Bom dia, alguem pode me apontar vantagens de se desenvolver em Java Desktop ao contrário de Delphi que aparentemente tem uma melhor produtividade. Obs: Eu sei que java é multiplataforma, então por favor citem outras vantagens.
Entao sendo mais pratico seria considerando diretamente desenvolvimento desktop Windows que voce quis dizer.
Vantagem do Delphi: Mais produtivo e aplicações mais velozes.
Desvantagens: Em desuso no mercado, entao esqueca para novos projetos, vai ter dificuldade para encontrar bons profissionais interessados.
Vantagens do Java: Comunidade e mais opções de biblioteca de UI: Swing (o mais usado e mais bizarro resultado para o usuario), SWT (lembra o resultado do Delphi) e JavaFx (solucao moderna e nao tem similar no Delphi).
Desvantagem: Menos produtivo.
Atencao que nem sempre a solucao tem a necessidade de ser desktop, procure expor o seu problema real independente da tecnologia.
O que você quer dizer com “mais bizarro resultado para o usuario” quando se refere ao SWING ?
só é menos produtivo se vc pegar e for fazendo a partir dos componentes prontos.
se vc criar seus proprios componentes de acordo com necessidade não é nada pouco produtivo.
Sinta na pratica como usuario, voce gostaria que o Eclipse fosse feito em Swing? O Swing tem componentes visuais mais fracos que o nativo do sistema operacional, geralmente disfarçado por maquiagens (skins / look and feel).
então, você me recomenda trabalhar com SWT ou JavaFX ? Ti confesso que até agora só trabalhei com Swing e achei um pouco complicado de organizar os componentes na tela se optar por utilizar um MigLayout por exemplo. Por outro lado o AbsoluteLayout deixa você fazer o que quiser, porém sei que pode distorcer de acordo com o tamanho da tela do usuario.
Sobre Swing nao posso ajudar mas terá muito apoio da comunidade por ser muito usado. SWT é uma solucao portavel a varios SOs e de melhor qualidade em relacao a Swing mas mesmo assim nao é muito apoiada pela comunidade por nao ser multiplataforma e sim com distribuicao portável ao SO que tiver implementacao do Swt. JavaFx é a solucao mais promissora para desktop Java. Mas nao posso falar o que é melhor para voce usar pois nao falou quais necessidades quer atender realmente e pode ser que nem seja desktop a solucao.
Bom, não abri o topico para falar sobre uma solução em específico, pois até agora venho utilizando delphi em meus projetos (sou Delphi developer CErtificated) e gostaria de ir migrando para o java.
O que sinto mais falta no delphi é a falta de POO, não posso aplicar na “unha” um padrão de projeto como MVC por exemplo. É uma IDE literalmente DRAG and DROP.
[quote=rlanhellas]Bom, não abri o topico para falar sobre uma solução em específico, pois até agora venho utilizando delphi em meus projetos (sou Delphi developer CErtificated) e gostaria de ir migrando para o java.
O que sinto mais falta no delphi é a falta de POO, não posso aplicar na “unha” um padrão de projeto como MVC por exemplo. É uma IDE literalmente DRAG and DROP. :([/quote]
Eu tambem era desenvolvedor Delphi. Te aconselho entao para aprendizado e novas oportunidades no mercado escolher alguma tecnologia Web. OOP no Delphi é perfeitamente possivel mas muito improdutivo, natural do Delphi é seguir o RAD. Vai no site da Calelum que tem apostilas, como esta: http://www.caelum.com.br/curso/fj-21-java-web/
Sim isso mesmo, Delphi = OOP é muito estranho eheh, é seguir no sentido contrario da corrente.
Eu já tenho vasta experiência em PHP (jquery + ajax + zend) desenvolvendo grandes projetos, meu foco agora não é web, pois se tratando de web estamos bem estáveis.
Porém, há clientes que exigem aplicações desktop e não web (principalmente pelo preço). E a algum tempo atras apareceu 1 cliente especial (que exigiu uma aplicação multiplataforma), ae já viu o problema que deu.
[quote=rlanhellas]Sim isso mesmo, Delphi = OOP é muito estranho eheh, é seguir no sentido contrario da corrente.
Eu já tenho vasta experiência em PHP (jquery + ajax + zend) desenvolvendo grandes projetos, meu foco agora não é web, pois se tratando de web estamos bem estáveis.
Porém, há clientes que exigem aplicações desktop e não web (principalmente pelo preço). E a algum tempo atras apareceu 1 cliente especial (que exigiu uma aplicação multiplataforma), ae já viu o problema que deu.[/quote]
Nao entendi sobre o preço, aplicacao desktop é mais custosa em suporte tecnico. Voce tem que defender usar web (rede interna) quando nao for necessario desktop. Sobre Php jquery ajax e principalmente o framework zend que segue Mvc, será mais tranquilo voce migrar para Java. Depois que aprender a parte basica web em java foque em um framework como Spring Mvc.
Entendo. Obrigado pelas explicações que foram dadas. Me ajudaram bastante.
Estou exatamente com o mesmo dilema. Desenvolvemos internamente um projeto de aplicação comercial em Delphi. Estamos partindo para um novo projeto que visa substituir este no futuro. Queremos aplicar técnicas de OO, Tdd e MVC. Delphi ou JavaFX 2?
1-Eclipse ou netbeans
2-frameworks de persistência
3-não pago por ide
4-tambem acho que pode ser tão ágil quanto delphi, (isso não depende mais do método de desenvolvimento do que da linguagem e ide?)
Nao poderia aproveitar o investimento e migrar para web(intranet) os módulos que forem adequados para o mesmo?
Está enfrentando problema de mercado para contratação em Delphi (o que está acontecendo mesmo), ou algum outro problema real para justificar trocar desktop por desktop? O ambiente de estações do cliente é Linux? Isso seria uma justificativa.
Está ciente de que está trocando uma solução nativa por uma não nativa e poderá ter dificuldades em acessar alguns recursos do SO caso estiver usando?
No mais, se tiver mesmo que abandonar o Delphi e ter que ser outra aplicação desktop para Windows, prefira .NET.
Nao poderia aproveitar o investimento e migrar para web(intranet) os módulos que forem adequados para o mesmo?
Está enfrentando problema de mercado para contratação em Delphi (o que está acontecendo mesmo), ou algum outro problema real para justificar trocar desktop por desktop? O ambiente de estações do cliente é Linux? Isso seria uma justificativa.
Está ciente de que está trocando uma solução nativa por uma não nativa e poderá ter dificuldades em acessar alguns recursos do SO caso estiver usando?
No mais, se tiver mesmo que abandonar o Delphi e ter que ser outra aplicação desktop para Windows, prefira .NET.[/quote]
prefira .NET. …
concordo plenamente, 10x melhor que os dois, unico problema que é pago. mas eu iria de .net com certeza.
No mais, se tiver mesmo que abandonar o Delphi e ter que ser outra aplicação desktop para Windows, prefira .NET.[/quote]
prefira .NET. …
concordo plenamente, 10x melhor que os dois, unico problema que é pago. mas eu iria de .net com certeza.[/quote]
Assino embaixo.
Se não existe a mais remota possibilidade de portabilidade para outros SO’s, vá de .NET com certeza. Não vai se arrepender.
prefira .NET. …
concordo plenamente, 10x melhor que os dois, unico problema que é pago. mas eu iria de .net com certeza.[/quote]
Assino embaixo.
Se não existe a mais remota possibilidade de portabilidade para outros SO’s, vá de .NET com certeza. Não vai se arrepender.[/quote]
É isso ai, geralmente Windows é .NET, desktop multi OS é Java. Ou o que outro motivo mais forte faça decidir outra coisa.
Framework .NET não é pago. E sobre IDE existem as versões Express do Visual Studio que são free. Não sei como está hoje, é bom baixar e testar, mas quando usava a limitação era insignificante para desenvolvimento Windows ou Web voltado a desenvolvedores independentes, que não precisam de recursos além do necessário para somente criar a aplicação. Depois com retornos é só investir na versão Profissional.