:?:Olá pessoal, sou professor e coordenador de um curso técnico em informática e uma discussão que vejo não só na escola que ministro, mais nas outras por onde passei é o sobre ensinar o básico no prompt de comando, (ou bloco de notas ou edit do DOS e compilar com Javac e javax) alguns defendem outros criticam, enfim, gostaria de saber de vocês programadores experientes dessa linguagem se vocês precisam utilizar na prática esse modo ou não. O que se usa mais na rotina, uma IDE ou trabalhar através do prompt.
Obrigado a todos.
Boa tarde!
Eu como “aluno” reclamei muito, mas hoje eu vejo o beneficio de ter aprendido “java por linha de comando”.
Ao me ver não precisa ser algo massante, como criar Gui’s complexas, mas apenas o essencial!!
Quando cursei, o professor aplicava um tipo prova e nessa tinhamos que fazer umas telas com botões e seus eventos tudo pelo jEdit, e sinceramente, não vejo vantagem nisso!!!
Se o conteúdo for bem explicado, pode-se usar uma IDE e ganhar tempo!
Claro que no mercado as IDEs são mais usadas para fazer as coisas, mas eu particularmente acho importante aprender a compilar, gerar pacotes, configurar classpath, gerar arquivos .jar, gerar javadoc etc. na linha de comando no início do curso. Depois parte-se para uma IDE.
Eu tive dois semestres inteiros de java na faculdade pela linha de comando e na minha opnião só serve para deixa lento o aprendizado mas também acho essencial o aluno saber usar a linha de comando por que na prática eu ja tive que fazer algumas coisas por linha de comando por exemplo uma aplicação em cobol disparar um EJB.
Mas fazer uma aluno aprender swing no bloco de notas é tortura hehehehe
Mostre apenas que é possivel compilar atraves do prompt, senão o cara pensa que Java/Eclipse é igual ao VB. (eu pensava assim no inicio, pq vim do VB e aprendi JAVA na unha). :oops:
Depois é maluquice querer q o cara programe no notepad e compile no prompt, até pq ele 99% trabalhará com alguma IDE.