J2ME no Brasil já vale a pena?

As pessoas falam muito de J2ME, da mesma forma que falavam muito de EJB há pouco tempo atrás.

Tenho um celular que suporta Java (MIDP1.0), mas nunca rodei nenhum programa útil nele. Quando comprei fiz uns programinhas para me divertir e o mais difícil foi conseguir instalar os programas no celular e fazer o HTTPConnection funcionar. Tive que falar com uma pessoa de dentro da OI da área de informática para ele me dar a dica de como configurar o GPRS para que a coisa funcionasse.

Então fica a pergunta:

• Já é viável J2ME no Brasil ???

• Há massa crítica de celulares e uma facilidade mínima para que algúem instale e use um programa J2ME no Brasil ???

• Vcs acham que isso vai pegar mesmo ??? Quando ???

• Alguém poderia me indicar algum exemplo de um programinha legal em J2ME para eu colocar no meu celular ???

Eu li uma matéria na “Java magazine”, edição 15, que fala sobre uma implementação de sucesso utilizando J2ME. A matéria fala sobre uma aplicação que permite acompanhar orderns de serviço por celular e palms. Esse projeto foi desenvolvido por uma empresa de Porto Alegre - RS.

Tem tb um caso de uns alunos de uma universidade no sul do país que fizeram uns jogos para celular (fizeram por fazer, sem compromisso, foi só para aprender…) e uma empresa de dispositivos móveis pagou R$0,50 centavos por jogo inserido em seus celulares.

Não podemos esquecer que tb já temos previsão de tempo para dispositivos móveis (celular, palms…).

Seria ótimo um médico poder consultar os clientes que precisa atender naquele dia durante a sua ida para o consultório, seja no seu carro ou senão durante uma ponte aérea, através de um celular ou palm. Com isso ele poderia se organizar antes de entrar no consultório (produtividade).

Uma vez pensei em desenvolver um “programinha” para uma calculadora (utilizando linguagem própria da calculadora) para me ajudar em minhas provas… rs acabei não fazendo por que não tinha tempo. Acho isso interessante, e bem útil.

Uma outra idéia foi desenvolver um outro “programinha” que me ajudasse a resolver os calculos de uma corrida (enduro ou corrida de precisão). Essas corridas são regulamentadas e vc precisa correr a determinada velocidade, determinada distância, enfim dados que muitas vezes vc tem que descobrir na hora da corrida.

Enfim, basta ter uma boa idéia que alguém sempre compra.

Acredito que temos que pensar em desenvolver aplicações comerciais que tb possam ser aplicadas para dispositivos móveis. Não sou um expert no assunto, mas acho que está faltando isso.

Dica: na revista “Java magazine” edição 4, existe uma matéria que fala sobre o mercado J2ME. Apesar de ser uma matéria antiga, se não me engano, de 2003, tenho certeza que ela pode responder melhor essas dúvidas.

Olá

A Datasul mostrou no último JustJava uma aplicação J2ME muito interesante que roda em vários handhelds diferentes. Eles resolveram diversos problemas interesantes como diferença de vies nos vários equipamentos e replicação/sincronização de dados. Já está pronta em operação.

[]s
Luca

Idéias boas para aplicativos realmente úteis eu sei que há aos montes !!!

O problema é cliente disposto e capaz de usá-las.

Se eu falar para vc agora: “Acabei de desenvolver uma aplicação killer em J2ME para os médicos utilizarem em seus celulares !”

Quantos médicos tem celulares com Java ?

Quantos médicos vão conseguir instalar o programa em seus celulares ?

Quantos médicos vão ter o seu celular configurado corretamente para usar o HTTPConnection ??? (A configuração padrão da OI não funciona!!!)

Quantos médicos vão ter a paciência de aprender a mexer com esse programa ???

Quantos médicos estão dispostos a pagar os custos extras com o GPRS para usar o seu programa ???

Os médicos fazem realmente questão de consultar a sua base de clientes no caminho para o consultório ???

O que me deixou encucado com J2ME é que eu li uma reportagem interessante, acho que na JavaMagazine sobre J2ME PUSH, ou seja, um Midlet que fica adormecido no seu celuar e de repente e despertado por um SMS ou coisa parecida. O autor do artigo, muito bom por sinal, explicava tudos nos mínimos detalhes de como fazer um HelloMidletPush.java. Só que no final ele fala que isso é MIDP2.0.

Quantos celulares com MIDP2.0 há no mercado hoje ???

Quantos médicos possuem celulares com MIDP2.0 ???

Alguém já testou PUSH nas redes brasileiras ???

Outro dia conversei com o Paulo Silveira que me disse, muito decepcionado, que os Sockets do MIDP2.0 não funcionam nas redes brasileiras.

Tomara que eu esteja errado e que existam grandes oportunidades com J2ME por aí, mas até agora tudo me parece um grande HYPE sem qualquer resultado na prática, como o WAP, como o EJB. Todo mundo quer aprender porque muito se houve falar por aí, mas como em EJB, em apenas 10% dos casos a coisa se mostra viável.

As pessoas não vão acordar um belo dia e sair usando J2ME nos seus celulares…

Olá

E porque ficaríamos restritos aos celulares?

Veja o Globo de ontem:
As maquininhas que só faltavam falar estão cada vez mais próximas

Números mostram que handhelds caíram definitivamente no gosto da gente

Link: http://oglobo.globo.com/jornal/suplementos/informaticaetc/147145638.asp

E sobre medicina veja: http://www.handheldmed.com/

[]s
Luca

Tem razão, quando falamos dos palms o mercado é outro.

Agora deixa eu ser chato pela última vez. :smiley:

Há uns 8 meses atrás comprei um Palm Zire 71 e falei para mim mesmo todo empolgado:

“Vou fazer programinhas em Java pra ele!”

E o que eu descobri: (não sei se isso já melhorou)

Que qualquer programa sério para o Palm não é feito em Java mas sim em C, e que a GUI do J2ME para o Palm é tosca, péssima mesmo.

O SuperWaba está aí graças a precariedade da implementação do J2ME para os palms.

O superwaba é muito bom, mas ele apanhou um pouco quando houve a mudança de processador nos palms. Tinha que instalar um monte de coisas, etc e tal. Vou ver como está a coisa agora. Com certeza já deve estar bem melhor.

Há milhões de programinhas ótimos para o PALM feitos em C.

Na época que eu comprei o meu palm, estava muito difícil para o Java competir nessa área.

Há uns 4 meses atrás vendi o meu Palm Zire e comprei um celular legal com suporte a Java. Só uso a agenda telefônica dele… que não é feita em Java…

:stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

[quote=saoj]Idéias boas para aplicativos realmente úteis eu sei que há aos montes !!!

O problema é cliente disposto e capaz de usá-las.

Se eu falar para vc agora: “Acabei de desenvolver uma aplicação killer em J2ME para os médicos utilizarem em seus celulares !”

Quantos médicos tem celulares com Java ?

Quantos médicos vão conseguir instalar o programa em seus celulares ?

Quantos médicos vão ter o seu celular configurado corretamente para usar o HTTPConnection ??? (A configuração padrão da OI não funciona!!!)

…[/quote]

Vende o celular junto com o programa, seria a solução completa. Não se pode deixar que as restrição impeçam a evolução do mercado.
Idéias boas para aplicativos realmente úteis há aos montes e precisam ser implementadas por alguém…

Esse parece ser um bom caminho. Se a aplicação é útil para a organização, porque ela não compraria os dispositivos? No exemplo das ordens de serviço citado acima, a empresa provavelmente teve que investir em dispositivos. O importante é o retorno do investimento :slight_smile:

Então tenha boas idéias e convença seu público alvo a investir :wink:

Só uma informação interessante… Todos os celulares nokia dessa nova geração são midp 2.0

Eu acho que J2ME e BREW valem muito apena!!! Trabalho com BREW e posso garantir que a area esta crescendo muito aqui no Brasil.

qndo GUIs Swing poderão ser usadas em celulares?

Quando o seu celular vier com um mouse…
Estou brincando, mas mesmo para Palms e PocketPCs, onde a tela é maior que nos celulares, normalmente a filosofia de GUIs e aplicativos é um pouco diferente da de desktops. Então se o Swing tivesse de ser adaptado para Palms e PocketPCs (ou mesmo para celulares) na verdade só teríamos compatibilidade no ‘nome’ (não chega a ser como o JavaCard, onde de Java quase que só tem o nome…)