Já nas Bancas - Edição 50 da revista MundoJ - Arquitetura Ágil

Caros amigos do GUJ!

Seguem os destaques da última edição da revista MundoJ:

Adotando arquitetura ágil em seu processo de desenvolvimento de software
Como adotar, modelar e documentar a arquitetura, de maneira ágil, em seu processo de desenvolvimento de software.
Por Breno Barros

Práticas para lidar com arquitetura em ambientes ágeis
As principais práticas que são utilizadas para lidar com arquitetura em empresas que adotaram com sucesso o uso de métodos ágeis.
Por Eduardo Guerra

Gerenciando a cobertura de testes em um sistema
Como avaliar se todo o seu código está sendo verificado pelos seus testes. A resposta é: maximizando a cobertura de seu código pelos seus testes.
Por Ricardo Linden

Visualização gráfica de grafos com a API JUNG
Aprenda como usar a API JUNG para visualizar conjuntos de dados representados como grafos
Por Rafael Santos e André Grégio

Comparando persistência de dados com JPA
TopLink e Hibernate testados em diferentes bancos de dados e sistemas operacionais.
Por Sylvio Barbon Junior e Marcos Pedro Gomes da Silva

Profiles no Spring 3.1
Melhore o controle de suas aplicações usando os profiles do Spring 3.1.
Por Fernando Boaglio

Qualidade sob medida com o PMD e o Eclipse
De uma forma simples e sem muito esforço, crie suas próprias regras para validação de código Java.
Por Nicolas Gentille

Tópicos mais quentes do GUJ.com.br
O que apareceu, foi notícia e gerou discussão no fórum do GUJ durante setembro e outubro de 2011.

Tendências em foco: Conhecendo o Hadoop
Uma das maiores invenções de data management desde o modelo relacional.
Por Cesar Taurion.

Por favor, comentem pois a opinião de vocês é muito importante para nós!

Pessoalmente fiquei contente de conseguir unir um bom material a respeito de como lidar com arquitetura de software em metodologias ágeis. Espero que gostem e aprendam bastante!

Saudações!

Minha revista chegou ontem… O conteúdo está bem interessante… Parabéns =D

[quote=Guerr@]Caros amigos do GUJ!

Seguem os destaques da última edição da revista MundoJ:

Adotando arquitetura ágil em seu processo de desenvolvimento de software
Como adotar, modelar e documentar a arquitetura, de maneira ágil, em seu processo de desenvolvimento de software.
Por Breno Barros

Práticas para lidar com arquitetura em ambientes ágeis
As principais práticas que são utilizadas para lidar com arquitetura em empresas que adotaram com sucesso o uso de métodos ágeis.
Por Eduardo Guerra

Gerenciando a cobertura de testes em um sistema
Como avaliar se todo o seu código está sendo verificado pelos seus testes. A resposta é: maximizando a cobertura de seu código pelos seus testes.
Por Ricardo Linden

Visualização gráfica de grafos com a API JUNG
Aprenda como usar a API JUNG para visualizar conjuntos de dados representados como grafos
Por Rafael Santos e André Grégio

Comparando persistência de dados com JPA
TopLink e Hibernate testados em diferentes bancos de dados e sistemas operacionais.
Por Sylvio Barbon Junior e Marcos Pedro Gomes da Silva

Profiles no Spring 3.1
Melhore o controle de suas aplicações usando os profiles do Spring 3.1.
Por Fernando Boaglio

Qualidade sob medida com o PMD e o Eclipse
De uma forma simples e sem muito esforço, crie suas próprias regras para validação de código Java.
Por Nicolas Gentille

Tópicos mais quentes do GUJ.com.br
O que apareceu, foi notícia e gerou discussão no fórum do GUJ durante setembro e outubro de 2011.

Tendências em foco: Conhecendo o Hadoop
Uma das maiores invenções de data management desde o modelo relacional.
Por Cesar Taurion.

Por favor, comentem pois a opinião de vocês é muito importante para nós!

Pessoalmente fiquei contente de conseguir unir um bom material a respeito de como lidar com arquitetura de software em metodologias ágeis. Espero que gostem e aprendam bastante!

Saudações!

[/quote]
Legal.

Também gostei do conteúdo abordado nessa edição.

naum gostei muito porque aborda d+ metodologia ágil, exagerarão na minha opinião…

Me permita discordar um pouco com você… As assuntos são sim relacionados com desenvolvimento ágil, porém alguns deles apresentam um conteúdo bem técnico. O artigo “Práticas para lidar com arquitetura em ambientes ágeis” trás conteúdo sobre design de arquitetura e design de testes. O artigo “Gerenciando a cobertura de testes em um sistema” fala sobre o uso da ferramenta Emma para controlar a cobertura. Isso sem falar sobre os outros artigos que abordam questões relacionadas a JPA, Spring e etc…

Não sei se essa opinião foi baseada apenas nos nomes dos artigos, ou se você realmente teve chance de olhar os artigos. Caso não tenha olhado, sugiro pegar para ler essa edição pois sei que não irá se arrepender!

Não sei se essa opinião foi baseada apenas nos nomes dos artigos, ou se você realmente teve chance de olhar os artigos. [/quote]
Tive chance sim, pois sou assinante e estou sentindo “falta” de assunto variados e as coisas estão sendo focadas em um só tema…

Então, por favor, envie as sugestões sobre os artigos que está sentindo falta! :slight_smile:

ok, entaum gostaria de algo bem completo na próxima edição sobre Spring/Spring Security, pois axo mais salutar do q metodologia ágil…

Não é bem assim que funciona! Tipo: “eu quero um artigo do tema X para a próxima edição”. Precisamos de encontrar alguém com conhecimento para escrever um artigo de qualidade a respeito do assunto e que tenha algum diferencial em relação a outros materiais que podem ser facilmente encontrados na internet. Tenho procurado a bastante tempo alguém para escrever sobre as novas features do Spring Security do Spring 3.0 (como controle de acesso granular), mas não encontrei ninguém ainda (inclusive se alguém quiser escrever sobre esse assunto entre em contato comigo).

Bom, mas acho que vc não tem muito o que reclamar, pois frequentemente temos artigos sobre o Spring. Essa edição mesmo tem um! A questão é que o Spring já foi bastante abordado em edições anteriores e para trazermos novos artigos sobre o tema, ele tem que trazer algo que ainda não foi abordado em artigos anteriores. Como assinante, você deve ter acesso aos artigos mais antigos pela revista virtual (recomendo o EJB 3 vs Spring, que aborda diferentes aspectos dos dois)!

De qualquer forma, saiba que sua sugestão está anotada e vamos procurar por autores para escrever sobre o tema! :slight_smile:

Já estou vendo esse arquivo do Spring da revista mas não me solucionou as dúvidas pq achei muito “ralo” o arquivo, espero pruma nova edição sobre o assunto…

É que esse artigo teve um objetivo bem específico: mostrar a funcionalidades de criação de profiles no Spring 3.

Quais as dúvidas que vc tem? Talvez possa te indicar uma outra edição que já tenha abordado o tema.

Assunto recorrente hoje em dia é sobre WebService, poderia explorar esse tema, mas explorar msm!

vale a pena ter todas as edições?

Uma solução interessante para você talvez seja assinar a revista com acesso a revista virtual, onde pode acessar artigos de edições anteriores.

Uma solução interessante para você talvez seja assinar a revista com acesso a revista virtual, onde pode acessar artigos de edições anteriores.[/quote]

No site da revista, no link edições anteriores mostra apenas uma pagina, até a edição 42, fica dificil procurar por ediçoes mais velhas!

Na revista virtual http://www.mundoj.com.br/busca.shtml#edicoes tem desde a edição 16.

amigo se eu optei pela de papel, q tb acabo de desistir, foi pq NÃO tenho paciência para ler em frente ao monitor, não axa?

Olá Guerra!

Estou ansioso para ler os artigos desta edição(falta de tempo mesmo). Os assuntos abordados são bem atuais e estão parecendo bem bacana. Logo posto um feedback.

@luxu
Não sei se teve a oportunidade de dar uma olhada, mas a edição que compara Spring com EJB é muito boa.

Abraços pessoal!

Opa blz, era isto mesmo que queria, ver a revista e quais artigos ela tem!