Java e JavaC

Pessoal to lendo aqui no livro da Kathy ultimo capitulo sobre Java e JavaC, mas nao to conseguindo fazer nada kkk =/

Como faço pra compilar uma classe minha com java?

Tentei fazer o seguinte:

Porém da pau =/.

Outra coisa no livro fala sobre propriedades do Sistema e tem um exemplo usando o seguinte trecho de codigo:

e no livro fala que são pares de nomes e valores mas pra que serve isso?

Meu caro, faça o seguinte:

  1. Crie a seguinte classe no C:\

public class Teste{ public static void main(String args[]){ System.out.println("Meu primeiro teste"); } }

  1. No Windows, abra o pronpt de comando (CMD)
  2. Entre no c:\
  3. digite:

javac Teste.java

  • O comando acima irá comilar sua classe
  1. digite

java Teste

  • O comando acima irá executar a sua classe. No console deve ser apresentado a frase “Meu primeiro teste”
  1. Altere sua classe para

public class Teste{ public static void main(String args[]){ System.out.println("Parametro A: " + args[0]); System.out.println("Parametro B: " + args[1]); } }

  1. Compile novamente

javac Teste.java

  1. agora execute

java Teste ValorArgsA ValorArgsB

  1. Deve ser apresentado no seu console

Parametro A: ValorArgsA
Parametro B: ValorArgsB

Como você pode identificar, os valores “ValorArgsA” e “ValorArgsB” foram passados para a classe como parâmetros.

Agora, você entendeu?

[quote=betounisul]Meu caro, faça o seguinte:

  1. Crie a seguinte classe no C:\

public class Teste{ public static void main(String args[]){ System.out.println("Meu primeiro teste"); } }

  1. No Windows, abra o pronpt de comando (CMD)
  2. Entre no c:\
  3. digite:

javac Teste.java

  • O comando acima irá comilar sua classe
  1. digite

java Teste

  • O comando acima irá executar a sua classe. No console deve ser apresentado a frase “Meu primeiro teste”
  1. Altere sua classe para

public class Teste{ public static void main(String args[]){ System.out.println("Parametro A: " + args[0]); System.out.println("Parametro B: " + args[1]); } }

  1. Compile novamente

javac Teste.java

  1. agora execute

java Teste ValorArgsA ValorArgsB

  1. Deve ser apresentado no seu console

Parametro A: ValorArgsA
Parametro B: ValorArgsB

Como você pode identificar, os valores “ValorArgsA” e “ValorArgsB” foram passados para a classe como parâmetros.

Agora, você entendeu?[/quote]

Opa e ai cara tranquilao? To entendendo só que minha classe esta dentro do meu workspace que se encontra no seguinte caminho

C:\Users\everton\workspace\TestesCertified\src\CmdArgs\CmdArgs.java

javac C:\Users\everton\workspace\TestesCertified\src\CmdArgs\CmdArgs.java

ou se preferir

[b]cd C:\Users\everton\workspace\TestesCertified\src\CmdArgs\

javac CmdArgs.java[/b]

Depois será gerado um arquivo no mesmo diretório com a extenção .class Daí, é só executa-lo:

java CmdArgs

bem, estudar pra certificacao e ficar usar ide, é complicado meu amigo, exceto quando domina bem java e sabe tudo que está acontecendo nos bastidores da ide, quando executa algo, do contrario, vai pra o notepad, abre o prompt e comeca a fazer as coisas ver os erros e ajeitar, pq so assim aprende. a IDE nao eh uma ferramenta para estudo SCJP, la vc vai ver so code, e perguntas que de fato vc precisa saber o pq que aconteceu tal coisa quando executou da forma X.

Rapaz eu nunca fiz nada no notepad pq num sabia =/, por isso to perdido nesse capitulo, to tentando executar no prompt agora pq o capitulo aborda isso, pq de fato nem sabia de compilar os arquivos .java pelo prompt e to muito perdido aqui =/.

quando digito o seguinte:

javac C:\Users\everton\workspace\TestesCertified\src\CmdArgs\CmdArgs.java

recebo no prompt “javac nao é reconhecido como um comando interno”

dar uma olhada neste post. http://camilolopes.wordpress.com/2008/03/27/instalando-java-em-ambiente-windows-5-minutes/

Camilo eu li o topico porém nao consegui =/.

Veja só quando eu digito no prompt java -version eu recebo:

"java version “1.6.0_17"
Java SE Runtime Environment <build 1.6.0_17-b04>
Java HotSpot 64-Bit Server VM <build 14.3-b01, mixed mode>”

Isso sem configurar nenhum variavel de ambiente. Após ler seu topico fui configurar as variaveis de ambiente e possuo la uma variavel chamada Path com o seguinte caminho:

“C:\Program Files (x86)\PC Connectivity Solution;%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0;c:\Program Files (x86)\ATI Technologies\ATI.ACE\Core-Static;c:\Program Files (x86)\Common Files\Roxio Shared\10.0\DLLShared;c:\Program Files (x86)\Common Files\Roxio Shared\DLLShared”

Fui alterar o valor de Path para a pasta do java que eu tenho instalado, porém nao tenho o caminho que vc especificou:
“C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_06\bin (caso tenha instalado padrão);”

Pelo meu sistema ser de 64bits tenho os seguintes caminhos:
“C:\Program Files (x86)\Java\jre6\bin” (é a mesma coisa do seu caminho especificado?)
“C:\Program Files\Java\jre6\bin” (é a mesma coisa do seu caminho especificado?)

Alterei para estes caminhos que falei acima e mesmo assim não deu :cry:.

To baixando o jdk aqui assim que terminar posto aqui.

para compilar é preciso instalar o JDK, só com o JRE não dá

vc pode baixar o jdk a partir desse generoso link
google.com/search?q=jdk+download
depois configura a variável JAVA_HOME denovo

[quote=evertonsilvagomesjava]Outra coisa no livro fala sobre propriedades do Sistema e tem um exemplo usando o seguinte trecho de codigo:

view plaincopy to clipboardprint?

  1. java -DcmdProp=cmdVal TestProps

java -DcmdProp=cmdVal TestProps

e no livro fala que são pares de nomes e valores mas pra que serve isso?[/quote]

quando a JVM é iniciada, esses pares de chaves e valores são criados

vc pode visualizar essas variáveis com o seguinte código

[code]
import java.util.Enumeration;
import java.util.Properties;

class TestProp{
public static void main(String … a){
//recupera as propiedades configuradas na JVM
Properties props = System.getProperties();
//faz um loop por todos os pres chave = valor e imprime na tela
Enumeration enumProps = props.propertyNames();
while (enumProps.hasMoreElements()) {
String key = (String)enumProps.nextElement();
System.out.println(key + " = " + props.getProperty(key));
}
}
}[/code]

ai vc pode chamar desse modo

vc vai ver muitas linhas com muitas configurções da JVM

se vc tiver usando linux vc pode filtrar a saída para ver somente a linha que te interessa assim

Humm consegui aqui kkk vlww!! Mas o que sao esses pares de chaves e valores o que eles fazem?

Outra coisa apos instalar o jdk e configurar as variaveis de ambiente, fui abrir o eclipse deu um problema veja só o que aparece:


Se não me engano tú disse que teu windows é 64 bits,e pelo erro do eclipse vi que tú instalou o eclipse de 32 bits…pode ser isso

Hum vlw cara nao tinha nem reparado. È pq tem uma pasta arquivos de programas x86 que ja instala o que é 32 bits la direto. Nao sei pq num deu =/, mas de qualquer forma vlw!!

[quote=evertonsilvagomesjava]Humm consegui aqui kkk vlww!! Mas o que sao esses pares de chaves e valores o que eles fazem?

Outra coisa apos instalar o jdk e configurar as variaveis de ambiente, fui abrir o eclipse deu um problema veja só o que aparece:

[/quote]

é sempre bom vc ter um pouco de flexibilidade na hora de instanciar uma VM,
tive um problema onde eu tinha que habilitar um serviço um serviço em um cluster,
o frontend (computador que disponibiliza os serviços da rede do cluster para uma rede externa) possuia 2 interfaces de rede,
cada uma com um IP, se fosse instanciada um JVM sem os parametros, ela iria pedir ao SO o endereço e a interface padrão (do SO),
por isso precisei especificar a interface que seria usada no momento da inicialização da VM com esse argumento

-Djava.rmi.server.hostname=192.168.0.22 assim não precisava adivinhar o que o SO queri fazer ou fazer uma configuração direto no SO,

MAS ISSO NÃO VAI CAIR NA PROVA =)

[quote=evertonsilvagomesjava]Humm consegui aqui kkk vlww!! Mas o que sao esses pares de chaves e valores o que eles fazem?

Outra coisa apos instalar o jdk e configurar as variaveis de ambiente, fui abrir o eclipse deu um problema veja só o que aparece:

[/quote]

cara, eu nunca vi esse erro, mas parece ser algo com a versão que vc instalou
olha essa linha do erro-Dosgi.requiredJavaVersion=1.5vc instalou uma versão antiga? qual foi?
vc não pode configurar o eclipse pra usar o java que já estava instalado?

[quote=tralsl][quote=evertonsilvagomesjava]Humm consegui aqui kkk vlww!! Mas o que sao esses pares de chaves e valores o que eles fazem?

Outra coisa apos instalar o jdk e configurar as variaveis de ambiente, fui abrir o eclipse deu um problema veja só o que aparece:

[/quote]

cara, eu nunca vi esse erro, mas parece ser algo com a versão que vc instalou
olha essa linha do erro-Dosgi.requiredJavaVersion=1.5vc instalou uma versão antiga? qual foi?
vc não pode configurar o eclipse pra usar o java que já estava instalado?[/quote]

Entao era problema de versao mesmo. Baixei aki funcionou. hehe vlww cara ajudou eu pacas!!