Jars personalizados no Maven

Gente, tudo bem ?!
Estou estudando Maven para começar a utilizá-lo em meus projetos. Ainda não posso dizer que entendi tudo, mas ja entendi alguma coisa. Contudo, tem um detalhe que eu ainda não conseguir achar a resposta ou explicação em lugar nenhum.

Sei que em projetos Maven não colocamos Jars na pasta lib como em um projeto web normal por exemplo. Declaramos o jar no pom.xml e automaticamente ele irá baixar esse jar quando necessário do repositorio do Maven (criando uma cópia desse jar, para que não seja necessário baixá-lo novamente no futuro).
Contudo, o que eu faço em uma situação onde o jar não está nesse repositorio do Maven.

Suponhamos que eu personalizei algo e criei o jar, e que utilizo esse jar em outros projetos. Como faço para declarar esse jar no projeto Maven, e fazê-lo usar quando necessário. Não posso simplesmente declarar no pom.xml, pq ele iria tentar baixar do repositório, certo !?
Por favor me ajudem, e/ou me corrijam se eu entendi algo errado.

Agradeço desde já

E ai meo,

Cara primeiramente o maven “procura” as suas dependências no seu repositório local. Geralmente fica em ${user.home}/.m2 (PS: você pode customizar esse local caso queira).

Seguindo essa linha quando você precisa disponibilizar um jar customizado, basta que você coloque no “m2” para que o maven o encontre.

Se for um projeto seu que você gostaria de disponibilizar, por exemplo, um jar. Basta que você execute o comando mvn install. Automaticamente o maven irá instalar o seu jar no repositório local de acordo com o pom (groupId, artifactId e version).

Se você tiver um jar de terceiro que você queira disponibilizar, por exemplo um driver de banco, e você não tem um pom. Você pode passar alguns parâmetros para o mvn install. Mais informações sobre esses parâmetros aqui: http://maven.apache.org/plugins/maven-install-plugin/usage.html.

Existe a possibilidade de você usar um repositório de jar e tal que fica disponível na rede para vários computadores, dai nesse caso você tem que usar o mvn deploy mas eu acho que esse ainda não é o teu caso.

Caso queira saber mais sobre esses repositórios pode procurar no google por Nexus: http://www.sonatype.org/nexus/ (é o que eu uso :D)

Espero ter ajudado

Maicon, vlw pela dica!!
Aproveitando:

Me confirma uma coisa que eu ainda não entendi. Eu baixei o plugin no Eclipse pra usar o Maven. Com isso não preciso fazer toda aquela configuração via cmd e de variaveis de sistema é isso ?!
Ou mesmo assim nao vou conseguir nada sem o cmd !?

Breno consegue usar sim.

Mas eu prefiro setar o M2_HOME nas variáveis de ambiente e dentro do eclipse apontar para o maven que eu setei.

Isso porque as vezes gosto de compilar na mão para tirar a dúvida se algum problema é no plugin da IDE ou se de fato maven ta executando corretamente, digo isso porque já passei por alguns probleminhas com esse plugin.

Abraço

e a forma de declarar esses jar no pom é igual ao jeito que declaro os jars que serão baixados ?

Exatamente.

Se tu instalar o jar com o groupId=a, artifactId=b, version=1 por exemplo.

Basta colocar esses dados como dependência no teu pom.

Abraço

mAicon, desculpe abusar das perguntas…

Mas você poderia me exclarecer só mais uma coisa? Pra eu colocar esse meu jar personaliazado no repositoria local somente usando o cmd com o comando mvn install ??
Mas pra isso eu nao teria que fazer toda uma configuração do Maven via prompt?

Porque eu não cheguei a fazer isso, instalei o plugin no eclipse e só. Por isso que tinha perguntado se só com o plugin poderia utilizar o Maven ou se ainda precisaria configurar algo no prompt. Então, eu preciso usar o mvn install ou existe outra forma? Ainda estou meio confuso sobre essa configuração do Maven no cmd e o plugin do eclipse.

Agradeço muito pela paciência.

Como diria Jack, vamos por partes

1º Sim para disponibilizar no repositório local é so o mvn install.

2º A unica coisa que você precisa é setar a variável de ambiente e colocar no path, iguaçl a variável de ambiente do java… Infos aqui -> http://maven.apache.org/download.html

3º Tu não precisa instalar o maven por fora do eclipse. A unica coisa é que as vezes esses plugin é meio bugado e dai eu preciso comparar com o maven rodando sem uma IDE, só por isso.

Ate +