J2ME ou J2EE: o que seguir?

Olá pessoal do GUJ.

Venho acompanhando as ofertas de emprego dos sites e eles apresentam muitas vagas para J2EE, mas muito poucas para J2ME.
Comprei o Core Java J2ME e achei J2ME muito bacana, mas não sei para qual plataforma seguir, pelo menos por enquanto. As vagas para J2EE ainda são muitas (felizmente), mas gostaria de programar em J2ME.

Sem querer gerar uma discussão muito acirrada, mas será que hoje vale a pena investir em J2ME? É claro que a pessoa que souber os 2 estará muito bem no mercado. Gostaria de programar em J2ME, mas…

Ah, programo em J2SE há quase 1 ano e meio.

Valeu !

Me parece que J2ME tem um futuro promissor, mas no Brasil é muito fraco ainda, diferente da Europa por exemplo.

Hoje não da para comparar a quantidade de empregos J2EE e J2ME, mas acredito que no futuro o J2ME irá crescre muito.

Voce nao vai muito pra frente em J2ME sem conhecer J2SE e J2EE, entao aprenda os 3, e foque em um ou dois.

Então cv, para se programar em J2ME deve - se ter algum conhecimento de J2EE?
Puxa, por essa eu não esperava…hehehe.
Mas blz, vou fazer o que vc falou :wink:

[quote=Rodrigo Vieira Pinto]Então cv, para se programar em J2ME deve - se ter algum conhecimento de J2EE?
Puxa, por essa eu não esperava…hehehe.
Mas blz, vou fazer o que vc falou :wink: [/quote]
Acho que não precisa, mas conhecendo J2EE tu vai poder fazer coisas fantasticas em J2ME :slight_smile:

Olá Rodrigo!

Olha só!
O J2ME hoje no Brasil ainda está crescendo, mas logo as oportunidades serão quentes, e será tão disputado quanto vagas j2ee. No entanto, isso ainda é uma aposta.
Mas considere o seguinte. Repare que serão desenvolvidos muitos sistemas para dispositivos móveis utilizando j2me, que por sua vez se comunicarão com um sistema corporativo… considerando que o sistema corporativo em geral pode ter sido desenvolvido em J2EE, dot NET, COBOL, ABAP e etc…

Se vocÊ gosta de J2ME e quer seguir em frente nesta tecnologia, então comece a estudar J2ME e faça bom proveito do Core J2ME. Mas também aprenda e mantenha-se informado sobre tecnologias como Web Services, XML e de pouco em pouco vá aprendendo JSP, Servlet, JNDI… ou seja, não deixe de lado o J2EE de maneira alguma!

Eu daqui alguns meses farei um escolha bastante parecida com a sua, e assim como você já andei pesquisando! Não vou partir exatamente para J2ME, mas vou partir para tecnologias J2EE que possibilitarão que um aplicativo móvel se comunique com um sistema legado!!!

Boa Sorte Rodrigo!
Thiago Senna

Valeu galera!!! :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:
Se quiserem continuar postando as suas opiniões aqui fiquem a vontade, acho que não é só eu que pode ter essa dúvida.

Pessoal, para vcs dizem que não existem vagas.

Eu estou procurando um profissional Java J2ME para São Paulo

AGÊNCIA INTERATIVA CONTRATA URGENTE PROGRAMADOR J2ME EM SP

Vaga: Programador J2ME - aplicativos para celulares
Empresa: Agência Fluida - www.fluida.com.br
São Paulo - SP
Salário : a combinar

A Fluida, agência interativa, localizada em SP, contrata com urgência profissional com conhecimento em desenvolvimento de aplicativos Java para celulares, utilizando os recursos mais portáveis e também mais avançados da J2ME.
É necessário ter experiência para desenvolver aplicativos com alta portabilidade e que funcionem em diferentes tipos de celulares. Ainda, capacidade de gerar layouts que sejam ajustáveis para diferentes resoluções e tipos de aparelhos. Interessados devem enviar currículos para o seguinte endereço: daniel@fluida.com.br

J2ME ou J2EE aqui você esta em comparação entre plataforma, bom a Oracle é a nova visão desse mercado, no que diz J2ME provavelmente tenha uma evolução com games em Flash e aplicações em JavaFX.

“Debate” interessante, se tiverem mais opiniões/depoimentos agradeço ae.

Vlw.

bem depende do seu objetivo, se quer algo bem de imediato JEE tem mais portas para vc, basta estudar alguns frameworks e escolher as oportunidades, agora JME como ja falaram ainda nao comecou andar aqui no Brasil, poderia estudar como hobby. Final de 2009 foi o ano do mobile, e vai crescer nos proximos anos tao rapido como foi o mundo WWW. É so uma questao de tempo e infra-estrutura, observe que as empresas de telefonias estao investindo pesado na area e sem falar q os precos de acesso a internet via celular estao caindo e isso tem contribuido para as plataforma mobile. Eu tb nao deixaria de arriscar em estudar o Android Google. O android marcou quase 27% de participacao em 2009 e sem falar que algo ainda beta, mas q tem ficado solido + solido a cada dia.

abracos,