J2ME- ganhando dinheiro com programação de jogos p/ celula

Pessoal, estou abrindo uma discussão sobre as boas possibilidades de renda na programação de jogos para celulares, incluindo a parte técnica, meios de desenvolvimento, distribuição, divulgação, parcerias, etc. e gostaria da participação de todos os interessados pois serão vocês irão desenvolver essa discursão. O que estamos vendo hoje é um crescente mercado na venda de aparelhos celulares com processamento, gráficos e sons cada vez melhores. Os jogos para celulares estão se tornando a cada dia mais populares e podemos até dizer que dentro de pouco tempo essa atividade se tornará uma febre, se é que já não se tornou. Muitas produtoras famosas conhecidas mundialmentel não acreditavam muito nesse mercado e deixavam esse “serviço” para as pequenas produtoras de fundo de quintal, mas hoje, boa parte delas já pensam o contrário e também estão entrando nesse mercado diante do estimulo das altas $$$ cifras $$$ que circulam na internet só com a venda de jogos que custam em média R$2,00 a R$8,00 baixados por downloads aos milhares por dia. Hoje em dia existe até mesmo sites específicos que trabalham com parcerias com você e que hospedam para download ou mesmo compram em definitivos códigos de jogos feitos em JAVA (J2ME) como é o caso da empresa [color=“red”]Anfy Mobile[/color]: http://www.anfymobile.com/ e o código fonte do jogo nem precisa estar muito enxuto e nem mesmo testado com vários celulares pois o trabalho braçal eles mesmo fazem (citei essa empresa mas existe muitas outras). A única coisa que realmente é nenecessária(e brasileiro tem de sobra) é a criatividade, muita criatividade misturada com boa dose de bom senso pois os jogos de celulares tem em média 60kb e portanto, gráficos e sons exacerbados são definitivamente inviáveis pra não dizer impossíveis. Achou isso ruim? Pois eu como simples programador acho ótimo e vou explicar porque. O mercado de jogos para computadores e consoles de video games convencionais hoje em dias são disputados, principalmente, pela qualidade e quantidade de gráficos e sons que processados, criam uma explosão multimidia. Só que para conseguir essa proeza, as grandes produtoras investem milhões de dólares contratando centenas de profissionais e consequentemente, ganhando todo o mercado pois dificilmente uma pequena produtora vai conseguir produzir um produto competitivo diante de um baixo orçamento(Salvo a [color=“red”]Jax in Box do Brasil[/color], digo mais sobre ela no final). Bom, já no caso de jogos para celulares essa situação muda completamente pois um único programador pode em questões de poucos meses ou até mesmo semanas, programar seu próprio jogo com alguns poucos gráficos e sons e colocar a venda no mercado pois os jogos de celulares devem ser muito simples devido a natureza dos aparelhos, E ISSO É ÓTIMO!!!. É bom que as pessoas entendam que os jogos para celulares não vieram para competir e muito menos para tirar o mercado dos consoles próprios para esse fim, lógico que não. Trata-se apenas de mais uma opção de hobby tranqüilo que poderemos ter quando estivermos em lugares apropriados como é o caso de um intervalo escolar, durante o trajeto de uma viagem, na fila do banco, no trono do banheiro…ups… etc. Portanto a criação dessa modalidade de jogo por uma pequenina equipe ou até mesmo uma única pessoa é perfeitamente possível, desde que o jogo seja divertido, criativo e inteligente no aproveitamento da pequena quantidade de sons, músicas e gráficos, estes últimos poderão de forma engenhosa se combinar repetitivamente para formar uma imagem maior e uma cena mais rica, ou coisa do tipo. Se você se interessa pelo assunto, começe desde já a bolar seu jogo, simples idéias torna-se grandes obras. Só pra citar um exemplo, já temos uma equipe de brasileirinhos que produziram o Jogo [color=“green”]Sea Hunter[/color] para celular e ganharam o concurso [color=“red”]Asia Java Mobile Challenge[/color] onde diversos paises participaram, veja maiores detalhes aqui:
http://notitia.cin.ufpe.br/servlets/newstorm.notitia.apresentacao.ServletDeSecaoParaImpressao?codigoDaSecao=31&codigoDaNoticia=2341&dataDoJornal=atual
Também temos outras boas iniciativas brasileiras como é o caso do protótipo do jogo [color=“green”]FoihPenalty[/color] que não poderia deixar de ser mencionado devido ao FeedBack e incentivo por parte dos criadores(Jujo e Clovis) que tiram dúvidas e respondem as perguntas relacionadas ao do jogo. Além do jogo, os autores também disponibilizaram aqui mesmo no site, apostilas e tutoriais JAVA e J2ME muito úteis para iniciantes e usuários da área. Veja aqui:
http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Content&pa=list_pages_categories&cid=16
Bom, se voce conseguiu ler o texto até aqui, então não custa participar da enquete, logo abaixo, relacionada ao assunto. E lembre-se, caso você crie um bom jogo de celular, não deixe de me avisar e passar o link. Eu também já estou providenciando meu jogo. Na verdade já tenho jogos prontos feitos em C e Assembler durante minha época de facudade e agora penso em passo para J2ME com algumas adaptações e com certeza uma sofrida simplificação e só depois a compressão dos gráficos. Para fazer os jogos também aproveitei minha experiência em modelagem virtual e desenhos de HQs mas posso te afirmar com absoluta certeza que o que conta mesmo é a genialidade e simplicidade do jogo que nem precisa ter lá seus magníficos gráficos. Durante minha experiência de compressão de imagens acho que na maioria dos casos os arquivos GIF com redução por fusão de cores para 32, 16 ou 8… tonalidades trás ótimos resultados de compressão com imagens e sprites, e comprimem muito mais que arquivos PNG mas existe uma perda de cores devido a aproximação de tonalidade, mas é imperceptível dependendo da compressão, lembrando que a compressão é só nas cores pois não ocorre deformações e borrões na imagem como os arquivos JPG. Atualmente estou usando o programa [color=“green”]Ulead GIF Animator[/color], veja se consegue fazer o download aqui: http://www.download.com/3000-2186-5422267.html lembrando que versões anteriores também atendem o propósito muito bem E existe programas similares totalmente free.
Ha… me lembro que prometi a falar sobre a empresa [color=“red”]Jax in the Box Computing [/color](hoje se chama [color=“red”]South Logic [/color] http://www.southlogic.com ), mas não quero me extender muito no assunto não para não sair do escopo desse assunto pois essa empresa nada tem a ver com jogos de celulares. O grupo dessa empresa começou, com apenas 3 ou 4 membros reunidos na faculdade e desenvolveu um excelente e inovador jogo de platarforma 2d para computador chamado [color=“green”]Guimo[/color]* com altas doses de AI. Posteriormente, com alguma dificuldade e pouco incetivo desenvolveu um projeto 3D mais audaciososo que é o jogo [color=“green”]Aquarius[/color] e finalmente, depois de inumeras e tentativas e muita paciência, conseguiu firmar contrato com a [color=“red”]Atari[/color] com o lançamento de novos Jogos para serem distribuidos no mundo inteiro.
*O Jogo [color=“green”]Guimo[/color] possui uma ação realmente inacreditável e grande quantidade de técnicas de AI. Posso garantir que voce nunca viu nada igual em termos de jogos 2D pois além da ótima jogabilidade, graficos e sons, os monstros são realmente inteligentes e mostram isso logo no inicio do jogo, é muito divertido e ganha de qualquer jogo extrangeiro. A ação do jogo é surpreendente e os inimigos são muito competitivos. Nada a ver com o previsível e monótono bate e volta dos monstros encontrados nos demais jogos da categoria. Se você gosta mesmo de jogos 2D de ação do estilo plataforma Shoot ´em Up esse jogo com certeza será sua melhor descoberta pois ele não foi muito divulgado por falta de dinheiro. Tente um download mais recente no site da FilePlanet ou procure por “Guimo” no Google. O único probleminha dele é que o Time Messure dele não é muito eficiente em computadores rápidos e o jogo pode ficar muito acelerado, mas vele a pena tentar, talves já resolveram isso.[quote][/quote]

Oi

grismim, meu Deus, que post é esse hein… hehehe

eu não li o posto todo não que to com sono, mas eu acho que J2ME é o futuro da coisa toda, vai bombar sim, mas daqui a alguns anos.

T+

Fala!

Cara!
Os jogos da anfyMobile sao muito sinistros!!!

Acho que o potencial dos desenvolvedores brasileiros eh enorme!!!

Estou estudando J2ME, pois quero entrar nesse mercado tb!
Ainda estou engatinhando em J2ME, mas estou caindo dentro que nem um louco para aprender :smiley:

Espero, em breve, estar desenvolvendo programas e jogos para celular.

Vamos mostrar pros gringos que nos tb sabemos brincar serio!! :smiley:

[ ]'s
Icarus

Cara,
eu acho que não só jogos, como também aplicações comerciais irão delanchar com tudo nos proximos anos para aparelhos móveis, principalmente celulares e PDA´s.

Os jogos em J2ME tem uma filosofia de que jogando uma moeda pra cima caem outras milhares, não sei se ja viram um video da Sun que fala isso,ou seja, vc faz um jogo mesmo qeu seja simples e vende ele a um preço pequeno por downloads e tal, e por ele ser barato haverão milhares de downloads e tal. Eu ouvi dizer que um dos jogos mais vendidos no japão é… sabem aquela brincadeira que vc fica com a mao na mesa e tenta acertar a faca entre os dedos?! pois é, um jogo desse genero, simplesinho, não precisa ser nenhum jogo como os de PC´s pq não tem nem como, mas a idéia é de serem simples mesmo, pq não tem como competir com os jogos de desktop… Com, isso traz também a idéia de que qualquer um pode fazer um jogo e ganhar muito com isso não precisa ser um jogo perfeito, como esses citados que são feitos por uma equipe muito boa, e de vários programadores.

conseguem ver esse horizonte?!?! é uma área bem legal para se trabalhar, e se desenvolver, é claro que vc tem qeu sair um pouco do paradigma de programação atual, e pensar um pouco diferente, mas nada muito complicado =)

bom, acho que ja falei demais, mas a idéia eh essa… acho que a área tem muito muito futuro =)

Abraços pessoal, deixem suas opiniões aqui.

Abraços!

Oi moçada!

Quem nunca quis desenvolver aplicações para celulares?!?!
Há pouco tempo descobri a magnitude dessa idéia.
Acho o mercado de jogos para dispositivos móveis
realmente motivante por todos os pontos apresentados
por grismim.

Mas vejo J2ME focado em aplicações comerciais,
como no mercado de Controle e Automação.

Isso instiga!!!

Abraços

Pessoal,

Também acredito que J2ME tem um grande mercado a ser explorado.

Tanto na área de aplicações corporativas, como soluções de crm, automação de força de vendas, etc, quanto na área de jogos.

Particularmente na área de jogos, existe um apoio muito grande com relação às grandes empresas do setor, como Nokia, Motorola. A Nokia por exemplo, tem um forum no qual, se seu jogo for interessante, ela te ajuda a distribuir se jogo para grandes empresas do mercado.

Baseado nestas oportunidades tbm tenho dedicado parte do meu tempo aos estudos de J2ME, estou me arriscando tbm a desenvolver um joguinho bem simples (qdo terminar eu posto aki)…

Mas é isso, acho q o mercado está em plena expansão, e cabe a nós aproveitarmos esta oportunidade.

[]'s

Com certeza o J2ME vai ferver daqui a pouco tempo. Vários fatores me levam a crer nisso.
Acredito que tanto as aplicações de diversão e as aplicações comerciais terão seu espaço.
Estou realmente disposto a “arriscar” me empenhando ao máximo nessa plataforma.

PessoALL, dúvidas:

Como fazer para transferir os jogos para o Motorola V600, V300 ?

Eu tenho o cabo usb, transfiro fotos, etc, tenho os programas, o kit, mas…

Não consigo transferir os games para o celular. Num programa, depois de
tudo certo (pelo cabo usb) o soft muda para conexão serial e… não consigo instalar…

Alguém tem a(s) fórmula(s) mágica(s) ?

Valeu turma.