Java + 64 bits

Olá…Pensando nos novos processadores 64bits, algumas dúvidas me surgiram…

Existe ganho real em um software Java que rode em uma máquina com processador 64 bits? Sei que isto também depende do SO ser 64 bits…Mas a questão permanece.

Em tese, eu consigo transferir e processar o dobro da quantidade de dados que conseguiria processar em ambientes (arquitetura+SO) 32bits em um único ciclo. Mas na prática isso procede?

se for falar em “na pratica” e coisas como " testando mesmo na hora H"…

em um programinha pequeno que eu ja criei em swing, certas coisas como abrir uma JFileChooser, demorauns 3 segundos no pc q eu to ( P4 2 Ghz 1,5 GB ram) , enquanto que no pc que foi comprado aqui recentemente abre bem mais rapido, 1 segundo no maximo e esse pc novo tem um processador desses de 2 nucleo da ATHLON (é dual core o nome por ter 2 nucleos ou esse é só o nome comercial dos da intel?) sendo cada nucleo de 2.1 Ghz 64 bits…

eu não sei se o fato de ter 2 nucleos faz abrir mais rapido, pois acredito que seja uma thread só responsavel por abrir a janela quando usamos a JFileChooser…

resumindo…acredito que sim, mais é bem no “achometro”

só editando um detalhezinhu… quando eu testei reio q todas as vezes de abrir essas janelas, normalmente eu tava com o netbeans 6 aberto…hehehe

mais considerando que tem bastante memoria ram e o nb tava em segundo plano não creio que isso faça diferença assim…

Os dois núcleos devem ajudar porque, no fim das contas, a JVM deve ter algumas threads rodando em background, como o próprio Garbage collector…Mas eu queria mesmo saber é se o fato de um processador ter 64 bits (com ou sem SO de 64 bits) pressupõe ganho de desempenho em softwares java…E se gera ganhos, porque?

Ningué mais sabe algo sobre o tema?