Java 3D instalação

Ola! a todos, eu estou querendo aprender java 3D, mas não consegui executar a instalação do mesmo,
pesquisei em vários sites e todos diziam para apenas fazer o download do arquivo exe no site https://java3d.dev.java.net/ e instalar com o velho nnf(next, next, finish).

Fiz isso executei os exemplos no site para testar se estava funcionando e tava tudo lindo, mas na hora de fazer o hello Universe eu não consegui importar o pacote javax.media.*

Alguem sabe qual a configuração que tem que fazer?

Baixa também o jar java3d-all para colocar no class-path da aplicação.
Com esse voce só depende do usuario ter instalado na maquina esse exe para executar nativamente o 3D.

Tem também as versoes para cada SO no jar, nesse caso o usuario nao precisa instalar nada mas voce fica dependente de plataforma.

Onde eu consigo baixar esse jar? eu procurei ele na internet mas não consegui encontrar.

Hmm… quando eu tinha pesquisado a um tempo atraz eu tinha achado, agora realmente não achei.
Mas acredito que esteja em uma pasta dentro da instalação do Java3D.

E os ajrs necessarios são.

j3dcore - > Engine em si
j3dutils - > Aquelas classes como SceneGraph e etc.
vecmath-> Matematica vetorial para jogos 3D

Valew man,

realmente estava dentro da pasta de instalação em C:\Program Files\Java\Java3D\1.5.2\lib\ext

vlw :lol:

Por nada.

E não sei que tutorial voce está seguindo, mas um muito bom que foi o que eu estudei é esse:
http://fivedots.coe.psu.ac.th/~ad/jg/

Link que o ViniGodoy me passou a muito tempo.

Eu ja tinha pesquisado esse tutorial aqui no GUJ, se não me engano foi vc ou foi o vini godoy que postou, eu estou interessado mesmo é em fazer games, qual o caminho que você acha melhor seguir.

Java3D - >JOGL - >JMonkey

ou partir direto para uma engine?

JMonkey concerteza te economiza muito tempo.

Pois voce só precisa pensar bem OO para fazer um jogo.

JOGL voce teria que aprender sobre como o OpenGL funciona, é legal mas nada produtivo.

Java 3D é um intermediario dos dois, é legal também.

Mas te indico aprender como funciona o OpenGL, mas usar a JMonkeyEngine para fazer jogos. É o mais facil.

Vlw man

vou estudando aqui, qualquer duvida eu posto.

Pessoal,

Tenho mais uma duvida, estou montando o ambiente para desenvolvimento de games, o java 3d eu já consegui instalar e fazer alguns exemplos. Agora estou lutando com a JMonkey, alguem já cosnegiu utilizar, eu instalei e tentei fazer um tutorial mas até agora não está funcionando.

Quando tento rodar a aplicação ele da o seguinte erro:

Native library not set - go to
http://www.jmonkeyengine.com/wiki/doku.php?id=no_lwjgl_in_java.library.path
for details.
java.lang.UnsatisfiedLinkError: no lwjgl in java.library.path

Alguem pode me ajudar?

Acabei encontrado uma solução, não se se é a melhor solução mas pelo menos passou do erro.

Crie uma library LWJGL da seguinte forma:

projeto>properties>libraries>add library>User library

clica no botão user Library
clica em new

da o nome de LWJGL, depois clica em add jar e adciona os .jar do LWJGL

volta para a tela de propriedades expande a library LWJGL
Clica em native library location, clica em edit e aponta para a pasta onde estão as libs do lwjgl

Até ai tudo bem, mas na hora de rodar ele da o seguinte erro:
com.jme.system.JmeException: Cannot create window: Pixel format not accelerated

Vou continuar pesquisando se alguem puder me ajudar agradeço muito.

A native librarys location são onde tem as dlls do LWJGL.

Eu só tive Exceptions de Pixel Format quando meu computador não suportava OpenGL direito.

Eu acho q meu pc suporta openGL, vou dar uma olhada no PC de casa.

Tem algum tutorial bom em português?

Tutorial sobre o que? Java 3D ou LWJGL?

Ressuscitou um tópico de 5 anos para fazer uma pergunta ambígua…

JAVA 3D

QUERIA CRIAR UM CUBO EM WIREFRAME