Olá pessoal.
Estou tendo um curso básico sobre Java e o instrutor fez uma afirmação que eu duvidei um pouco. Segundo ele, Java não é totalmente Orientado a Objeto devido existir os tipos nativos. Isso é verdade mesmo?
Olá pessoal.
Estou tendo um curso básico sobre Java e o instrutor fez uma afirmação que eu duvidei um pouco. Segundo ele, Java não é totalmente Orientado a Objeto devido existir os tipos nativos. Isso é verdade mesmo?
Sim, existem os tipos primitivos, que não são objetos.
é verdade sim
int por exemplo não é um objeto, é um tipo primitivo.
e consequentemente você não vai conseguir fazer 1.toString()
(todo objeto herda de Object, e Object possui um método toString() que devolve a representação desse objeto em forma de texto)
Boa tarde!
Técnicamente é verdade…
Java não é totalmente orientado a objetos devido aos primitivos (byte, short, char, int, long, float, double) não serem objetos e não terem métodos.
A partir do Java 5, é desencorajado o uso de primitivos. Devemos usar as classes Wrapers deles (Byte, Short, Character, Integer, Long, Float e Double).
Abraço,
Visite o Blog do Perereca: http://www.blogdoperereca.blogspot.com
De onde você tirou essa informação? Que eu saiba você ainda precisa muito dos tipos primitivos. Imagine uma coisa como esta aqui:
for (Integer i = 0; i.compareTo (Integer.valueOf (10)) < 0; ++i) {
}
Isso é muito estranho. Melhor usar isto aqui:
for (int i = 0; i < 10; ++i) {
}
thingol, eu sei que você está cansado de saber disso… mas acho que se esqueceu… existe um recurso interno no Java 5+ que chama AutoBoxing, que foi implementado justamente para desencorajar o uso de primitivos em Java. Você pode fazer simplesmente assim:
1. for (Integer i = 0; i < 10; ++i) {
2. }
e pronto.
Abraço,
class Autob {
public static void main(String[] args) {
for (Integer i = 0; i < 10; ++i) {
System.out.println (i);
}
}
}
Realmente isso é meio sinistro - parece um pouco com C# … O código que o compilador gerou é equivalente a:
class Autob {
for (Integer i = Integer.valueOf (0); i.intValue() < 10; i = Integer.valueOf (i.intValue() + 1)) {
System.out.println (i);
}
}
}
que realmente parece um pouco ineficiente.
Onde ta escrito que uma linguagem totalmente orientada a objetos nao pode ter tipos primitivos?
[quote=thingol]
class Autob {
for (Integer i = 0; i < 10; ++i) {
System.out.println (i);
}
}
}
Realmente isso é meio sinistro - parece um pouco com C# … O código que o compilador gerou é equivalente a:
class Autob {
for (Integer i = Integer.valueOf (0); i.intValue() < 10; i = Integer.valueOf (i.intValue() + 1)) {
System.out.println (i);
}
}
}
que realmente parece um pouco ineficiente.[/quote]
Baseado em quê você diz que este códifo é ineficiente?
Bom, o uso de tipos “wrappers” é otimizado pela JVM se você estiver trabalhando em modo “server” (parâmetro “-server” para invocar o java).
É que a JVM usa dois truques: transformar um “wrapper” em um objeto alocado no stack e não no heap em determinadas condições, e usar um tratamento especial para wrappers quando a JVM descobre que o objeto não pode assumir o valor “null”, muitas vezes evitando até sua criação. Nesse caso o wrapper é tratado como o tipo primitivo correspondente.
Então não é tão ineficiente assim; só acho um pouco desajeitado.
Experimenta rodar ele milhões de vezes para sentir o quanto ele demora comparado a usar somente tipos primitivos.
Nem de longe que usar tipos primitivos é desencorajado, a performance deles ainda é muito maior que usar objetos puros. Aliás esse é o motivo por que Java não OO puro.
public class PerformanceInteiros
{
public static void main(String[] args)
{
long t1 = System.nanoTime();
int j = 0;
for (int i = 0; i < 10000000; i++)
{
j++;
}
long t2 = System.nanoTime();
Integer b = 0;
for (Integer i = 0; i < 10000000; i++)
{
b++;
}
System.out.println("Soma primitivos: " + (t2-t1) + " nanosegundos" );
System.out.println("Soma objetos: " + (System.nanoTime() - t2) + " nanosegundos" );
}
}
Soma primitivos: 7294921 nanosegundos
Soma objetos: 361801570 nanosegundos
49 vezes mais lento que usar primitivos puros.
Java é O.O sim … mas já vi mto programadores programar da forma estruturallllll kkkkkkkkkkkkkkkk…
Pessoal, blz>
Bruno Laturner, você tem razão. Nos provou que os primitivos são mais eficientes, e claro que são. E contra fatos não há argumentos.
Então chegamos a conclusão que pra esse caso de loop é melhor usarmos primitivos... algo que não poderíamos no caso de uma Collection... valeu a discussão, colaboramos muito para o fórum, mesmo este assunto sendo tão polêmico. :-)
Agora que já nos acertamos, que tal se combinássemos de tomar uma cerveja qualquer dia, afinal, somos todos integrantes da comunidade Java e vamos parar de esquentar o clima por bobagens. :-)
E viva o GUJ e a comunidade Java!
Abraço,
Bom dia,
Java 5 Tiger introduz Autoboxing para convertir os tipos básicos em referências automaticamente quando necessário.
No Tigre, a reconversão explícita se tornar obsoleta.
O objectivo, éra simplificar o desenvolvimento objeto, mas não remover os typos primitivos da programação.
Neste caso por exemplo :
List list = new ArrayList();
int myInt = 100;
list.add(myInt); // myInt é “wrappado” em Integer , no jdk1.3 erro compilação java.lang.ClassCastException
No caso do for(…) não faz sentido utilizar o wrapper Integer …
Não sei se java é totalmente Orientado a Objetos . Mas eu sei que a muitas classes. Mas não sei se uma classe é um objeto ???
Abraços !
Na verdade não existem conceitos padrões que definem se uma linguagem é ou não orientada a objetos, o simples fato de usar somente objetos não prova que a linguagem seja totalmente OO, como o caso do Ruby, e o Java segue a msma definição, como não podia ser diferente… se fosse comparar o Java com outras linguagens OO, o primeiro ainda seria menos OO que o restando, pois ainda permite programação estruturada… como foi citado por JxtaNode autoboxing foi apenas para facilitar a conversão de tipos primitivos para tipos wrappers…
Experimenta rodar ele milhões de vezes para sentir o quanto ele demora comparado a usar somente tipos primitivos.
Nem de longe que usar tipos primitivos é desencorajado, a performance deles ainda é muito maior que usar objetos puros. Aliás esse é o motivo por que Java não OO puro.[/quote]
Quando foi a ultima vez que voce precisou rodar um codigo milhoes de vezes?
Agora um for de 1 a 10 é ineficiente porque usa objetos ao inves de tipo primitivos? Bom, entao fica o aviso: CRIANÇAS, NÃO FAÇAM ISSO EM CASA!
Dependendo do tipo de aplicação utilizar um for muitas vezes é comum. Se você for considerar uns algoritmos de alta complexidade (com estruturas de repetição dentro de outras) isso não é tão absurdo.
Mas mesmo em outras aplicações, particularmente, eu acho estranho utilizar um Wrapper pra um primitivo dentro de um for. Não melhora a legibilidade, não melhora o desempenho e em grande parte das vezes vc não precisa de nada desse wrapper no contexto do teu for.
Abraço!
Leia este post do Bracha (um dos autores da especificação da linguagem Java):
Acho que ele encerra o assunto.
O legal de algumas linguagens como Ruby por exemplo é que se você digitar 1. … (então temos métodos para o 1) pois ele é um objeto, mas tirando os tipos primitivos no java, a linguagem é sim OO e preciamos pensar OO se quisermos resultados nela.