Aliás isso que tava pensando: Se eu tenho duas versões do JDOM, 1.0 e 30.0, e tenho aplicações que usam umas a primeira e outras a segunda versão, mas as classes são as mesmas. Isso seria um conflito né? A solução seria mesmo ao rodar a aplicação, configurar um CLASSPATH pessoal né? Não sei não, mas acho que resolveram esse dll hell no .NET, o Java podia ter algum tipo de controle de versão de JARs também…
Sobre o programa, aí cabe a cada um decidir quando deve colocar ou quando não os jars no CLASSPATH, considerando o conflito de versões que o smota citou. Puxa mas eu tenho quatrocentos JARs para colocar no CLASSPATH só pra fazer o JDOM funcionar… uma aplicação ou bat que usasse pastas para incluir os jars ia me ajudar. E um programa que exibe coisas como PATH e CLASSPATH em forma de lista num é melhor do que você ver tudo sequencial separado por “;”? Bom acho que o Windows já era pra ter algo assim, mas como não tem…
Por enquanto vou fazer um script mesmo… tava pensando aqui Ramos e acho que até dá pra alterar o registro via script! Agora o grande problema é restartar <?>alguma coisa que recarregue as variáveis do registro…
Enfim, o script vai me ajudar legal por enquanto, e uma aplicação que exibe o PATH e CLASSPATH em forma de lista e adiciona conjuntos de JARs (bom uso dessa segunda opção é outra história) ia ou vai ser legal, pelo menos for me.