Java com JOptionPane (if...else)

Bom dia galera.
Estou com um trabalho da FACUL que eu preciso fazer uma venda de produtos, só que não utilizamos tela. Estamos mexendo com o JOptionPane e o VECTOR.
Existe um problema, antes de vender preciso verificar se existe o CPF do cliente cadastrado e depois disso se existe o produto que estou vendendo.
só que se o CPF não existir a venda tem que ser cancelada e não pode concluir a mesma, se o CPF existir e o Produto não (eu também não posso concluir a venda) e teria que finalizar o programa se não encontrasse nenhum desses dois dados.
Como que faço???

Se precisar posto o código-fonte

[quote=PATO_BSI]Bom dia galera.
Estou com um trabalho da FACUL que eu preciso fazer uma venda de produtos, só que não utilizamos tela. Estamos mexendo com o JOptionPane e o VECTOR.
Existe um problema, antes de vender preciso verificar se existe o CPF do cliente cadastrado e depois disso se existe o produto que estou vendendo.
só que se o CPF não existir a venda tem que ser cancelada e não pode concluir a mesma, se o CPF existir e o Produto não (eu também não posso concluir a venda) e teria que finalizar o programa se não encontrasse nenhum desses dois dados.
Como que faço???

Se precisar posto o código-fonte[/quote]

E onde fica gravado os CPFs e os produtos já cadastrados?

[quote=Andre Rosa][quote=PATO_BSI]Bom dia galera.
Estou com um trabalho da FACUL que eu preciso fazer uma venda de produtos, só que não utilizamos tela. Estamos mexendo com o JOptionPane e o VECTOR.
Existe um problema, antes de vender preciso verificar se existe o CPF do cliente cadastrado e depois disso se existe o produto que estou vendendo.
só que se o CPF não existir a venda tem que ser cancelada e não pode concluir a mesma, se o CPF existir e o Produto não (eu também não posso concluir a venda) e teria que finalizar o programa se não encontrasse nenhum desses dois dados.
Como que faço???

Se precisar posto o código-fonte[/quote]

E onde fica gravado os CPFs e os produtos já cadastrados?[/quote]

Acredito que ele deve ter CPF’s e Produtos ja pré cadastrados no Vetor; e o programa provavelmente pode fazer alterações em tempo de execução , talvez inclusive cadastrar CPF e produto, porem como você sabe, quando ele fechar o programa seja lá oque ele cadastrou desaparece e volta tudo pro padrão, mais como é um trabalho acho que já basta. bem vou tentar fazer aqui.

Como não tenho seu codigo , só posso te dar o caminho pra você mesmo fazer. tae com isso você consegue implementar oque tu quer no teu projeto.

import javax.swing.JOptionPane;

[code]/**
*

  • @author JoatanGuj
    */
    public class testeGUJ {

    static String cpf[] = {“123.123.123-123”,“234.234.234-234”,“345.345.345-345”,“456.456.456-456”}; //TEUS CPF’s Cadastrados
    static String produtos[] = {“notebook”,“caixa de som”,“mouse”,“teclado”};//Teus Produtos cadastrados

    public static void main(String args[]){

    String x =JOptionPane.showInputDialog("Digite seu CPF");
     if(retornaCPF(x) == 1){
         String y =JOptionPane.showInputDialog("Que produto deseja comprar?");
          if(retornaProduto(y) == 1){
              JOptionPane.showMessageDialog(null, "Compra realizada com sucesso");
          }else{
         JOptionPane.showMessageDialog(null,"Produto não encontrado no sistema");
          }
     }else{
         JOptionPane.showMessageDialog(null,"CPF não encontrado no Sistema");
     }
    

    }//fim Main
    public static int retornaCPF(String x){//retorna se o cpf foi encontrado
    int existe = 0;
    for (int i = 0; i < cpf.length; i++) {
    if(cpf[i].equals(x)){
    existe =1;
    }
    }
    return existe;
    }
    public static int retornaProduto(String y){//retorna se o produto foi encontrado
    int existe = 0;
    for (int i = 0; i < produtos.length; i++) {
    if(produtos[i].equals(y)){
    existe =1;
    }
    }
    return existe;
    }
    }//fim Classe
    [/code]

JoatanGuj

voce acabou de fazer o dever de casa do cara XD

[quote=mausexdd]JoatanGuj

voce acabou de fazer o dever de casa do cara XD[/quote]

\o/ rs.
mais pensando bem acredito que o dever dele é bem mais complexo que esse pobre codigo xD.
ele pode implementar o meu algoritimo no codigo dele , ai eu estaria apenas ajudando.
de qualquer forma espero que não eu não tenha feito nada de ruim LOL.

Obrigado JoatanGuj
Consegui fazer o trabalho mesmo sem ter visto sua resposta aqui no fórum.
Só não consegui evitar de deixar o cliente cadastrar um CPF com número negativo.
E eu não fiz os dois métodos static que você fez para procurar o CPF e o Produto.
Usei o contains para fazer a busca e já me retornar uma resposta.

Vlw cara

Tem como você dar uma explicada nessa parte de não deixar cadastrar número negativo?

Voce pode fazer o mesmo codigo do CPF existe e comparar se o int na posição i da string que tu digito é >=0 || .equals(-) , só que antes de trabalhar com um conversor de String para Integer .

[quote=mausexdd]Voce pode fazer o mesmo codigo do CPF existe e comparar se o int na posição i da string que tu digito é >=0 || .equals(-) , só que antes de trabalhar com um conversor de String para Integer .

[/quote]

Correto, entendi o que tu me falou.
Só que o nosso professor sempre passa pra gente cadastrar o CPF como long.

Se for com Long , melhor ainda pois vc pode comparar os valores direto com >=0 sem precisar de um conversor

Se for com Long , melhor ainda pois vc pode comparar os valores direto com >=0 sem precisar de um conversor[/quote]

Mas tem que fazer isso na aplicação né?

Isso … quando voce apertar salvar ou gravar lança essa exceção e manda escrever denovo…

Se for web , voce pode usar um validador em javascript , que vai validando os numeros em tempo de digitação…

Se for Web , Tenta ai .

[code]

.:: Código Fonte ::.
Informe o CPF:
[/code]