J2ME não estaria marcado para a morte?

Pelo que eu já vi até hoje, o J2ME é massivamente usado em celulares e PDAs. É quase inexistente outros tipos de aparelhos que o utilizam. Quando eu comprei meu primeiro computador, era um Pentium 166MHz com 16MB de RAM e 1MB de video, hoje em dia qualquer Palm bate esse meu primeiro computador que eu já usei java nele, e é leeeeeeento, se andasse mais devegar o código não seria compilado e sim descompilado 8)
Eu me arrisco a dizer que em algum tempo os celulares terão a capacidade dos computadores de hoje com um Pentium 4 e 512MB de Ram, podendo muito bem rodar o J2SE.
Qual a opinião de vocês???

Em teoria, sim, a capacidade de processamento vai chegar ao que temos hoje em desktops, mas tem um probleminha: e a UI? Numa tela de celular simplesmente nao cabem 3 milhoes de pixels (2048x1536), e nao da pra enfiar um teclado de 104 teclas querty, a menos que voce queira carregar um trambolho enorme no bolso. Entao, apesar da evolucao do hardware, a J2ME tem espaco garantido.

Sendo mais específico, eu digo sobre incluir todas aquelas classes do J2SE, mais Java 3D e o iscambáu. Não faz sentido deixar de fora tantas funcionalidades onde o único obstáculo era hardware.

Tb nao acredito q J2ME irah acabar nao.
Enquanto a tecnologia dos celulares forem avançando o j2me tb irah fazer suas atualizaçoes para adaptar a tal avanço. Porque mesmo q os celulares fiquem potentes como foi dito, precisarah de uma padronizaçao justamente pelas caracteristicas ja ditas desses dispositivos moveis.

J2ME ainda tem muito chão pela frente :smiley:
Muitos avanços interessantes estão sendo feitos. Foi mencionado Java 3D. Já há algo em desenvolvimento para a disponibilização de gráficos 3d com J2ME. Dê uma olha na JSR 184: http://www.jcp.org/en/jsr/detail?id=184

É claro que a tendência é que J2ME fique cada vez mais próximo de J2SE, mas acho isso muito bom! Afinal, não temos que aprender tudo denovo! :smiley:

Eu discordo. Acho que J2ME está marcado para morrer em celulares e PDAs. Daqui a pouco, instalar um J2SE vai acabar sendo algo bem trivial de se fazer nestes aparelhos. Sobre as UIs, é tudo questão de se fazer uma reengenharia no JFC e tentar adaptar uns renderizadores. Mas acho que J2ME vai sobreviver em nichos mais específicos, como camisetas, por exemplo! :slight_smile:

Veja que a evolução do hardware dos compactos não acompanha a dos PCs!!!

Eu começei com 1 486 40Mhz, 8m de ram e 200m de disco. Um N-Gage sai de fábrica com cpu de 108Mhz, 2.4m de ram e 4m de armazenamento, fora isso eu tinha 1 modem 28.800, o N-Gage tem bluetooth e GPRS de ate 54kbps.

Ou seja, devemos chegar em celulares de 1Ghz antes de termos 1giga de armazenamento ou 32m de ram, isso quer dizer que é mais provavel termos reconhecimento de voz que um teclado querty.

Pode ser. Mas isso ia acabar tornando o JFC ainda mais monstruoso (em quantidade de classes e complexidade). Um dos pontos fracos do J2SE é a enorme quantidade de classes, muitas muito pouco usadas e/ou depreciadas. Por mais memória que um device tenha, vai demorar bastante para ser realmente possível colocar toda essa monstruosidade nele.

Por isso, ainda acredito que J2ME continue firme e forte por diversos anos. Nem que seja como um ‘sub-set’ mais direto de J2SE.

Bom… o PersonalJava, que faz parte do J2ME (e que é muito mais antigo que qualquer outra implementação para mobile) não é muito diferente da versão 1 do J2SE. Ok, naquela época era só AWT, ainda não tinha Swing, mas acho que a questão não é limitação de hardware. É apenas “o Java certo para a coisa certa”.
Eu sei que muita gente da comunidade Java tem mania de querer usar Java para tudo e esquece que às vezes o ideal é pensar na linguagem certa para a aplicação certa. Mas a Sun (ou JCP) sabe disso, e tenta pelo menos segmentar as coisas para tentar ter uma solução ótima para um maior número de casos.

E, enquanto isso, a VM de Python pra Series 60 vai sendo feita pela Nokia… yummm :wink:

Eu estava falando com o meu chefe ontem justamente sobre isto.
Acho que tem momentos e momentos.
Existem momentos onde vc não tem tempo para aplicar as melhores práticas e design patterns e existe outros que sim.

Quanto a J2ME, o profile MID de longe é o que fez mais sucesso no mundo e acredito que só tem a evoluir, mas não vai deixar de existir.

acabar nao irá, apenas vai evoluir, assim como o java evoluiu e aumentou mais de 10 vezes depois de sua primeira versão.