Olá galera, tenho três duvidas, qualquer comentário ja será bem vindo!
Fiz uma aplicação desktop para ser usada em rede, estando em apenas um computador, e os demais acessando a app. em windows eu sei disponibilizar ela pra rede acessar, mas como ficaria no LINUX, o qual é o alvo principal ?
O que devo adicionar a um .bin ou .bat para ele executar um .JAR ?
O Banco não entrará em conflito se a rede toda utilizar o mesmo ?
Suponho que Banco aqui se refere a banco de dados. Se o seu banco de dados tem suporte a multi-usuários, não tem problema. Tem que ver quantos usuários simultaneos o seu banco de dados aguenta.
a) Você pode disponibilizar sua aplicação via Java Web Start; nesse caso, você habilita o Apache no seu Linux, e põe o JAR do Java Web Start em uma das páginas.
b) Você pode habilitar o Samba no Linux, se sua rede for composta por máquinas Windows e apenas o tal servidor for Linux - assim você trabalha do jeito que está acostumado
Para fazer isso consulte qualquer How-To (algumas distribuições do Linux têm uma maneira fácil de configurar o Samba).
só deixando claro, que iremos utilizar linux em toda a rede (para evitar pagar a patente da microsoft msmo), ja pensei no samba… mas não sei como seria o acesso dai…
a questão do apache acho que é a mais interessante…
Se Linux vai ser usado na rede inteira, use NFS em vez de Samba. Aí você pode montar um diretório remoto na sua árvore de diretórios, e para fazer isso você pode usar algum utilitário como o Nautilus.