por isso das +630 msg :B

PS.: Ja uso netBeans não sou louco! :lol: