Jasper Reports - Ordenação de dados no relatório

Estou utilizando o Jasper Reports, com os dados gerados por intermédio de uma consulta SQL via JDBC.

Existe a possibilidade de eu solicitar a ordenação dos dados diretamente no relatório, ao invéz de faze-lo na query sem usar a clausula order by?

Isto se deve ao fato de que esta ordenação precisa ser respeitada para efetuar o agrupamento dos dados, por exemplo:

Tenho uma quantidade x de registros:

Nome Cidade:

Luiz,        Floripa
Marcelo,  Floripa
Adriana,  Curitiba
Valeria,   Curitiba
Evandro, Floripa

e no meu report eu tenho um agrupamento por cidade, que seu resultado deveria ser:

Cidade: Floripa
Evandro
Luiz
Marcelo

Cidade: Curitiba
Adriana
Valeria

só quie devido a ordenação que vem do banco, ele está fazendo assim:

Cidade: Floripa
Luiz
Marcelo

Cidade: Curitiba
Adriana
Valeria

Cidade: Floripa
Evandro

Preciso que esta ordenação seja feita no report, pois posso querer alterar o grupo, e possivelmente sua ordenação.

resultando um agrupamento equivocado.

Se vc dê um order by e depois agupar no relatorio vc consiguirá a saída que vc quer !!!
Sem usar order by nao sei como seria !!!

valeu !!

[quote=Javax]Se vc dê um order by e depois agupar no relatorio vc consiguirá a saída que vc quer !!!
Sem usar order by nao sei como seria !!!

valeu !![/quote]

Exatamente, quando efetuei o order by na query, a saída se agrupou corretamente.

A necessidade é a ordenação no report e não na query.

Por exemplo o Crystal report eu tenho uma propriedade (Sort Records) onde eu adiciono os campos e informo a ordem (Ascendente, Descendente), e quando crio gupos, ele já força esta propriedade para ordenar o report pelos campos agrupadores.

O brabo é que aqui na mepresa, como era usado o Crystal, é feita uma analogia a ele em todos os fatores.

Pois é isso que eu to te dizendo !!!
Tu solução tem que ser como está ai em baixo não é ??

 Cidade: Floripa
 Evandro
 Luiz
 Marcelo
 
 Cidade: Curitiba
 Adriana
 Valeria

Se for faça duas coisas : Primeiro dê um order by e segundo use Groups no iReport !!

[quote=Javax][quote=LuizAvila]
A necessidade é a ordenação no report e não na query.
[/quote]
Pois é isso que eu to te dizendo !!!
Tu solução tem que ser como está ai em baixo não é ??

 Cidade: Floripa
 Evandro
 Luiz
 Marcelo
 
 Cidade: Curitiba
 Adriana
 Valeria

Se for faça duas coisas : Primeiro dê um order by e segundo use Groups no iReport !!
[/quote]

Quase isso, mas sem order by na query.

Ordenação no report, acho que não tem jeito…

Amigo, para resolver esse problema, é necessário que você determine em sua query não só o ordenamento que vc deseja (no caso, order by nome), mas também o ordenamento do atributo que você está usando no grupo (no caso, order by cidade). Ou seja, sua query deve ser algo do tipo:

Select *
from tabela
order by cidade, nome (nessa ordem, primeiro o atributo do grupo, depois o que vc quer ordenar dentro do grupo). Se você tiver mais de um agrupamento, coloque-os na ordem decrescente.

Em termos de lógica, sabemos que não tem sentido essa exigência, mas isso é um problema do jasper na hora de cruzar os dados ordenados no banco e o agrupamento feito por ele mesmo.

Espero tê-lo ajudado.