Bom dia galera.
Estou com um trabalho da FACUL que eu preciso fazer uma venda de produtos, só que não utilizamos tela. Estamos mexendo com o JOptionPane e o VECTOR.
Existe um problema, antes de vender preciso verificar se existe o CPF do cliente cadastrado e depois disso se existe o produto que estou vendendo.
só que se o CPF não existir a venda tem que ser cancelada e não pode concluir a mesma, se o CPF existir e o Produto não (eu também não posso concluir a venda) e teria que finalizar o programa se não encontrasse nenhum desses dois dados.
Como que faço???
Bom dia galera.
Estou com um trabalho da FACUL que eu preciso fazer uma venda de produtos, só que não utilizamos tela. Estamos mexendo com o JOptionPane e o VECTOR.
Existe um problema, antes de vender preciso verificar se existe o CPF do cliente cadastrado e depois disso se existe o produto que estou vendendo.
só que se o CPF não existir a venda tem que ser cancelada e não pode concluir a mesma, se o CPF existir e o Produto não (eu também não posso concluir a venda) e teria que finalizar o programa se não encontrasse nenhum desses dois dados.
Como que faço???
Se precisar posto o código-fonte
E onde fica gravado os CPFs e os produtos já cadastrados?
JoatanGuj
Andre Rosa:
PATO_BSI:
Bom dia galera.
Como que faço???
Se precisar posto o código-fonte
E onde fica gravado os CPFs e os produtos já cadastrados?
Acredito que ele deve ter CPF’s e Produtos ja pré cadastrados no Vetor; e o programa provavelmente pode fazer alterações em tempo de execução , talvez inclusive cadastrar CPF e produto, porem como você sabe, quando ele fechar o programa seja lá oque ele cadastrou desaparece e volta tudo pro padrão, mais como é um trabalho acho que já basta. bem vou tentar fazer aqui.
JoatanGuj
Como não tenho seu codigo , só posso te dar o caminho pra você mesmo fazer. tae com isso você consegue implementar oque tu quer no teu projeto.
import javax.swing.JOptionPane;
/** * * @author JoatanGuj */publicclasstesteGUJ{staticStringcpf[]={"123.123.123-123","234.234.234-234","345.345.345-345","456.456.456-456"};//TEUS CPF's Cadastrados staticStringprodutos[]={"notebook","caixa de som","mouse","teclado"};//Teus Produtos cadastradospublicstaticvoidmain(Stringargs[]){Stringx=JOptionPane.showInputDialog("Digite seu CPF");if(retornaCPF(x)==1){Stringy=JOptionPane.showInputDialog("Que produto deseja comprar?");if(retornaProduto(y)==1){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Compra realizada com sucesso");}else{JOptionPane.showMessageDialog(null,"Produto não encontrado no sistema");}}else{JOptionPane.showMessageDialog(null,"CPF não encontrado no Sistema");}}//fim MainpublicstaticintretornaCPF(Stringx){//retorna se o cpf foi encontradointexiste=0;for(inti=0;i<cpf.length;i++){if(cpf[i].equals(x)){existe=1;}}returnexiste;}publicstaticintretornaProduto(Stringy){//retorna se o produto foi encontradointexiste=0;for(inti=0;i<produtos.length;i++){if(produtos[i].equals(y)){existe=1;}}returnexiste;}}//fim Classe
mausexdd
JoatanGuj
voce acabou de fazer o dever de casa do cara XD
JoatanGuj
mausexdd:
JoatanGuj
voce acabou de fazer o dever de casa do cara XD
\o/ rs.
mais pensando bem acredito que o dever dele é bem mais complexo que esse pobre codigo xD.
ele pode implementar o meu algoritimo no codigo dele , ai eu estaria apenas ajudando.
de qualquer forma espero que não eu não tenha feito nada de ruim LOL.
P
PATO_BSI
Obrigado JoatanGuj
Consegui fazer o trabalho mesmo sem ter visto sua resposta aqui no fórum.
Só não consegui evitar de deixar o cliente cadastrar um CPF com número negativo.
E eu não fiz os dois métodos static que você fez para procurar o CPF e o Produto.
Usei o contains para fazer a busca e já me retornar uma resposta.
Vlw cara
Tem como você dar uma explicada nessa parte de não deixar cadastrar número negativo?
mausexdd
Voce pode fazer o mesmo codigo do CPF existe e comparar se o int na posição i da string que tu digito é >=0 || .equals(-) , só que antes de trabalhar com um conversor de String para Integer .
P
PATO_BSI
mausexdd:
Voce pode fazer o mesmo codigo do CPF existe e comparar se o int na posição i da string que tu digito é >=0 || .equals(-) , só que antes de trabalhar com um conversor de String para Integer .
Correto, entendi o que tu me falou.
Só que o nosso professor sempre passa pra gente cadastrar o CPF como long.
mausexdd
Se for com Long , melhor ainda pois vc pode comparar os valores direto com >=0 sem precisar de um conversor
P
PATO_BSI
Se for com Long , melhor ainda pois vc pode comparar os valores direto com >=0 sem precisar de um conversor
Mas tem que fazer isso na aplicação né?
mausexdd
Isso … quando voce apertar salvar ou gravar lança essa exceção e manda escrever denovo…
Se for web , voce pode usar um validador em javascript , que vai validando os numeros em tempo de digitação…