Idéias boas para aplicativos realmente úteis eu sei que há aos montes !!!
O problema é cliente disposto e capaz de usá-las.
Se eu falar para vc agora: “Acabei de desenvolver uma aplicação killer em J2ME para os médicos utilizarem em seus celulares !”
Quantos médicos tem celulares com Java ?
Quantos médicos vão conseguir instalar o programa em seus celulares ?
Quantos médicos vão ter o seu celular configurado corretamente para usar o HTTPConnection ??? (A configuração padrão da OI não funciona!!!)
Quantos médicos vão ter a paciência de aprender a mexer com esse programa ???
Quantos médicos estão dispostos a pagar os custos extras com o GPRS para usar o seu programa ???
Os médicos fazem realmente questão de consultar a sua base de clientes no caminho para o consultório ???
O que me deixou encucado com J2ME é que eu li uma reportagem interessante, acho que na JavaMagazine sobre J2ME PUSH, ou seja, um Midlet que fica adormecido no seu celuar e de repente e despertado por um SMS ou coisa parecida. O autor do artigo, muito bom por sinal, explicava tudos nos mínimos detalhes de como fazer um HelloMidletPush.java. Só que no final ele fala que isso é MIDP2.0.
Quantos celulares com MIDP2.0 há no mercado hoje ???
Quantos médicos possuem celulares com MIDP2.0 ???
Alguém já testou PUSH nas redes brasileiras ???
Outro dia conversei com o Paulo Silveira que me disse, muito decepcionado, que os Sockets do MIDP2.0 não funcionam nas redes brasileiras.
Tomara que eu esteja errado e que existam grandes oportunidades com J2ME por aí, mas até agora tudo me parece um grande HYPE sem qualquer resultado na prática, como o WAP, como o EJB. Todo mundo quer aprender porque muito se houve falar por aí, mas como em EJB, em apenas 10% dos casos a coisa se mostra viável.
As pessoas não vão acordar um belo dia e sair usando J2ME nos seus celulares…