j2sdkee1.3 - como funcionar JNDI?

Estou usando o j2sdkee1.3 da sun, instalado em duas máquinas diferentes na mesma rede. Quando faço o deploy de uma classe EJB nos dois servidores e através de um cliente web chamo um método deste (através do lookup) ele pode usar aleatoriamente qualquer um dos dois objetos criados nos dois container? Se isto não acontece por default, como devo proceder para que isto ocorra? Não está embutido por default a tecnologia JNDI?

Olá anibal,

Esse recurso não é inerente ao JNDI, que funciona somente como uma árvore de nomes, diretórios e objetos.
Esse recurso de “balanceamento” entre EJBs é chamada de load-balance, se estiver relativo a carga; e fail-over se tiver relação com alta disponibilidade. Como você falou você esta utilizando a Reference Implementation da Sun. Que inicialmente por ser um produto de referência não deve implementar essa feature por ser opcional e eletiva a cada J2EEApp Server. Ferramentas mais robustas como o JBoss e WebLogic possuem essa feature. Mas você poderia dar uma olhada na RI para ver se tem como habilitar essa feature. Eu não a conheço bem, pois como falei é somente um software de referencia sendo assim aconselho a utilização de uma App Server mais robusto como o JBoss, disponível em http://www.jboss.org

Espero que tenha ajudado.

Grato pela dica, migrei para o JBoss, mas até agora não conseguí o meu objetivo inicial.
Gostaria de realizar o seguinte:
-existem EJBs distribuidos em vários servidores de uma rede;
-estes EJBs são cópias uns dos outros;
-dado um cliente qualquer, este cliente deveria disparar remotamente todos os métodos “X” de cada um dos EJBs;

peguntas:
-o que devo utilizar?
-como configuro o JBoss 3.0 para que isto funcione?

muito obrigado pela colaboração e atenção dispensada.