Java: ArrayList

Boa noite, Estou fazendo um curso técnico em informatica e estou vendo java e estou tendo dificuldade com o Banco de dados e com ArrayList

na parte de Banco de dados a conexão está de boa, porém a professora passa exercícios complicados e não consigo resolver.
ArrayList foi um assunto que atrasei estou relendo, mas bugou muito a mente.

Como faço para melhorar, estou estudando muito pois estou com nota baixa e preciso recuperar, programo em C um pouco bem, mas como agora é OO, bugou muito.

Com relação ao banco de dados, recomendo fortemente que acompanhe esta playlist do Curso em Vídeo:

Vale muito a pena, eu consigui entender bastante coisa com este material. Nos vídeos, o Guanabara usa MySQL e mesmo que a sua professora esteja usando algum outro sistema gerenciador de banco de dados, ainda assim recomendo, pois alguns conceitos são universais.

Sobre ArrayList, o que exatamente vc não tá entendendo?

Não tem segredo. Em Java, quando vc cria um array comum é necessário informar o tamanho desse array.

// array criado com capacidade (explicita) para 10 elementos
int[] a = new int[10];

// array criado com capacidade (implicida) para 3 elementos
int[] b = { 1, 2, 3 };

O problema é que nem sempre vc sabe quantos elementos serão inseridos neste array e o ArrayList resolve isso por aumentar sua própria capacidade a medida que vc vai inserindo elementos nele.

// cria um ArrayList de números inteiros
ArrayList<Integer> c = new ArrayList<Integer>();
c.add(1);
c.add(2);

// cria um ArrayList de Strings
ArrayList<String> d = new ArrayList<String>();
d.add("Segunda");
d.add("Terça");

// cria um ArrayList de pessoas (faz de conta que vc criou uma classe Pessoa)
ArrayList<Pessoa> e = new ArrayList<Pessoa>();
e.add(new Pessoa("Maria"));
e.add(new Pessoa("João"));

Acredito que a parte mais complexa é isso: <String> ou <Integer>

Deixando de lado qualquer coisa tecnica, esta parte serve apenas para informar que tipo de dados vc quer armazenar naquele array.