Olá pessoal, sou novo aqui. Talvez minha dúvida seja simples, porém como estou começando em java tenho muito que aprender.
Estou criando um “sistema” onde quando o usuário clicar em qualquer função, as janelas se abrem em abas, uma ao lado da outra sem fechar nenhuma. Como fazer esse procedimento? E também para cada aba ao lado do nome dela aparecer o X de fechar, para o Usuário fechar individualmente cada aba. A lembrando estou utilizando o NetBeans IDE 8.2
Exemplo:
| Aba Produto [X] | Aba Clientes [X] |
Caso tenham alguma dúvida é só perguntar.
Desde já agradeço a todos!
Uma coisa que eu nunca entendi a respeito de dúvidas desta natureza foi: de onde pessoas “iniciantes” tiram ideias como esta para implementar?
Pois, até onde eu sei (e, sim, eu sei pois já passei por isso), iniciante é o cara que está lá, estudando como a linguagem funciona, desvio condicional, loops, sintaxe da linguagem, palavras reservadas, comportamento OO e etc.
Entendo, também,que o JSE (especificamente desenvolvimento com Java Swing/AWT ou JavaFX) é algo intermediário (requer um certo conhecimento sobre o comportamento da linguagem, sintaxe, OO) e, da mesma maneira, se você é um iniciante, estará aprendendo como funciona o mecanismo de construção de um sistema com/para GUI, os possíveis inputs, formas de validação, os layouts e suas aplicações, componentes e comportamentos diversos.
Com base nisso tudo, posso afirmar que: ou você está pulando etapas ou está mal orientado ou ambos.
Quais as consequências disso?
- Até pode conseguir fazer o que deseja, mas, terá dificuldades em evoluir, terá dúvidas básicas durante o processo de desenvolvimento que tornarão o mesmo lento, dificultoso e suscetível a falhas elementares.
- Frustração: você se sentirá exausto, tentará e tentará e terá resultados ruins ou longe do que desejado. E, se chegar ao resultado desejado, verá que teve que trilhar um caminho muito, mas muito maior que o normal.