J2ME e Banco de Dados

Eu queria ver um exemplo básico de J2ME com Banco de Dados… se alguém tiver um disponível

Normalmente em J2ME usa-se record store para a persistência de dados.

Tem um artigo a respeito aqui:
http://www.guj.com.br/user.article.get.chain?page=1&article.id=39

Bani, por curiosidade…

Qual seriam as outras opções de persistência local ?

Err… que eu saiba nenhuma.
Pelo menos não no próprio celular.

Mas se você quiser fazer uma super aplicação distribuída acessando um banco de dados de verdade em um PC e conectando remoto… hehehehe

É que pelo jeito como escreveu, deu a entender que existiria alguma outra opção que não o RecordStore.

Até imaginava que vc poderia tirar algum coelho da cartola, já que conhece mais o MIDP 2.0, do que a maioria de nós,e poderia haver algo novo em relação a isto que não conhecemos…

Em relação a MIDP 2 não, mas as vezes tem umas APIs proprietárias…
Por exemplo, no caso da Siemens tem uma classe chamada File, que finge que grava um arquivo. Mas na verdade essa classe File parece ser mais um wrapper do próprio RecordStore.

eu poderia criar uma página que faria o acesso a o banco e me retornasse o valor?

Poderia sim,
voce poderia criar um servlet ou jsp que acessasse um banco de dados e retornasse o valor pro midlet. Voce pode fazer isso usando stream.

[quote=“josejorgejr”]Poderia sim,
voce poderia criar um servlet ou jsp que acessasse um banco de dados e retornasse o valor pro midlet. Voce pode fazer isso usando stream.[/quote]

o que ser Stream?

Seguinte…
no lado do servlet vc pega os parametros normalmente.

request.getParameter();

No lado do midlet, voce vai conectar e chamar uma url normal usando GET, passando parametros que voce quiser (pode ser POST tb, mas seria mais complicado).
Para receber os dados voce vai usar classes de entrada/saida do pacote java.io, por exemplo: DataInputStream.

Se vc quiser o codigo mesmo me avisa hehehe.

[quote=“josejorgejr”]Seguinte…
no lado do servlet vc pega os parametros normalmente.

request.getParameter();

No lado do midlet, voce vai conectar e chamar uma url normal usando GET, passando parametros que voce quiser (pode ser POST tb, mas seria mais complicado).
Para receber os dados voce vai usar classes de entrada/saida do pacote java.io, por exemplo: DataInputStream.

Se vc quiser o codigo mesmo me avisa hehehe.[/quote]

Olha, se vc tiver um exemplo bem simplezinho, eu gostaria de olhar…

eu peguei um exemplo pegando uma imagem, mas também não deu certo e não isso que eu quero!

[quote]Seguinte…
no lado do servlet vc pega os parametros normalmente.
Código:

request.getParameter();

No lado do midlet, voce vai conectar e chamar uma url normal usando GET, passando parametros que voce quiser (pode ser POST tb, mas seria mais complicado).
Para receber os dados voce vai usar classes de entrada/saida do pacote java.io, por exemplo: DataInputStream.

Se vc quiser o codigo mesmo me avisa hehehe.[/quote]

Bom baseado nessa resposta, acho que voce pode tentar usar XML embutido em WAP!! Seria basicamente o que o SOAP faz!!!

Acho que fazer parse de XML dentro do celular, só se realmente for necessário… Mesmo porque o arquivo fica cheio de informação “inútil”, e com os valores de GPRS cada bytezinho tem seu valor!

Concordo plenamente.

Usar XML ou SOAP em último caso.
Ambos consumem mais bytes e poder de processamento que um simples “plain text”.

Para alguém que faz uso de GRPS e pretende usar não 1 mas vários celulares, verá que é muito melhor não ter o overhead de usar estas duas tecnologias, além de ser mais barato trafegar somente os dados puros.

Agora, se vc tem dinheiro para queimar, ou não tem cobrança por tráfego, ai então a estória muda…

Preciso fazer o seguinte montar um menu no celular con dados de uma tabela do MySQL, este menu escolho uma opcao e envio para uma servlet que pegara este valor no caso um codigo e gravará no banco…como posso fazer isto…

hehehehehe
gostaria de saber pq o método post é mais complicado?

Respondendo uma pergunta do amigo aqui “O que ser Stream”.
No nosso caso o Stream é um fluxo, ele pode ser de diversos tipos, quando aberto ele passa um tipo de dado ou pacotes para a outra unidade que estará recebendo esse Stream.
Lembrando só a aqueles iniciantes que as vezes se confundem um InputStream(Fluxo de Entrada) recebe os dados para serem tratados na aplicação(ou só serem mostrados isso vai da aplicação) e um OutputStream(Fluxo de Saída) irá enviar os dados de uma determinada aplicação a outra.
O modo de Stream com JME funciona muito bem com conexões via Socket, sendo que com HttpConnection vc tbm pode os utilizar porém deve fazer algumas coisas mais… já que o fluxo será enviado via mensagens de requisição e o fluxo de entrada será pego na resposta.
Bem eu aconselho vc estudar o javaDoc da CLDC e da MIDP e encontrar as diversas interfaces de Stream. Além disso vc pode tbm estudar o JavaDoc da JSE cujo o qual tem muito coisa sobre fluxos.

http://www.javanoroeste.com.br/artigos/socketJ2ME.pdf

Depois vou ver se monto um exemplo de dois campos que serão enviados a um servlet e retornar algum valor qualquer…

Boa sorte e boa diversão :smiley: !

Java Noreste é aqui pertinho kkk a Hayase é membra se não me engano. Mas tipo nesse caso tem apenas acesso via Socket, sem acesso a Http via Servlet, eu mandei um exemplo pra Hayase muito bom sobre issae, que é uma demonstração de minha iniciação ciêntífica, funciona certinho. Se a galera quiser que eu poste outro exemplo tbm é só pedir se eu tiver um tempinho eu posto ai.
Até mais pessoal continuem estudando Java!