Janela aparecer e sumir sozinha

Estou querendo fazer uma janela aparecer, informar uma mensagem e desaparecer sozinha, mas acontece que ela aparece, fica em branco sem terminar de carregar por causa do sleep, e depois desaparece sem exibir o conteúdo.

Existe alguma forma de esperar a janela estar carregada completamente para passar para o próximo comando?

conexao.setVisible(true);
int retornoExecucao = p.waitFor();
conexao.setVisible(false);

Ou em outro caso, dessa forma:

conexao.setVisible(true);
Thread.sleep(2000);
conexao.setVisible(false);

kra, tenta fazer tipo um clock, vc coloca o sleep dentro e escolhe o tempo que vc precisa com um laço for:

public void debounce(jFrame janela) {

int timeOut;
boolean flag;
janela.setVisible(true);

for(timeOut = 0; timeOut <= 5 ; timeOut++) {

if(timeOut >= 5) {

flag = true;
     } 
              if(flag == false) {

janela.sleep(1000);

} else {

janela.setVisible(false);
                }

}
}

o problema pelo o que percebi e que ele entra em sleep antes de tentar carregar a janela, vc precisa de um tempo pra terminar de carregar pra dar o sleep, isto vai dar uma atraso e não vai parar a janela de forma brusca, kra soh pra conta naum testei dah uma olhada mas a ideia e essa

Testei de acordo com o exemplo, mas não funciona. Mesmo colocando um FOR antes ao invés de Thread.sleep, não aparece a tela carregada.

Fala brow,

Posso estar falando besteira, mas voce nao poderia criar uma thread
que crie a tal da janelinha (e mostre), faça um sleep e depois de dispose() nessa janela?

tipo:

// ... seu programa
ThreadJanela t = new ThreadJanela()...

// ThreadJanela.java
 ...
 JanelaMensagem janelaMensagem  = new JanelaMensagem().setVisible();
 ... faz o sleep();

janelaMensagem.dispose();

Abraco.

A janela (se for um Frame) tem um evento quando ela fecha

Adiciona um listener pra ele e faça o que quiser…

http://download.oracle.com/javase/1.4.2/docs/api/java/awt/event/WindowListener.html

Eu e um amigo fizemos um teste hoje de manhã na faculdade com esses eventos, mas aparentemente não deu certo.
Alguém pode me explicar melhor o lance da Thread?

Você pode usar um timer também…