Java desktop

pessoal preciso fazer um sistema pra desktop, to começando agora a programação em java
por onde eu começo ?
qual tipo de tecnologia é para desenvolvimento de aplicativo desktop, J2SE, J2EE, J2ME ?

obrigado

Desktop = Java SE (também chamada de Java 2 SE).
Dica: aprenda a usar dois tipos de layout: Null Layout e MigLayout, e não perca muito tempo com os outros. Não perca muito tempo com (por exemplo) o GridBagLayout.

Quer aprender a programar para desktop ?

1* Vc vai precisar de uma IDE, o NetBeans(http://www.netbeans.org/) é a melhor nesse quesito
2* Aprender um pouco de Java , como Coleções(List,Map,Set,etc…) , Estrutura de dados, Etc…
3* Aprender a usar os Componentes Visuais da Swing(biblioteca gráfica) :: http://www.java2s.com/Article/Java/Swing/CatalogSwing.htm
4* Não precisa muito se precupar com os Layouts: MigLayout, GridBagLayout, o NetBeans cuidada disso pra vc…

Então é isso boa sorte.

obrigado por responderem

RicardoCobain

o netebens geral a parte grafica? como delphi ?

Sim, o NetBeans faz a parte gráfica, mas não exatamente como no Delphi. Tente se desligar um pouco do Delphi pois as coisas são um pouco diferentes no Java.
O NetBeans é muito bom e é free.

Ao meu ver, a melhor ferramenta para gerar telas em Java ainda se chama JBuilder (mesmo depois que a Borland a vendeu). Só é meio carinha (um pouco mais de mil reais).
Existe o WindowBuilder para Eclipse, também pago. Muito bom também, só que exige máquinas “muito” boas.

Vai de NetBeans pra começar que você está em boas mãos.

Cara,

O Netbeans é muito bom, porém não saia simplesmente arrastando componentes, clicando em suas propriedades e adicionando eventos. Pare um pouco para entender (não precisa decorar) o que ele está fazendo. Ele é muito bom, mas na minha opinião gera um código que é um lixo. Agora, programar J2SE, seja em Swing ou SWT na unha, é praticamente um parto. Hoje eu faço assim:

• Trabalho com o Netbeans e Eclipse abertos. Quando preciso gerar uma tela e não tenho a manha de fazê-la na mão, gero ela no Netbeans, tiro a ideia principal e vou escrevendo-a no Eclipse. Isso porque prefiro muito mais o Eclipse e porque não gosto do código gerado pelo Netbeans. Mas para isso você tem de saber o mínimo de Swing, senão, isso não tem sentido, pois com o minimo de conhecimento vc tem como melhorar o código gerado pelo Netbeans, tornando-o mais legível.
  • Uma coisa bem simples e útil para alguns dos casos é vc fazer uma tela padrão e trabalhar com herança.

Tava levando isso em consideração quando falei… heheheheh

Cara acho isso perca de tempo, você deve focar seus esforços nas regras da sua Aplicação, e não em ajeitar o codigo que o NetBenas gera para os formulários, a unica coisa que você vai precisar é referenciar os Componentes dentro dos eventos e tals… Você pode investir o tempo que você perde embelezando o codigo, na criação de sua aplicação
tou falando isso por exeperiencia pŕopria, tinha mania de fazer as telas tudo na mão…