Java Desktop - Duvida de Iniciante

Olá, pessoal!

Estou começando a desenvolver um aplicação comercial, e, como estou começando agora com o java, gostaria de algumas orientações.

A idéia básica é fazer um programa com interface gráfica que conecta a um banco de dados (escolhi PostgreSQL) que irá ter contas a receber e contas a pagar, fluxo de caixa e cadastro de clientes e fornecedores.

Então vamos às perguntas:

Primeiramente relativas à escolha de bibliotecas…Pelo que andei lendo, pensei em utilizar:
-JDBC para a conexão ao banco de dados;
-SwingX para a interface gráfica;
Alguma sugestão de modificação nesta lista? E tem algum framework para ajudar no CRUD?

Ja trabalhei com C# e achei uma coisa interessante é ligar os dados do banco com um campo com os chamados binding source, no java teria como fazer isto? tem alguma framework para isto?

A principio vou utilizar a ide NetBeans

Agradeço qualquer ajuda.

Abraços!

glock,

Pelo que pude entender o seu aplicativo não vai ser “pequeno” , então :

• Manipulação de banco de dados use mapeamento objeto-relacional (JPA - Hibernate implementa ) JDBC direto vai ser pedreira.
  • SwingX nunca usei mas tem componentes bacanas como datapicker e calendar e painéis diversos.
  • Databinding o Netbeans versões atuais tem alguns recursos do tipo ( o pouco que usei penei um pouco, uso um framework feito na empresa que trabalho) e o JGoodies DtaBinding vale a pena da uma olhada .
  • E interessante vc estudar padrões de projetos .

luiz_renato,

sim, mais coisas serão implementas mas de inicio vai ser so isto mesmo…

vou dar uma pesquisa e estuda sobre o que vc sugeriu.

vlw pela dica

JDBC e o driver de conexao com seu banco sql, por isso vc precisa encontrar o .jar para seu banco…
Swing, vc escreve ambiente grafico
NetBeans e uma otima IDE, eu uso e recomendo.

Com netbeans eu escrevo meus codigos, minha logica, minhas classes e td mais…Vc pode usar ainda um recurso de persistencia no netbeans, coisa q ainda naum testei mas sei q tem…pesquise.

t+

fernadopaiva,

fiquei com uma duvida, terei que utilizar o JDBC mesmo utilizando o JPA - Hibernate que o luiz_renato sugeriu?

vlw!

na questão de criação das telas, seria interessante utilizar o matisse do netbeans ou utilizar algum framework?

Seria mais prático você utilizar o Drag on Drop do NetBeans.

juniorlinux,

o que seria o Drag on Drop do NetBeans?

[quote=glock]juniorlinux,

o que seria o Drag on Drop do NetBeans?[/quote]

O nome já diz tudo, “clicar e arrastar”. Aquele criador de telas. Dê uma olhada em:

http://cld.blog-city.com/new_netbeans_article_netbeans_drag_and_drop_tutorial.htm

será bastante esclarecedor.

juniorlinux,

entendi, seria utilizando a paleta que o netbeans oferece com componentes swing.