Java desktop

6 respostas
J

pessoal preciso fazer um sistema pra desktop, to começando agora a programação em java
por onde eu começo ?
qual tipo de tecnologia é para desenvolvimento de aplicativo desktop, J2SE, J2EE, J2ME ?

obrigado

6 Respostas

T

Desktop = Java SE (também chamada de Java 2 SE).
Dica: aprenda a usar dois tipos de layout: Null Layout e MigLayout, e não perca muito tempo com os outros. Não perca muito tempo com (por exemplo) o GridBagLayout.

RicardoCobain

Quer aprender a programar para desktop ?

1* Vc vai precisar de uma IDE, o NetBeans(http://www.netbeans.org/) é a melhor nesse quesito
2* Aprender um pouco de Java , como Coleções(List,Map,Set,etc…) , Estrutura de dados, Etc…
3* Aprender a usar os Componentes Visuais da Swing(biblioteca gráfica) :: http://www.java2s.com/Article/Java/Swing/CatalogSwing.htm
4* Não precisa muito se precupar com os Layouts: MigLayout, GridBagLayout, o NetBeans cuidada disso pra vc…

Então é isso boa sorte.

J

obrigado por responderem

RicardoCobain

o netebens geral a parte grafica? como delphi ?

marciosantri

Sim, o NetBeans faz a parte gráfica, mas não exatamente como no Delphi. Tente se desligar um pouco do Delphi pois as coisas são um pouco diferentes no Java.
O NetBeans é muito bom e é free.

Ao meu ver, a melhor ferramenta para gerar telas em Java ainda se chama JBuilder (mesmo depois que a Borland a vendeu). Só é meio carinha (um pouco mais de mil reais).
Existe o WindowBuilder para Eclipse, também pago. Muito bom também, só que exige máquinas “muito” boas.

Vai de NetBeans pra começar que você está em boas mãos.

B

Cara,

O Netbeans é muito bom, porém não saia simplesmente arrastando componentes, clicando em suas propriedades e adicionando eventos. Pare um pouco para entender (não precisa decorar) o que ele está fazendo. Ele é muito bom, mas na minha opinião gera um código que é um lixo. Agora, programar J2SE, seja em Swing ou SWT na unha, é praticamente um parto. Hoje eu faço assim:

• Trabalho com o Netbeans e Eclipse abertos. Quando preciso gerar uma tela e não tenho a manha de fazê-la na mão, gero ela no Netbeans, tiro a ideia principal e vou escrevendo-a no Eclipse. Isso porque prefiro muito mais o Eclipse e porque não gosto do código gerado pelo Netbeans. Mas para isso você tem de saber o mínimo de Swing, senão, isso não tem sentido, pois com o minimo de conhecimento vc tem como melhorar o código gerado pelo Netbeans, tornando-o mais legível.
  • Uma coisa bem simples e útil para alguns dos casos é vc fazer uma tela padrão e trabalhar com herança.
RicardoCobain

Tava levando isso em consideração quando falei… heheheheh

Cara acho isso perca de tempo, você deve focar seus esforços nas regras da sua Aplicação, e não em ajeitar o codigo que o NetBenas gera para os formulários, a unica coisa que você vai precisar é referenciar os Componentes dentro dos eventos e tals… Você pode investir o tempo que você perde embelezando o codigo, na criação de sua aplicação
tou falando isso por exeperiencia pŕopria, tinha mania de fazer as telas tudo na mão…

Criado 16 de agosto de 2008
Ultima resposta 21 de ago. de 2008
Respostas 6
Participantes 5