Já nas Bancas - Edição 50 da revista MundoJ - Arquitetura Ágil

Parabéns Guerra! Os artigos referentes a arquitetura ágil ficaram muito bons.

… e eu que achava que, pelo fato de não utilizar somente UML em alguns dos meus projetos, mas apenas alguns desenhos misturados com a notação, estivesse fazendo algo errado. Viva a Arquitetura Cartoon! :smiley:

… caraca… esse sim sabe oque é um conteudo que DEVERIA conter em uma revista… kkkk
nao desmerecendo nada, se voce não curtiu o conteudo da revista… … …
mas se acha que vale a pena… muito simples continua pagando e lendo.

deram a idéia de comprar virtual, porque eu tenho a intenção de ter as revistas…
PORÉM… JA QUE VOCE NAO GOSTA… manda por sedex que eu compro de voce \o/
vlw

tenho bastante curiosidade quanto ao "Comparando persistência de dados com JPA ", não li o conteúdo ainda mas imagino quais testes seriam feitos (conheço pouco na parte de testes) mas tenho curiosidade sobre o tempo que leva para por exemplo inserir x registros em cada banco, consultar x registros, isso com poucas conexões tipo umas 10 e com várias tipo umas 500 conexões simultâneas, e tanto com hibernate quanto com toplink…

[quote=Rodrigo Vieira Pinto]
… e eu que achava que, pelo fato de não utilizar somente UML em alguns dos meus projetos, mas apenas alguns desenhos misturados com a notação, estivesse fazendo algo errado. Viva a Arquitetura Cartoon! :smiley: [/quote]

A arquitetura Cartoon é muito boa para criar um vocabulário comum entre a equipe e o cliente para se referir as soluções que estão sendo utilizadas. A capacidade de comunicação seve ser mais importante que formalidades! Se colocar desenhos te ajuda na comunicação das suas idéias, porque não coloca-los?

Nada contra a UML… Se vc quer utilizar, pode usar sem problemas! Apenas tenha em mente o objetivo do diagrama que está fazendo e fazer o melhor possível para cumprir aquele objetivo.

Está rolando uma discussão sobre esse tema nesse tópico: http://www.guj.com.br/java/259405-mj-50-como-voce-lida-com-arquitetura-no-projeto-agil-da-sua-empresa

Seria interessante que colocasse lá sua experiência!

Repitam o mantra comigo:

Não alimentem os trolls, não alimentem os trolls…

É mais um motivo pra se elogiar o trabalho do Eduardo Guerra. Além de se esforçar pra fazer um bom trabalho, transmitir conhecimento avançado (coisa que pouca gente faz. Conhecimento básico e intermediário tem aos montes por ai), ainda tem que aturar críticas desse tipo.

Só uma crítica à revista. Não exatamente a essa edição, mas às anteriores (já que nessa eu não achei): as matérias tinham alguns erros de português, além de coisas do tipo “Erro:Origem da referência não encontrada”.

Me lembro que quando escrevi um artigo para a revista, há um tempo atrás, eles foram bastante exigentes com isso, o que acho certíssimo. Será que o revisor relaxou ou foi trocado?

No mais, de novo, excelentes artigos. Dando mais ênfase a conceitos do que ferramentas.

Cancelei minha assinatura por achar que os artigos atualmente estavam muito superficiais. :wink:

[quote=Guerr@][quote=Rodrigo Vieira Pinto]
… e eu que achava que, pelo fato de não utilizar somente UML em alguns dos meus projetos, mas apenas alguns desenhos misturados com a notação, estivesse fazendo algo errado. Viva a Arquitetura Cartoon! :smiley: [/quote]

A arquitetura Cartoon é muito boa para criar um vocabulário comum entre a equipe e o cliente para se referir as soluções que estão sendo utilizadas. A capacidade de comunicação seve ser mais importante que formalidades! Se colocar desenhos te ajuda na comunicação das suas idéias, porque não coloca-los?

Nada contra a UML… Se vc quer utilizar, pode usar sem problemas! Apenas tenha em mente o objetivo do diagrama que está fazendo e fazer o melhor possível para cumprir aquele objetivo.

Está rolando uma discussão sobre esse tema nesse tópico: http://www.guj.com.br/java/259405-mj-50-como-voce-lida-com-arquitetura-no-projeto-agil-da-sua-empresa

Seria interessante que colocasse lá sua experiência![/quote]

Pois é Eduardo. Mas tem gente que prefere seguir formalismos (como documentos, que ninguém lê, ou diagramas, que não representam nada pois ou o modelo foi distorcido ou simplesmente esquecido em detrimento da tecnologia empregada) do que entregar alguma coisa de valor.

Tem uma frase que resume bem meu pensamento, e que está num artigo sobre DDD noutra edição da Mundo J:

“Codificar para códigos ou para clientes?”

Já dei uma olhada na discussão que você citou. Está muito boa, vou dar minha contribuição sim.

Infelizmente algumas coisas acabam passando… Porém saiba que alguns erros já foram detectados e estamos ficando atentos para eles não se repetirem. Como vc mesmo disse, nessa edição você não encontrou.

De resto, muito obrigado pelos elogios! Uma observação: quando vc diz conehcimento avançado não quer dizer que ele não seja acessível para desenvolvedores iniciantes. Por exemplo, o meu artigo sobre práticas para arquitetura ágil dessa edição, eu considero avançado, porém um desenvolvedor iniciante conseguiria absorver grande parte do seu conteúdo!

Olá Marcio!

Estamos sempre buscando fazer justamente o contrário! Poderia dizer de forma mais específica o que vc considera superficiais?

[]s

[quote=Guerr@][quote=Rodrigo Vieira Pinto]
Só uma crítica à revista. Não exatamente a essa edição, mas às anteriores (já que nessa eu não achei): as matérias tinham alguns erros de português, além de coisas do tipo “Erro:Origem da referência não encontrada”.
[/quote]

Infelizmente algumas coisas acabam passando… Porém saiba que alguns erros já foram detectados e estamos ficando atentos para eles não se repetirem. Como vc mesmo disse, nessa edição você não encontrou.

De resto, muito obrigado pelos elogios! Uma observação: quando vc diz conehcimento avançado não quer dizer que ele não seja acessível para desenvolvedores iniciantes. Por exemplo, o meu artigo sobre práticas para arquitetura ágil dessa edição, eu considero avançado, porém um desenvolvedor iniciante conseguiria absorver grande parte do seu conteúdo![/quote]

Com certeza. Da forma que você escreveu a leitura fica fácil e nem um pouco cansativa.

Se você considera a MundoJ superficial, nem quero dizer o que penso dos seus posts nas várias threads deste fórum

Caro blackforce, não tenho obrigação de ensinar nada a ninguém, alem domais na mundo j não há nada que eu não tenha lido em sites na internet.

Permita-me discordar de você nesse ponto! Temos sim muito conteúdo original! Sempre buscamos ter em nossos artigos algum diferencial como exemplos mais completos, parte conceitual mais aprofundada ou a integração de assuntos correlatos.

Faço um desafio para você: encontre na internet um material a respeito de Arquitetura Ágil similar ao que foi publicado nessa última edição. :wink:

Pessoal, acho que as vezes não sabemos dividir as coisas… quando se fala uma critica tem que haver uma base… por exemplo. Com a capa da 50ª edição, parece uma revista de design…
DAI me chega uma pessoa que male male entende de Design, depois de dar uma passada de olho nas páginas diz…
“Quem foi que aceitou isso aqui? lá ninguem conhece diagramação não??”
“Como assim diagramação?”
“Revista feia… tudo bagunçado… poderia ter umas coisinhas mais bonitinhas”
(dai segurei o riso)
“Mas, não é uma revista de design… tenho certeza que eles pensaram em levar para um lado mais… conceitual do que para um lado criativo… nós programadores não precisamos de desenhos para entender uma matéria mais pro lado cientifico” (hadouken).
Bom isso foi só um exemplo, acho que o pessoal esta distorcendo as coisas…

Faço um desafio para você: encontre na internet um material a respeito de Arquitetura Ágil similar ao que foi publicado nessa última edição. :wink: [/quote]

E aí Márcio? Já achou um material igualzinho na internet? Estamos esperando…

Vai morrer sentado, não tenho que provar nada a ninguém muito mesnos a vc (blackforce).

Pessoal, a Mundo J e o Guerra têm é muita coragem para abrir espaço em um grupo aberto e especializado como o do GUJ para ouvir sua comunidade.
Expectativas são diferentes, assim como o nível de experiência dos leitores. Sem dúvida algumas edições serão melhor aproveitadas do que outras. Essa generalização em algumas opniões precisa de bom senso.
Cada um que queira aprender e esteja interessado em evoluir, que atire sua crítica construtiva.

Ah Marcio… achamos que voce iria contribuir igual ao Guerr@. QUE DECEPÇÃO EIN…
bom pelo menos a revista foi la e desenvolveu um diferencial… creio que isso ja nao podemos falar mais nada… os conteudos sao sim muito bons… pelo menos eu acho. Gosto é gosto, mas ficar criticando é complicado, que seja critica construtiva…

estava pensando em criar tutoriais, e video aulas para Java e desenvolvimento Web, pelo pouco que sei…
Mas vejo que não é muito saudavel… se for fazer é melhor agradar todo mundo senao … … …

Gente vcs não tem vergonha de falar que a revista esta superficial???

O eduardo trouxe rotinas do dia a dia dele relacionado sobre arquitetura ágil… como implementar requisitos não-funcionais em uma arquitetura já definida…

Isso só pode ser uma brincadeira…