Tenho uma ideia inicial que gostaria de colocar em pratica.
Gostaria de saber se alguem sabe um bom tutorial de java que mostre como fazer imagens 3d.
Que informe como fazer um simples triangulo, quadrado etc…
Ou até mesmo se possivel que deixe o usuario desenhar o objeto 3d dele.
E depois de desenhado uma imagem 3d qualquer ou ter inserido desenhos 3d padrões ( quadrado, circulo etc ) mostre como salvar um objeto 3d no banco de dados
Eu procurei na internet porem não encontrei um didatico, tendo em vista minha falta de conhecimento na area.
O que eu me informei é que parece que é necessário usar API do java, até ai ok, porem qual seria a melhor atualmente ?
Além do JDK, vc precisa instalar o Java 3D tbm.
Existe um programinha bem legal, que chama Interlab3D para ajudar a fazer algumas coisas.
É um programa usado para aprender Java 3D
Nele você consegue entender direitinho o grafo da cena.
O OpenGL é uma forma mais “braçal” de se fazer 3D. Se você só quer colocar a coisa para funcionar, procure uma engine gráfica pronta, como o Java 3D, Unity3D (que não é Java) ou JMonkeyEngine. Se você tem mais interesse em aprender computação gráfica em si, pode ser interessante entender o rendering pipeline diretamente no OpenGL ou no Direct3D.
Você vai precisar de precisão. Já pensou em trabalhar com algum tipo de CAD?
Ou seu idéia é fazer algo mais perto da arquitetura? Só para dar uma noção para o cliente do ambiente?
Por falta de experiencia, minha primeira ideia era construir o aplicativo que desse uma “noção” ao cliente de como ficaria o armário.
Obviamente que se eu conseguisse apos isso, com mais conhecimento na area, poder fazer uns construtor de armarios via 3D e com precisão seria ainda melhor !
Se for só uma noção, uma game engine pode ser mesmo uma boa pedida. Escolha alguma entre a JMonkeyEngine (java) ou a Unity3D (C#).
Se for para ter precisão, seria melhor você manipular o opengl no braço. Mas vai envolver muito estudo, para inclusive eliminar erros de precisão nos cálculos quando você fizer zoom. Não é à toa que os cads são tão caros.
Com um game engine, o maior problema geralmente nem é a programação, mas achar alguém que faça os modelos e texturas.