É meio estranho o que vou relatar aqui mas talvez alguém me dê uma luz…
Estou desenvolvendo uma aplicação utlizando Spring + Hibernate/JPA + RMI e estou tendo problemas ao iniciar o context da aplicação.
O que ocorre: o servidor cai! Shutdown… desliga… do nada!
Com Java 5 isto não ocorre, funciona normalmente todas as funcionalidades, porém no Java 6 acontece isto. Posso garantir pois defino o JAVA_HOME em um profile.sh específico para a sessão.
A aplicação tem uma série de classes mapeadas, transações configuradas no Spring, objetos RMI expostos no XML e ums jobs do Quartz também agendados via Spring.
É bizarro, mas sei lá, qualquer coisa vale, seria memória? Existe algum error do Java que derruba tudo?
Você está usando Linux, Solaris, qual sistema operacional?
Se for um PC normal, você sabe se ele não está com algum problema físico de memória? (Do tipo que se você rodar algum daqueles testes exaustivos o servidor cai mesmo?)
Será que não é um problema do tipo “ventilação deficiente da CPU”?
Quando você fala shutdown o que ocorre (deixe seu Linux na tela de console, em modo texto - acredito que você tem de usar alguma combinação de teclas como Ctrl+Alt+F1)?
O Linux simplesmente morre sem dar nenhum sinal de vida:
Se for isso, é coisa de hardware, provavelmente. Cheque a memória (rode algum teste de hardware).
Mostra-se uma mensagem avisando que o shutdown será efetuado em breves instantes:
Se for isso, alguma coisa está provocando o shutdown; isso pode ser investigado.
Mostra-se uma mensagem do tipo “Kernel panic” ou coisa parecida:
Se for isso, é coisa séria, então é preciso investigar o que ocorre. Um “kernel panic” ocorria em uma máquina OpenSUSE 10.2 (se eu bootasse a máquina com os parâmetros default, não pelo “safe boot”) até que eu efetuei a atualização do kernel; aí ele parou de ocorrer.
Outra coisa, não sei se interfere, mas toda a instalação é feita utilizando um LAMP(acho que é isso) que é aquele pacote com um monte de aplicações. Deve estar muito desatualizado.