Pessoal, pelo que eu vi as IDE´s java não tem uma boa Herança Visual não é completa (posso estar errado) o que vocês costumam fazer, desenhar tela a tela ou desenhar um form padrão e depois usar como modelo nas IDE´s para gerar outras telas?
amigo eu custumo usar o netbeans para criar a interface.
ele tem uma boa ferramenta visual.
eu aconselho voce a criar as classes view nele e depois pegar os .java e criar controllers para por eventos e o resto
para usar o maior numero de camadas
[quote=xptavares]amigo eu custumo usar o netbeans para criar a interface.
eu aconselho voce a criar as classes view nele e depois pegar os .java e criar controllers para por eventos e o resto
ps. tem pessoas que ate mesmo pega os .java e abrem no eclipse mais dai vai de cada um a IDE que prefere[/quote]
amigo eu custumo usar o netbeans para criar a interface.
ps. tem pessoas que ate mesmo pega os .java e abrem no eclipse mais dai vai de cada um a IDE que prefere
[quote=xptavares]amigo eu custumo usar o netbeans para criar a interface.
ps. tem pessoas que ate mesmo pega os .java e abrem no eclipse mais dai vai de cada um a IDE que prefere[/quote]
Normalmente, crio uma classe base para todos os frames. Essa classe base, em geral, define o que acontece quando fecha a janela, tamanho das janelas, etc, além de definir métodos abstratos para passagem de parâmetros entre as telas.
[quote=lukyto][quote=xptavares]amigo eu custumo usar o netbeans para criar a interface.
Tem algum artigo que ensina MVC com Swing?[/quote]
A natureza do swing É MVC. Não é uma coisa que precise ser ensinada, porque já é praticamente obrigatória.
[quote=lukyto]Pessoal, pelo que eu vi as IDE´s java não tem uma boa Herança Visual não é completa (posso estar errado) o que vocês costumam fazer, desenhar tela a tela ou desenhar um form padrão e depois usar como modelo nas IDE´s para gerar outras telas?
[/quote]
Tem coisas que me deixam nervoso… Java tem a melhor herança possível, a de objetos. Herança visual é um conceito que não funciona quando o seu sistema é real.
Primeiro, em java, vc não deve desenhar telas usando um editor de tela. Vc deve escrever o codigo na mão.
Segundo, é seu modelo de objetos visuais que tem que prover mecanismos de “herança visual” e não o java.
Desenhar tela na mão?!?!? Mano, isso me lembra o Clipper. Vc está brincando, não é? Ou então seus projetos deve ser mais para web.
Para quem trabalha com aplicações com muitas telas, herança visual é substancialmente necessária para um excelente performance de desenvolvimento.
Na boa, ainda não vi em Java uma ferramenta REALMENTE eficiente quando o quesito é herança visual. Só não entendi bem o porque até hoje.
Existe o WindowBuilder (pago), que é o melhor que eu conheço. O do NetBeans é bom, mas para reuso de informações “visuais”, é triste. Infelizmente esta é a realidade.
[quote=marciosantri]Desenhar tela na mão?!?!? Mano, isso me lembra o Clipper. Vc está brincando, não é? Ou então seus projetos deve ser mais para web.
Para quem trabalha com aplicações com muitas telas, herança visual é substancialmente necessária para um excelente performance de desenvolvimento.
Na boa, ainda não vi em Java uma ferramenta REALMENTE eficiente quando o quesito é herança visual. Só não entendi bem o porque até hoje.
Existe o WindowBuilder (pago), que é o melhor que eu conheço. O do NetBeans é bom, mas para reuso de informações “visuais”, é triste. Infelizmente esta é a realidade.
Inté.[/quote]
Quando houver uma ferramenta inteligente o bastante para saber quando usar a herança, talvez deixemos de fazer as coisas na mão. Até lá…
Também acho a postura do sergio um pouco radical. Sou contra quem faz GUI sem entender o que está acontecendo. Mas eu era certamente muito mais produtivo com o Visual Editor do eclipse. Ajustar os parâmetros do GridBagLayout na mão é uma tarefa mecânica, sujeita a erros e pouquíssimo produtiva.
Mas vc só usa GridBagLayout quando vc tem interfaces realmente detalhadas… Acho que pra fazer o arroz-com-feijão do dia-a-dia (formulários, e essas coisas) dá pra se virar muito bem com os outros gerenciadores.
Citei apenas um exemplo. Eu geralmente usava uma combinação de BorderLayout, FlowLayout e GridBagLayout. Com o Visual Editor, era realmente muito fácil alinhar componentes usando o GridBag.
A interface grafica é muito mais util para produtivade, porem vc perde na herança, é inutil extender a uma tela criada usando editor visual (SIM, eu já fiz isso).
Agora quando vc cria na mão, vc pode ter um set de componentes ou de partes que vc pode acoplar as suas telas facilitando e muito o desenvolvimento.
++
Taí algo que eu acho imbatível.Não toco no VE há muito tempo, e já não sinto falta.Claro que cada usuário deve ter uma biblioteca de apoio forte(com exemplos/widgets e outros) para já saber como irá codificar.
Bom, trabalho com sistemas desktop em java a anos e não vejo problemas em editores visuais. Uso o NetBeans a tantos anos que nem lembro mais, e não tenho maiores problemas com o editor visual. Não posso dizer que ele as vezes não seja chato e metido, tentando adivinhas o que quero fazer (será que é por isso que não gosto do Eclipse?) mas no geral ele nos poupa muito tempo de desenvolvimento. Quando a herança, você pode utilizar no próprio NetBeans, de uma olhada em http://wiki.netbeans.org/FaqFormCustomContainerBean, funciona perfeitamente. Criar componentes para o seu sistema e coloca-los na paleta é muito útil, poupa bastante tempo e é um jeito bastante inteligente de trabalhar, componentização. Você pode criar um plugin para que possa atualizar todos os IDEs da sua empresa de forma automática quando um novo componente é criado, através de um Update Center. Isso funciona em qualquer IDE, já que todos tem plugins, mas digo que funciona perfeitamente no NetBeans. E não deixe de dar uma olhada no genesis.dev.java.net, nos ajuda a manter a sanidade quando o assunto é Swing, uma API bastante poderosa mas bastante complexa, principalmente para pessoal não familiarizado com a tecnologia.
Brincadeiras a parte, caso trabalhar apenas com um IDE seja um problema (pessoalmente, gosto que cada desenvolvedor escolha seu IDE), e alguns queiram o Eclipse mas você gostar do editor visual do NetBeans ou qualquer outro, sugiro uma abordagem simplista, ou seja, apenas o design de tela ser feito via ferramenta, e todos os listeners etc sejam feitos via editor de código. Assim você não fica preso a apenas uma ferramenta.
:arrow: Jspresso is an innovative framework for building rich internet applications. Jspresso dramatically reduces the development cycles needed to get your corporate application up and running while not sacrificing quality, robustness and performance. Jspresso is not just another webapp framework. Jspresso based applications offer the exact same ergonomics as desktop applications while keeping an N-tier, server-centric architecture on a java backend. Jspresso-based applications can be deployed either in Adobe’s Flex, Ajax (WingS), ULC and Swing, all on the same codebase and without a single specific line of GUI code. And last but not least, Jspresso is free.
:arrow: License
Jspresso is Free Software.
Jspresso is licensed under the LGPL v3. The LGPL allows the use of Jspresso in both open source and commercial (closed source) projects. As soon as your project does not modify the source code of Jspresso, the LGPL entitles you to distribute your application under any license terms. For the sake of clarity, importing and inheriting from Jspresso classes or interfaces is not considered as a Jspresso modification and remains fully compatible with the above satement.
You will find below the full text of the LGPL license. Additionally this license can be found in the file “LICENSE.txt” in the root directory of the Jspresso distribution.[/quote]
Parace ser uma projeto interessante, porem so o gerado para Flex tem aparecia razoavel. Ou Ajax é muito lento e o Swing doi olhar aquilo la, muito feio.
[quote=hmichel]Bom, trabalho com sistemas desktop em java a anos e não vejo problemas em editores visuais. Uso o NetBeans a tantos anos que nem lembro mais, e não tenho maiores problemas com o editor visual. Não posso dizer que ele as vezes não seja chato e metido, tentando adivinhas o que quero fazer (será que é por isso que não gosto do Eclipse?) mas no geral ele nos poupa muito tempo de desenvolvimento. Quando a herança, você pode utilizar no próprio NetBeans, de uma olhada em http://wiki.netbeans.org/FaqFormCustomContainerBean, funciona perfeitamente. Criar componentes para o seu sistema e coloca-los na paleta é muito útil, poupa bastante tempo e é um jeito bastante inteligente de trabalhar, componentização. Você pode criar um plugin para que possa atualizar todos os IDEs da sua empresa de forma automática quando um novo componente é criado, através de um Update Center. Isso funciona em qualquer IDE, já que todos tem plugins, mas digo que funciona perfeitamente no NetBeans. E não deixe de dar uma olhada no genesis.dev.java.net, nos ajuda a manter a sanidade quando o assunto é Swing, uma API bastante poderosa mas bastante complexa, principalmente para pessoal não familiarizado com a tecnologia.
Brincadeiras a parte, caso trabalhar apenas com um IDE seja um problema (pessoalmente, gosto que cada desenvolvedor escolha seu IDE), e alguns queiram o Eclipse mas você gostar do editor visual do NetBeans ou qualquer outro, sugiro uma abordagem simplista, ou seja, apenas o design de tela ser feito via ferramenta, e todos os listeners etc sejam feitos via editor de código. Assim você não fica preso a apenas uma ferramenta.
Att.[/quote]
Eu tentei fazer algo de herança visual usando JFrame com o conceito de Beaninfo mas não rolou… vc tem um exemplo de código pra eu ter uma idéia de como é?