Olá para todos…
Sou iniciante em JasperReport, estou usando o front-end iReport. Desenvolvi os XML´s no iReport sem nenhuma dúvida, usei com conexão e sem conexão. Daí vem o problema a conexão com o banco aqui na empresa não vai ficar no iReport vai se construir uma Classe ue implementara o JRDataSource que vai funcionar como Interligação do .XML com o banco!!! blz??
só que a minha dúvida está em como usar este dataSource… como ele interagi com o XML? através dos fields? parametros? e a principal dúvida é como implementar os dois metodos da interace o Boolean Next() e o Object getField… alguem poderia me dar um exemplo??
qualquer coisa pode ser pelo email tb
[quote=“Gregoryan”]Olá para todos…
Sou iniciante em JasperReport, estou usando o front-end iReport. Desenvolvi os XML´s no iReport sem nenhuma dúvida, usei com conexão e sem conexão. Daí vem o problema a conexão com o banco aqui na empresa não vai ficar no iReport vai se construir uma Classe ue implementara o JRDataSource que vai funcionar como Interligação do .XML com o banco!!! blz??
só que a minha dúvida está em como usar este dataSource… como ele interagi com o XML? através dos fields? parametros? e a principal dúvida é como implementar os dois metodos da interace o Boolean Next() e o Object getField… alguem poderia me dar um exemplo??
qualquer coisa pode ser pelo email tb
Realiza a leitura de um arquivo XML que representa o design de um
relatório e cria um arquivo para jasper
*/
public class Teste{
public static void main(String args[]){
try{
// compila o arquivo xml para um arquivo jasper
JasperCompileManager.compileReportToFile(“nomedoarquivo.xml”, “classic.jasper”);
JasperPrint print = JasperFillManager.fillReport(“classic.jasper”, getParameters(), getConnection());
// Exporta o arquivo compilado para um arquivo pdf
JasperExportManager.exportReportToPdfFile(print, “RelatorioProdutosDuto.pdf”);
}catch(JRException jre){
jre.printStackTrace();
System.out.println("O Arquivo encontra-se aberto!!!!!!!");
}catch(ClassNotFoundException clazz){
System.out.println("Problemas para carregar o driver");
}catch(SQLException sql){
System.out.println("Problemas para abrir a conexão");
}
}
//aqui vc coloca os nomes da colunas de sua tabela
private static Map getParameters(){
Map valores = new HashMap();
valores.put(“xxx” ,null);
valores.put(“www” ,null);
valores.put(“zzz” ,null);
return valores;
}
private static Connection getConnection()throws ClassNotFoundException, SQLException{
final String url = “coloque aqui a sua URL”;
final String username = “”;
final String password = “”;
Class.forName(“oracle.jdbc.driver.OracleDriver”);
Connection conn = DriverManager.getConnection(url, username, password);
return conn;
}
}
Brigadão Rocha…
nesta classe voce está compilando um .xml para um .jasper… blz…
isso eu tou fazendo pelo ireport…
agora o meu problema é de como usar um DataSource para controlar a SQL q passo para o relatório… achei um examplo aqui na empresa…
[quote=“Gregoryan”]valeu kra…
descobri como se usa…
se alguem tiver dúvidas … tow ake
falow![/quote]
Eu estou procurando exatamente algo assim, como passar o resultado de uma query já executada para o relatório, sem ter que executar novamente esta query.