:?:Olá pessoal, sou professor e coordenador de um curso técnico em informática e uma discussão que vejo não só na escola que ministro, mais nas outras por onde passei é o sobre ensinar o básico no prompt de comando, (ou bloco de notas ou edit do DOS e compilar com Javac e javax) alguns defendem outros criticam, enfim, gostaria de saber de vocês programadores experientes dessa linguagem se vocês precisam utilizar na prática esse modo ou não. O que se usa mais na rotina, uma IDE ou trabalhar através do prompt.
Obrigado a todos.
Boa tarde!
Eu como “aluno” reclamei muito, mas hoje eu vejo o beneficio de ter aprendido “java por linha de comando”.
Ao me ver não precisa ser algo massante, como criar Gui’s complexas, mas apenas o essencial!!
Quando cursei, o professor aplicava um tipo prova e nessa tinhamos que fazer umas telas com botões e seus eventos tudo pelo jEdit, e sinceramente, não vejo vantagem nisso!!!
Se o conteúdo for bem explicado, pode-se usar uma IDE e ganhar tempo!
Claro que no mercado as IDEs são mais usadas para fazer as coisas, mas eu particularmente acho importante aprender a compilar, gerar pacotes, configurar classpath, gerar arquivos .jar, gerar javadoc etc. na linha de comando no início do curso. Depois parte-se para uma IDE.
Eu tive dois semestres inteiros de java na faculdade pela linha de comando e na minha opnião só serve para deixa lento o aprendizado mas também acho essencial o aluno saber usar a linha de comando por que na prática eu ja tive que fazer algumas coisas por linha de comando por exemplo uma aplicação em cobol disparar um EJB.
Mas fazer uma aluno aprender swing no bloco de notas é tortura hehehehe
Mostre apenas que é possivel compilar atraves do prompt, senão o cara pensa que Java/Eclipse é igual ao VB. (eu pensava assim no inicio, pq vim do VB e aprendi JAVA na unha). :oops:
Depois é maluquice querer q o cara programe no notepad e compile no prompt, até pq ele 99% trabalhará com alguma IDE.
E o mais obscuro e complexo ele aprende quando tiver mais intimidade com a linguagem.
Ahhh… Foque em OO nas aulas, muitos acham que programar em Java é garantido programar OO… :shock: :shock:
Abraços
Wanderson 8)
linha de comando só uso no rails
java é o nosso eclipse
e o ant claro 
Aprender a utilizar o java pela linha de comando deve ser um item essencial mas apenas um tópico e não o curso inteiro as IDEs servem para facilitar a vida do programador.
É muito importante para iniciar em Java, fazer tudo na unha, sem auxílio de IDES que vem com as estruturas prontas.
O que voce pode fazer é ao invés de usar o prompt, utilzar IDEs mais simples.
Eu não escrevi uma linha em prompt, eu sempre utilizei, quando estava começando, o GEL.
IDE simples e nao vem nada pronto.
Assim fica menos chato para que está iniciando a programar.
Embora não descarto a importancia de utilizar o Prompt, é uma alternativa excelente ok?.
Abraço
Gedit é otimo pra quem ta começando
depois de pegar uma experiencia com a linguagem… eclipse neles
ahh
tambem gosto bastante do BlueJ
Concordo com o Arautus. Eu comecei a aprender Java codificando no Editplus e compilando no javac. Acho importante para os iniciantes porque a IDE não te deixa errar, e se você não erra, não aprende. É importante para um iniciante tomar exceção e aprender a olhar no stack trace o que está acontecendo. Mas claro, depois de um tempo “na unha”, é legal ensinar a usar uma boa IDE também.
comece com bloco de notas e o prompt, depois parta para uma IDE. É bom se acustumar com a estrutura, etc. Depois parta para uma IDE que facilita a vida do programador 
Obrigado a todos pelas dicas.
Utlizamos aqui o Netbeans, eu aprendi Java com BlueJ e eclipse na faculdade e gosto do BlueJ para entender melhor o conceito de classes e objetos.
Porém meu curso é de um ano e meio e desses temos 200 horas de Java, o que eu percebo é que pelo fato de trabalharmos com Java no prompt e Visual Basic na ide desde o começo os alunos se sentem mais a vontade pra desenvolver em VB. Por isso da pergunta. Vocês acham que no mercado de trabalho alguém pode sentir falta ou passar por dificuldades por não ter trabalhado no prompt:?