Java + C

Olá vou fazer meu trabalho de conclusão e o projeto que escolhi
é um detector de presença
tipo alarmes
ele pega a hora que ocorreu o primeiro movimento na sala e depois de um tempo se nao houver mais presença ele
marca o tempo de saida da pessoa.
Até ai blz.

Gostaria de uma opinião sobre qual o melhor sensor para isso.
nao sei se tem influência, ou qualquer um que eu conectar a minha plaquinha vai me enviar e os bits
de positivo caso haja movimento

não sei se fui especifico no que eu tentei explicar.
agradeço a ajuda, abraços!

Aproveitando esse topico gostaria de pedir
oque é melhor usar.
JNI ou JNA
Abraços

Obrigado pela colaboração!
Descobri que JNA é mais facil não sei dizer a diferença entre elas
e que o tipo de sensor nao vai influenciar muito no meu problema
pois é só colora ele mandando sinal na minha porta paralela e dai pra frente já era.
É questão de detalhe.
flw

Sou professor de fisica e estou querendo fazer o seguinte projeto:

Quando um corpo passar por um sensor um pulso alto será enviado para a porta paralela acionando um cronômetro feito em java. O corpo continuará em movimento e a medida que for passando por outros sensores leituras parciais de tempo serão registradas. Bom conhecendo os valores das distâncias e com os valores de tempo registrado posso fazer o estudo de movimentos e etc…

O projeto eletrônico já está pronto agora preciso de ajuda pra montar o programa em java para medir tempo a partir da porta paralela.

Se alguem puder ajudar, agradeço.

JNI é mais baixo nível, você vai precisar configurar toda a comunicação entre o código C e Java.
Já JNA é construído em cima do JNI, e é mais fácil de mapear as funções e variáveis globais, muito melhor para se trabalhar com C++, assim as classes que você têm em C++, você utiliza praticamente da mesma forma em Java. Mas mesmo se for C++ ou C puro, eu recomendaria JNA.