Java ainda é a linguagem mais promissora?

Olá pessoal,

Até esses dias eu tinha em mente aprender Java, pois acreditava que seria uma linguagem muito promissora, que seria a linguagem que mais me traria oportunidades, a mais valorizada; porem alguns dos meus amigos de curso, me falaram que Java nao era tudo isso, e que tem muitas outras linguagens que serao mais promissoras que o Java, me falaram de umas tal de Ruby, python. Gostaria de saber a opinião do pessoal daqui, se acreditam mesmo que o java nao e tao promissor assim, estou no primeiro ano de Ciencia da computação, e daqui 4 anos eu me formo (espero né, kkk), e quero saber qual a linguagem de programação que me trará melhores oportunidades, salários, etc.

Valeu pessoal.

Java vai durar muito tempo. Relaxa. [=

Aprenda a programar primeiro (e com orientação a objeto), pois linguagem é fácil de aprender.

Muito relativo isso, estou terminando a faculdade e posso afirmar que surgiram várias oportunidades no mercado para desenvolvedor java. Existem diversas linguagens, mas no caso de ruby, não é que seja mais promissora, a verdade é que o framework Ruby on Rails esta sendo muito usado no mercado web. Porém existem diversas frameworks no mundo java que são muito bons : Vraptor, jsf, struts 2 e spring mvc . Há diversas bibliotecas na linguagem java que ajudam a resolver vários problemas, não que ruby não tenha bibliotecas. No ponto de vista é deve se procurar estudar profundamente uma linguagem no inicio e depois a aprender outras, porque cada linguagem tem suas particulariedades e afinal nao existe bala de prata para todos os problemas.

Concordo com o Hebert, aprenda orientação a objetos a fundo, conceitos com interface e herança são muito importantes e saber usá-los faz a diferença.

Qualquer linguagem q vc for aprender estará “forte” hj e por baixo amanhã. Vc pode começar pelo Java, se quiser, que é uma linguagem extremamente bem posicionada hoje. Mas tenha em mente que aprender outras é algo que vai ser parte de sua rotina até o fim de sua carreira. Como o Hebert falou, uma vez aprendido a programar, aprender outras é relativamente fácil (não que seja “tudo igual”). Dominou Java, está trabalhando com ele, vá estudar outra em sua hora de estudo. Sim, vc terá que ter hora para trabalhar, lazer, dormir, comer, namorar, e estudar. Mesmo após formado.

Python é uma linguagem de 91, enquanto o Java de 95…

Antes vem o famoso “mais promissora para quê ?”

  • Para o mercado Web: tem emprego para Java, C#, PHP, Ruby, Python e seus frameworks. Com qualquer uma delas você acha vagas, algumas regiões exigem mais outras menos.

  • Jogos: nenhum das cinco acima presta para jogos hardcore, talvez o C# com o XNA. Mas nesse caso a linguagem mais usada é a C++ mesmo.

  • Dispositivos embarcados: principalmente C, mas nos EUA Java ME é muito usado também.

Enfim, mais importante que escolher uma linguagem acho que mais importante ainda é escolher o nicho que você vai atuar. O pessoal que faz hype em cima de Ruby e Python só enxerga o mercado Web, e tem muita coisa além desse mundo. Algumas linguagens são mais genéricas, e são usadas em mais de um nicho, isso é verdade, mas mesmos nestes casos, é mais importante conhecer as particularidades de cada nicho do mercado do que a linguagem em si.

Apoiado.
Falou e disse.

O conselho que eu lhe dou é que você não se prenda a uma única linguagem. Sugiro você não passar muito tempo na mesma plataforma / linguagem / tecnologia. Programando em plataformas diferentes você ganha mais poder de abstração e consegue resolver problemas mais complexos. Programae um tempo em uma linguagem compilada, como Java ou C#, programe um tempo em uma linguagem dinâmica, como Ruby ou python, aprenda alguma linguagem funcional, como haskell ou F#. Isso tudo te ajuda a abrir a mente e a melhorar sua codificação. Um prazo razoável pra mim para trocar de plataforma seria algo em torno de uns três anos.

Só um adendo, alem de XNA, C# é usado para scripts de lógica na Unity Engine e Python na CryEngine.

E outra.

Não espere que você vá aprender Java e vai passar o resto da vida programando com ela. Você vai sair procurando emprego e vai ver que não é bem assim. Tem chances de ser contratado pra Java, mas lá dentro vão te pedir pra aprender outra coisa…

Enfim, aprenda aquilo que o mercado absorve melhor na região em que você pretende trabalhar.

Na nossa área infelizmente não é igual a uma engenharia. Onde você estuda 5 anos e já sai aplicando tudo sem ter que aprender coisas novas todos os dias. Pra gente o aprendizado é diário, e não temos todo o tempo do mundo pra aprender determinadas coisas. Temos que aprender quase tudo na hora, uma semaninha pra sair programando legal em outra linguagem.

Portanto aprenda Java. Mas prepare-se pra ter que aprender outras coisas em pouco tempo. É assim que é…

:wink:

Só um adendo, alem de XNA, C# é usado para scripts de lógica na Unity Engine e Python na CryEngine.[/quote]

E também é a linguagem do kit de desenvolvimento do playstation portable.

O meu conselho é que você aprenda informática, não uma linguagem.

É claro que para isso você vai acabar tendo que estudar uma linguagem. Mas no fundo, o que é importante aprender é:

  • Estruturas de dados;
  • Algoritmos diversos (busca, ordenação, seleção, etc);
  • Padrões de projeto;
  • Matemática, estatística;
  • Teoria de banco de dados;
  • Aprender a ler documentações e materiais em inglês.
  • Metodologia de desenvolvimento;
  • Refatoração;
  • Conceitos fortes de modelagem;
  • Programação concorrente;
  • Funcionamento da máquina e do SO;

Entre outras coisas… basicamente, praticamente tudo que se vê numa faculdade.

Eu não aprenderia Java hoje se estivesse começando, a menos que queira trabalhar de recurso em uma fábrica de software.

[quote=ViniGodoy]O meu conselho é que você aprenda informática, não uma linguagem.

É claro que para isso você vai acabar tendo que estudar uma linguagem. Mas no fundo, o que é importante aprender é:

  • Estruturas de dados;
  • Algoritmos diversos (busca, ordenação, seleção, etc);
  • Padrões de projeto;
  • Matemática, estatística;
  • Teoria de banco de dados;
  • Aprender a ler documentações e materiais em inglês.
  • Metodologia de desenvolvimento;
  • Refatoração;
  • Conceitos fortes de modelagem;
  • Programação concorrente;
  • Funcionamento da máquina e do SO;

Entre outras coisas… basicamente, praticamente tudo que se vê numa faculdade.[/quote]
Não querendo fugir do tópico, mas vou refrasear:

Entre outras coisas… basicamente, praticamente tudo que se vê numa faculdade boa. :slight_smile:

A melhor linguagem pra manipular jogos pesados é C++, que também é usada em jogos no xbox 360.
Devemos entender os conceitos da linguagem assim poderemos aplicar em outras da mesma forma.