Fiz uma rotina de que irá gerar relatório, consegui finalizar todo layout mas na visualização com os dados do meu objeto tenho seguinte erro “Error retrieving field value from bean: itens.descricao.”
Eu já verifiquei se nome dos campos estão correto e está tudo OK, poderiam me orientar por favor?
net.sf.jasperreports.engine.JRException: Error retrieving field value from bean: itens.descricao.
[itens.descricao]
java.lang.NoSuchMethodException: Unknown property 'descricao' on class 'class java.util.ArrayList'
java.lang.NoSuchMethodException: Unknown property 'descricao' on class 'class java.util.ArrayList'
Unknown property 'descricao' on class 'class java.util.ArrayList'
org.eclipse.debug.core.DebugException: com.sun.jdi.ClassNotLoadedException: Type has not been loaded occurred while retrieving component type of array.
data.bean.field.value.not.retrieved
org.eclipse.debug.core.DebugException: com.sun.jdi.ClassNotLoadedException: Type has not been loaded occurred while retrieving component type of array.
Cara, o problema é que você está enviando uma lista chamada itens (que provavelmente seja a coleção de objetos de Item) e está tentando referenciar um atributo chamado descricao que não existe na interface java.util.List e nem na implementação, a classe concreta, java.util.ArrayList.
Mostra como está o código que você cria o relatório.
Agora entende o que eu estava falando? Você nunca vai conseguir acessar a propriedade descricao do objeto itens pelo simples fato de que ele é um java.util.List e esta interfce não possui tal método.
Você vai precisar criar um sub relatório ou algo assim para colocar as informações destes itens no teu relatório.
Entendi ± eu estava lendo sobre o sub-report faz sentido isso achei que dava para resolver tudo apenas um report assim que chegar em casa irei testar essa ideia e publico aqui se deu certo.
Então XML do report está anexado ao tópico e data-source eu faço em tempo de execução conforme código acima.
Como mencionado abaixo como é um “master details” acredito que será necessário um sub-report.