Olá pessoal, nunca me aprofundei muito no Java, estudando somente até o Swing. Porém, vejo que o mercado em sua grande parte é desenvolvimento web, e nas vagas para desenvolvedor Java há exigências de conhecimentos em JSF, Spring, JBoss, WebSphere, entre outros.
A minha primeira grande dúvida é se um bom programador Java precisa ter um conhecimento geral de no mínimo uns 3 ou 4 frameworks de mercado, como os citados acima.
A outra dúvida é se, uma vez com uma boa noção de JSP e Tomcat, fica mais fácil aprender esses diversos frameworks sempre pedidos por aí, e em quanto tempo de estudo posso dizer que sei mexer em um deles, considerando algo como umas 3h de estudo diária.
Agradeço desde já a ajuda dos amigos,
Tiago H.B.
Tudo o que vou falar é opinião própria, que isso fique bem claro.
Eu arriscaria em focar mais em HIbernate, JBoss e Spring.
Hibernate é excelente para ORM, Spring eu nao conheço mas sei que cedo ou tarde vou ter que estudar. Tem a história do JSF, sim, infelizmente é bom saber o ABC de JSF, mas eu nao estudo por que eu nao gosto de JSF, mas se o dono da empresa falar que é pra usar então discuta com ele rsrs
Sobre JSP e Tomcat… po, Tomcat é bom, é fácil de mecher mass… ele só roda JSP e servlet, normalmente aplicaçoes mais complexas , de empresas complexas, de empresas grandes não se limitam a usar apensas JSP e Servlet… eu estudaria JBoss, é um pouco mais complicado a sua parte administrativa mas acho que vale a pena… Eu conheci um cara que trabalha a vários anos com JBoss, ele disse que ele odiou o JBoss5, o melhor pra ele é o 4.2.3 ou o 4.3 (nao existe essa versao no site), fica ai a dica de alguém que trabalha alguns anos com esse servidor…
Sobre o tempo… é muito relativo, voce pode passar de segunda a sexta estudando 3hrs por dia de Hibernate pelos tutorias da internet e nao aprender o tanto que voce aprenderia se estudasse pelo HIbernate In Action, por exemplo… depende das suas fontes, da direçao que voce toma nos estudos…