Publicado também no JavaFree
Saudações a todos, tentarei ser o mais claro possível.
Sou acadêmico de sistemas de informação e aprendi a programar na faculdade.
Tive noções de programação estruturada usando como ferramentas Pascal e Delphi, também aprendi programação Orientada a Objetos usando a linguagem Java.
Quando comecei a aprender java tinha algumas dificuldades, mas aos poucos fui criando gosto pela linguagem.
E acabei tentando aprender mais sobre java, e deixando outras linguagens para trás como Python, C, C++, PHP etc.
Pelo que noto é possivel fazer praticamente tudo em Java, mas muitas vezes eu poderia utilizar linguagens mais simples, como PHP para criar um formulario de email ou um chat.
Outra coisa que vejo, é que java não é interessante para aplicações desktop por ser muito pesado (me corrijam se estiver errado) ou as vezes o próprio uso do Tomcat como servidor de um formulario de livro de visitas feito em JSP pode se tornar desnecessário.
Mas por acreditar que Java faz praticamente tudo acredito que consigo manter um padrão nas aplicações.
Gostaria da opinião de vocês se seria interessante investir somente em Java e me especializar nessa linguagem, ou aprender outras linguagens e dependedo do caso, usar Java ou não.
Aproveito e pergunto a vocês, em que situações vocês não utilizariam java e usariam outra linguagem.
Espero ter sido bastante claro e conseguir trocar algumas idéias.