JasperReports/iReport x JPA

Alo galera, fiz uma aplicaçao toda baseada em swing e jpa, tah tudo funcionando bem, exceto os relatorios, estou tendo dificuldades de me convencer a manter uma conexao jdbc no sistema junto com a conexao JPA, eu tentei criar os relatorios baseados em JPA com EJB-QL mas o iReport nao da suporte ou ha algo que estou fazendo errado, e quanto a geraçao de preview nao consegui fazer funcionar usando

Map<String, Object> paMap = new HashMap<String, Object>();
    Map<String, Object> hints = new HashMap<String, Object>();
    hints.put("fetchSize", new Integer(100));
    //hints.put("anyName", "anyObject()");
    paMap.put(JRJpaQueryExecuterFactory.PARAMETER_JPA_QUERY_HINTS_MAP, hints);
    paMap.put(JRJpaQueryExecuterFactory.PARAMETER_JPA_ENTITY_MANAGER, em);

return paMap;

este eh o trecho de codigo que cria o mapa que eh executado em :

JasperReport relatorio;
    try
    {
      relatorio = (JasperReport) JRLoader.loadObject(obterRelatorio());
      JasperPrint impressao = JasperFillManager.fillReport(relatorio, obterParametros());
      JasperViewer.viewReport(impressao, false);
    }
    catch (JRException e)
    {
      lastError = e.getMessage();
    }

alguem tem alguma dica sobre como fazer tudo funcionar sometne com JPA ?

valeu galera !

Amigo, eu estava com a mesma necessidade e também não encontrava uma solução, não sei se você já resolveu o seu problema, mas hoje eu consegui finalmente fazer funcionar exatamente isso que você está precisando.

Estou utilizando:
NetBeans 6.0 Beta 1
iReport 2.0.2
Sistema Operacional: Ubuntu 7.10

Vamos lá:

1. Criei as classes de persistência (JPA) no Netbeans, criei é modo de falar, já que ele cria tudo automático.
  2. Fiz um build do projeto pelo NetBeans para gerar o .jar da minha aplicação
  3. IMPORTANTE: No iReport eu adicionei no classpath o .jar da minha aplicação, atenção, não basta informar apenas o diretório onde encontra-se o .jar, deve-se incluir o próprio .jar
  4. Ainda no iReport criei uma nova conexão de dados utilizando a opção “Conexão EJBQL” e especifiquei o nome da unidade de persistência exatamente como consta no arquivo persistence.xml criado automaticamente pelo NetBeans
  5. Criei o visual dos relatórios pelo iReport, claro, nas opções de query do relatório informei que seria no formato EJBQL, algo do tipo: SELECT c FROM Convenios c, NÃO é possível utilizar os selects como se estivesse utilizando JDBC
  6. Depois de executar os relatórios criados e ver que realmente estavam funcionando no iReport, voltei ao NetBeans e fiz a chamada desta forma:
        try {
            String reportSource = "/home/je/Projetos/ADMConvenios/reports/cadConvenios.jrxml";
            String reportDest = "/home/je/Projetos/ADMConvenios/reports/cadConvenios.html";

EntityManagerFactory emf = Persistence.createEntityManagerFactory("cdlPU", new HashMap());
            EntityManager em = emf.createEntityManager();

Map parameters = new HashMap();
            parameters.put(JRJpaQueryExecuterFactory.PARAMETER_JPA_ENTITY_MANAGER, em);

JasperReport jasperReport = JasperCompileManager.compileReport(reportSource);
            JasperPrint jasperPrint = JasperFillManager.fillReport(jasperReport, parameters);
            JasperExportManager.exportReportToHtmlFile(jasperPrint, reportDest);
            JasperViewer.viewReport(jasperPrint);
        } catch (JRException ex) {
            ex.printStackTrace();
        }

Não sei se essa é a melhor forma pra fazer, se alguém verificar que estou fazendo besteira por favor poste aqui uma solução mais prática.

Amigo, espero que isso te ajude a achar o caminho das pedras, eu pelo menos apanhei bastante até chegar nesse resultado, que diga-se de passagem não tem nada de anormal, mas por simples falta de conhecimento e muito poucos exemplos encontrados pela net demorei bastante.

[]'s

Bom essa minha resposta resolveu até eu instalar o NetBeans 6.0 Beta 2, nao sei se tem alguma coisa relacionada, mas depois de instalar o Beta 2 fui tentar executar o iReport e ele não conseguia realizar a conexão EJBQL, então além do jar da minha aplicação tive que incluir os jars do TopLink, feito isso consegui fazer a conexão.

[]´s

Pessoal aqui n tah querendo ir… heheheh

olha o erro que aparece:

[TopLink Warning]: 2008.11.04 12:51:11.184–ServerSession(31768270)–PersistenceUnitInfo siga has transactionType RESOURCE_LOCAL and therefore jtaDataSource will be ignored
[TopLink Info]: 2008.11.04 12:51:11.185–ServerSession(31768270)–TopLink, version: Oracle TopLink Essentials - 2.0.1 (Build b04-fcs (04/11/2008))
java.lang.NullPointerException
at sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver.initialize(JdbcOdbcDriver.java:436)
at sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver.connect(JdbcOdbcDriver.java:153)
at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:582)
at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:154)
at oracle.toplink.essentials.sessions.DefaultConnector.connect(DefaultConnector.java:100)
at oracle.toplink.essentials.sessions.DatasourceLogin.connectToDatasource(DatasourceLogin.java:184)
at oracle.toplink.essentials.internal.sessions.DatabaseSessionImpl.loginAndDetectDatasource(DatabaseSessionImpl.java:582)
at oracle.toplink.essentials.ejb.cmp3.EntityManagerFactoryProvider.login(EntityManagerFactoryProvider.java:280)
at oracle.toplink.essentials.internal.ejb.cmp3.EntityManagerSetupImpl.deploy(EntityManagerSetupImpl.java:229)
at oracle.toplink.essentials.internal.ejb.cmp3.base.EntityManagerFactoryImpl.getServerSession(EntityManagerFactoryImpl.java:93)
at oracle.toplink.essentials.internal.ejb.cmp3.base.EntityManagerFactoryImpl.createEntityManagerImpl(EntityManagerFactoryImpl.java:126)
at oracle.toplink.essentials.internal.ejb.cmp3.base.EntityManagerFactoryImpl.createEntityManagerImpl(EntityManagerFactoryImpl.java:120)
at oracle.toplink.essentials.internal.ejb.cmp3.EntityManagerFactoryImpl.createEntityManager(EntityManagerFactoryImpl.java:91)
at it.businesslogic.ireport.connection.EJBQLConnection.getEntityManager(EJBQLConnection.java:135)
at it.businesslogic.ireport.connection.EJBQLConnection$1.run(EJBQLConnection.java:178)
at java.awt.event.InvocationEvent.dispatch(InvocationEvent.java:209)
at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(EventQueue.java:597)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpOneEventForFilters(EventDispatchThread.java:273)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForFilter(EventDispatchThread.java:183)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForFilter(EventDispatchThread.java:177)
at java.awt.Dialog$1.run(Dialog.java:1039)
at java.awt.Dialog$3.run(Dialog.java:1091)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at java.awt.Dialog.show(Dialog.java:1089)
at java.awt.Component.show(Component.java:1419)
at java.awt.Component.setVisible(Component.java:1372)
at java.awt.Window.setVisible(Window.java:801)
at java.awt.Dialog.setVisible(Dialog.java:979)
at it.businesslogic.ireport.gui.ConnectionsDialog.jButtonModifyParameterActionPerformed(ConnectionsDialog.java:514)
at it.businesslogic.ireport.gui.ConnectionsDialog.jTableParametersMouseClicked(ConnectionsDialog.java:447)
at it.businesslogic.ireport.gui.ConnectionsDialog.access$100(ConnectionsDialog.java:53)
at it.businesslogic.ireport.gui.ConnectionsDialog$5.mouseClicked(ConnectionsDialog.java:196)
at java.awt.AWTEventMulticaster.mouseClicked(AWTEventMulticaster.java:253)
at java.awt.Component.processMouseEvent(Component.java:6041)
at javax.swing.JComponent.processMouseEvent(JComponent.java:3265)
at java.awt.Component.processEvent(Component.java:5803)
at java.awt.Container.processEvent(Container.java:2058)
at java.awt.Component.dispatchEventImpl(Component.java:4410)
at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Container.java:2116)
at java.awt.Component.dispatchEvent(Component.java:4240)
at java.awt.LightweightDispatcher.retargetMouseEvent(Container.java:4322)
at java.awt.LightweightDispatcher.processMouseEvent(Container.java:3995) at java.awt.LightweightDispatcher.dispatchEvent(Container.java:3916)
at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Container.java:2102)
at java.awt.Window.dispatchEventImpl(Window.java:2429)
at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(EventQueue.java:599)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpOneEventForFilters(EventDispatchThread.java:273)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForFilter(EventDispatchThread.java:183)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForFilter(EventDispatchThread.java:177)
at java.awt.Dialog$1.run(Dialog.java:1039)
at java.awt.Dialog$3.run(Dialog.java:1091)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at java.awt.Dialog.show(Dialog.java:1089)
at java.awt.Component.show(Component.java:1419)
at java.awt.Component.setVisible(Component.java:1372)
at java.awt.Window.setVisible(Window.java:801)
at java.awt.Dialog.setVisible(Dialog.java:979)
at it.businesslogic.ireport.gui.ConnectionsDialog.setVisible(ConnectionsDialog.java:623)
at it.businesslogic.ireport.gui.ToolbarConnectionPanel.jButtonDatasourcesActionPerformed(ToolbarConnectionPanel.java:114)
at it.businesslogic.ireport.gui.ToolbarConnectionPanel.access$100(ToolbarConnectionPanel.java:45)
at it.businesslogic.ireport.gui.ToolbarConnectionPanel$2.actionPerformed(ToolbarConnectionPanel.java:100)
at javax.swing.AbstractButton.fireActionPerformed(AbstractButton.java:1995)
at javax.swing.AbstractButton$Handler.actionPerformed(AbstractButton.java:2318)
at javax.swing.DefaultButtonModel.fireActionPerformed(DefaultButtonModel.java:387)
at javax.swing.DefaultButtonModel.setPressed(DefaultButtonModel.java:242)
at javax.swing.plaf.basic.BasicButtonListener.mouseReleased(BasicButtonListener.java:236)
at java.awt.AWTEventMulticaster.mouseReleased(AWTEventMulticaster.java:272)
at java.awt.Component.processMouseEvent(Component.java:6038)
at javax.swing.JComponent.processMouseEvent(JComponent.java:3265)
at java.awt.Component.processEvent(Component.java:5803)
at java.awt.Container.processEvent(Container.java:2058)
at java.awt.Component.dispatchEventImpl(Component.java:4410)
at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Container.java:2116)
at java.awt.LightweightDispatcher.retargetMouseEvent(Container.java:4322)
at java.awt.LightweightDispatcher.processMouseEvent(Container.java:3986) at java.awt.LightweightDispatcher.dispatchEvent(Container.java:3916)
at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Container.java:2102)
at java.awt.Window.dispatchEventImpl(Window.java:2429)
at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(EventQueue.java:599)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForHierarchy(EventDispatchThread.java:173)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:168) at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:160) at java.awt.EventDispatchThread.run(EventDispatchThread.java:121)

alguem sabe onde pode tah o erro??? abraçoo

eita… esqueci de comentar… tou usando o eclipse… e ireport jasper… 3.0

Tambem estou passando por este problema !

Não consegui resolvê-lo !!!

Opa… Alguém tem ideia do que seja… adicionei tudo q podia e q nao podia no classpath =p e nada…
Ele não reconhece mesmo eu tendo colocado o mesmo nome da persistencia q tem no xml do netbeans.
Vlw

Também estou com o mesmo problema, o ireport não encontra a persistence Unit de nenhum jeito alguém já conseguiu uso o Netbeans 6.5.1 e o Ubuntu 8.10

Oi pessoal, consegui resolver o problema adicionando o JAR da aplicação q vc quer conectar na pasta lib do Ireport 3.0.0. Depois fui no próprio Ireport 3.0.0 em OPÇÕES -> CAMINHOS DAS FONTES e selecionei o JAR da aplicação lah…Além disso coloquei no CLASSPATH do Ireport 3.0.0 o caminho do meu jar e o caminho onde fika meu persistence.xml.Foi isso que eu fiz e deu certinho…Abraço a todos…

Como assim o jar da aplicação? sou iniciante em java =/
to usando o top link … c quer dizer o toplink-essentials.jar e o toplink-essentials-agent.jar?

tenho que adicionar algum outro alem desses ai?