Java e seus diversos frameworks

1 resposta
T

Olá pessoal, nunca me aprofundei muito no Java, estudando somente até o Swing. Porém, vejo que o mercado em sua grande parte é desenvolvimento web, e nas vagas para desenvolvedor Java há exigências de conhecimentos em JSF, Spring, JBoss, WebSphere, entre outros.

A minha primeira grande dúvida é se um bom programador Java precisa ter um conhecimento geral de no mínimo uns 3 ou 4 frameworks de mercado, como os citados acima.

A outra dúvida é se, uma vez com uma boa noção de JSP e Tomcat, fica mais fácil aprender esses diversos frameworks sempre pedidos por aí, e em quanto tempo de estudo posso dizer que sei mexer em um deles, considerando algo como umas 3h de estudo diária.

Agradeço desde já a ajuda dos amigos,
Tiago H.B.

1 Resposta

Victor_Neves

Tudo o que vou falar é opinião própria, que isso fique bem claro.

Eu arriscaria em focar mais em HIbernate, JBoss e Spring.

Hibernate é excelente para ORM, Spring eu nao conheço mas sei que cedo ou tarde vou ter que estudar. Tem a história do JSF, sim, infelizmente é bom saber o ABC de JSF, mas eu nao estudo por que eu nao gosto de JSF, mas se o dono da empresa falar que é pra usar então discuta com ele rsrs

Sobre JSP e Tomcat… po, Tomcat é bom, é fácil de mecher mass… ele só roda JSP e servlet, normalmente aplicaçoes mais complexas , de empresas complexas, de empresas grandes não se limitam a usar apensas JSP e Servlet… eu estudaria JBoss, é um pouco mais complicado a sua parte administrativa mas acho que vale a pena… Eu conheci um cara que trabalha a vários anos com JBoss, ele disse que ele odiou o JBoss5, o melhor pra ele é o 4.2.3 ou o 4.3 (nao existe essa versao no site), fica ai a dica de alguém que trabalha alguns anos com esse servidor…

Sobre o tempo… é muito relativo, voce pode passar de segunda a sexta estudando 3hrs por dia de Hibernate pelos tutorias da internet e nao aprender o tanto que voce aprenderia se estudasse pelo HIbernate In Action, por exemplo… depende das suas fontes, da direçao que voce toma nos estudos…

Criado 25 de março de 2011
Ultima resposta 25 de mar. de 2011
Respostas 1
Participantes 2