Java e Linux: Dobradinha para acesso de coletores Windows CE a aplicação rodando em servidor Linux

Estou pesquisando e tentando encontrar uma forma de criar um programa demo que rode em uma servidor Linux Fedora e seja acessível a coletores de dados rodando Windows CE.

Conheço o Metaframe (Citrix) mas na empresa a um forte desejo para não gastar com licenças e também ter apenas um único lugar para atualizar a aplicação, ao invés de ter que instalar a aplicação em todos os coletores e também posteriormente controlar as versões instaladas neles. A partir destas necessídades é que está sendo cogitado o uso de Java e Linux.

Existe uma forma de eu poder visualizar esta minha GUI gráfica feita em Swing, SWT, Thinlet no coletor, bastando que nele exista um cliente de telnet ou algo parecido ? Pretendo ter dezenas de clientes conectados ao servidor, cada qual com sua sessão, ao estilo do que o Metaframe (Citrix) / Terminal Server (Microsoft) faz.

Gostaria de ver a GUI gráfica na tela do coletor e não algo em modo texto usando o Putty e o Charva. O Charva me pareceu legal, só que eu teria telas texto em coletores gráficos rodando Windows. Gostaria de ter uma interface mais rica para o usuário ao mesmo tempo que no coletor só mantenho o cliente telnet.

Então ficaria assim:

No coletor eu clico no ícone do Putty (ou algo semelhante) e este abre uma sessão de telnet (ou algo equivalente) no servidor Linux, executando a aplicação Java.

Alguém pode me dar indicações ?

grato.

Poxa será que não tem ninguém que tenha tido uma necessidade parecida ?

Coletores de Dados estão bastante disseminados hoje em dia nos mais váriados segmentos.

Enquanto a resposta não veio, já pensei em outra vertente que é abadonar Java e fazer o desenvolvimento com PHP + Apache.

Isto me daria o que eu preciso:

  • Solução de baixo custo
  • Muitos programadores a disposição para implementação + manutenção
  • Não preciso instalar nada no coletor, basta o browser
  • Escabilidade excelente

Então é o seguinte: Praticamente não tenho argumentos para defender o Java,o que também por si não quer dizer que devo usar Java para tudo, afinal, tem coisas (talvez como esta que eu quero) que uma solução web é melhor do que um desktop emulado (Charva).

Bem, a todos obrigado por não responderem. Dê certa forma o silêncio também pode ajudar a entender algumas coisas.