Java em Ciência da Computação

Pessoal,
Estou no primeiro ano de Ciência da Computação na Universidade São Judas Tadeu e a matéria de Lógica de Programação é dada em Java e o curso inteiro da mais enfase ao java do que outras linguagens. Mas os meus amigos que fazem CC em outras universidades aprendem mais C++ do que Java.
Na aula inaugural o coordenador do meu curso disse na palestra que o curso na minha universidade era dado em C++ até o ano passado, mas esse ano mudou pra Java pois disse que existem mais chances no mercado pra quem programa em Java do que em C++. Isso é verdade?

Vocês acham que o curso deveria ser em C++ ou Java?

Abraços
E desde já muito obrigado =)
Flávio

[quote=“Fravo”]Pessoal,
Estou no primeiro ano de Ciência da Computação na Universidade São Judas Tadeu e a matéria de Lógica de Programação é dada em Java e o curso inteiro da mais enfase ao java do que outras linguagens. Mas os meus amigos que fazem CC em outras universidades aprendem mais C++ do que Java.
Na aula inaugural o coordenador do meu curso disse na palestra que o curso na minha universidade era dado em C++ até o ano passado, mas esse ano mudou pra Java pois disse que existem mais chances no mercado pra quem programa em Java do que em C++. Isso é verdade?

Vocês acham que o curso deveria ser em C++ ou Java?

Abraços
E desde já muito obrigado =)
Flávio[/quote]

tanto faz… o que importa é vc aprender os conceitos…
eu fiz em C++… mas agora na minha faculdade passou para java…
acho que eles adotaram java pq vc já familiarizando com uma linguagem que tem mais change de vc usar no mercado…
mas os conceitos vc aprende tudo… msm q alguns não existam em java, como passagem por referencia e talz… mas vc aprende tudo nem que seja apenas na teoria :lol: :lol:

Um curso respeitavel deveria ensinar, ou pelo menos te dar um empurraozinho, em 4 tipos diferentes de linguagens:

• Assembly (se vc nao sabe o que tá por baixo do pano, que merda de programador é você?)

• Lisp, Scheme ou outra linguagem funcional (pra te transformar em um chorão que só reclama por nao poder fazer tudo nelas :D)

• Java, C ou C++ ou outra linguagem “popular” ($, $ e mais $)

• Python, Perl, Bash, TCL, Ruby, JavaScript ou outra linguagem de scripts (pra quando uma linguagem tem que ser pratica, nao “correta”)

…e que venha a chuva de posts me achando um maldito! :mrgreen:

Vc nao entra na faculdade para aprender “linguagem de mercado”, vc deve aprender uma linguagem estruturada (Linguagem C, pode ser!) e uma linguagem orientada a objetos (C++ e Java) tendo como retaguarda muiiiita logica de programação. Isso seria a parte de programação de um curso de Ciencia da Computação…ja vi curso de Analise de Sistemas ensinar Delphi…sei la, na minha opinião, acredito muito que o foco da faculdade é uma boa base…Java, Delphi, JavaScript, Asp…enfim, tudo isso se aprende sozinho…ou com um curso por fora.

Claro, não podemos esquecer do bom e velho Assembly…(né cv! :slight_smile: )

Fiz CC e tive 1 ano de Java apenas…os 1 ano tive Pascal, o 2 tb o 3 Ano tive C,C++ e 4 Java…mas acredito que isso vai mudar com o passar dos anos.

ate mais…

Acho q o problema não é o q deva ser ensinado e sim como!
Eu tive na facul algoritmo,C,C++,Java,Haskell,mas soh Java foi ensinada decentemente(foi um professor-programador)…
O ideal seria meter ficha no algoritmo para q o aluno não levante “vôo” nas demais linguagens…eu cheguei a prog2(linguag C) sem saber nada de algoritmo(passei quase na marca)…acabei tendo q estudar td e mais alguma coisa…(na época aprendi bem…)

Quando eu fazia faculdade era na minha:
1 ano: pascal e logica
2 ano: pasca com estrutura de dados e C/C++
3 ano: java e assembly
4 ano: banco de dados

la na usp a gente tem o 1o ano em java.

eu estou no 2o ano agora e neste semestre vamos ver assembly, C, pascal e lisp. (satisfazendo a teoria do cv…hehehe) :slight_smile:

PS. mas ta me dando uma saudade do java qdo comeco a programar em C… :lol:

Aprender algo na faculdade pensando só em $$$$$$ não é legal, no futuro você só vai tomar pau quando precisar do grosso.

Quando eu fiz ciencia da computação o foco foi nos paradigmas:

-> estruturado: tivemos em C
-> Orientado a Objetos: C++
-> Lógico: Prolog
-> Funcional: Haskell, Python

Tambem tem Assembler…

Depois existem projetos em inteligência artificial que vc precisa usar Lisp. No meu curso a popularidade do java era tanta que a maioria dos trabalhos de IA foi em Java.

C/C++ predominam em Ciencia da Computação devido a disciplina de sistemas operacionais, computação gráfica e processamento de imagens. Estes dois ultimos nao adianta, mas mesmo os fanáticos em Java precisam adimitir que computação gráfica, processamento de imagens é em C.

A popularidade do Java nao acontece somente devido ao mercado. Disciplinas como Redes e Sistemas Distribuídos tornam o Java uma tecnologia muito boa, sendo que em Java é extremamente simples usar sockets e tecnologias como RMI, CORBA.

É claro que vão existir trabalhos para Banco de Dados, vão lhe pedir para fazer um sistema de controle de estoque. Vc vai fazer em C/C++ ?
É claro que nao. Java. Isto falando em ciencia da computação, análise de sistemas a galera já vai para o VB e Delphi.

Mas o curso tem que lhe ensinar os paradigmas, a linguagem é somente como vc vai “escrever”… Isto vc escolhe qual vc preferir depois :slight_smile:
Por exemplo, para estudar algoritmos nao precisa programar, pode até ser um esboço num papel, “o importante é a idéia” :slight_smile: Putz, um professor meu falava isso para mim e agora estou repetindo eheh…

Concluindo, na minha faculdade tiraram o Java do curso. A sua popularidade era tanta que os alunos nao faziam os trabalhos em C/C++, prioridade do curso. Eu fui um dos contras para que isto acontecesse, mas em certo ponto eu concordo, existe uma diferença entre Ciência da Computação e Análise de Sistemas…

Nem tanto, viu, Ricardo… Eu estudo Sistemas de Informação, e no meu curso, a principal linguagem é Java. Nem vimos nada de Delphi, nem VB. :wink:

[]'s

um curso bom nao te firma em linguagem nenhuma, alias, os professores vao falar o tempo inteiro que a linguagem nao eh o que importa.

pra mim um curso bom tem de ser forte em estrutura de dados, algoritmos basicos, analise de algoritmos e teoria dos grafos. bem, esse eh o grosso.

na Sao judas voce vai ver tudo isso.

Depende da área que vc quer atuar neh?!
E as cadeiras de SO, PO, PL, Redes, IA, Teoria da Complexidade, BD, …??

[quote=“EddiE”]… no futuro você só vai tomar pau quando precisar do grosso.[/quote] :shock: :shock: :shock:

se você não souber toda essa estrutura já era!

espero eu nunca tomar e nem precisar… senão estarei literalmente fudido huehuauhauha

Bom, meus dois cents…

Faço faculdade [tá um dia pretendo voltar pra lá… pelo menos meu diploma tenho que pegar!] no bom e velho McDonald’s do Rio, nossa querida Escrácho de Sá.

Apesar da facudlade caça-níqueis, boa parte dos professores é bem responsável, e estes semrpe passam uma idéia de que estão te ensinando um paradigma, inclusive dando exemplos em outras linguagens.

Prog I foram algorítmos [pseudo-código]
Prog II linguagem estruturada [C]
Prog III linguagem híbrida [C++]
Prog IV linguagem OO [Java, ok, é híbrida tb, mas lá eles “vendiam” como OO, e é muito mais barato pra facul contratar um zé mané que ensine -mal e porcamente- Java do que Smalltalk]

Não concordei com o ponto de vista com relação à Análise não… se tivesse realmente tido a chance de escolher uma faculdade [desiti do vestibular qdo não passei por 0.3 pra UFF, na primeira tentativa], talve tvesse feito CC, mas eu já vi gente da UFRJ passando pra PUC-RIO, só porque não tem técnicas de análise de sistemas no curso. E já vi muita gente da própria UFF que faz programas com paralelismo utilizando nós em toda a Rede Rio por prazer, ams se borra diante de um DFD ou diagrama UML.

Em análise, a pessoa tem uma visão geral do ramo. Isto é ruim e bom, mas creio que o hardcore de Ciência da Computação faz MUITA falta, especialmente quando o analista do cliente diz que a máquina Linux “está quase explodindo” porque o Tomcat está abrindo mais de quinehntos processos e a memória está 100% consumida. Morram, malditas McDonald’s, mas me dêem o meu diploma antes :wink:

Bom, pretendo fazer pós na PUC-RIO, se algum dia conseguir voltar pra facudlade e me formar…

[]s

Acho que todos concordam com a mesma coisa: com uma boa estrutura na faculdade a pessoa esta preparada para enfrentar as linguagens de mercado e novas tecnologias.
:wink:

ate mais…

Isso mesmo! Ainda mais a nossa área que é de constante mudança, e se tivermos a alicerçe conseguiremos nos adaptar a qualquer situaçãoe realidade, qualquer futura linguagem que venha a dominar ou não o mercado. Deveremos estar preparados na base, para o resto ser conseqüência.

No mackenzie vemos:

Cadeiras de IA: prolog, lisp, ops5, expert sinta
Demais: C, C++, pascal (blergh!), Java e assembly

Eu estudo Matemática Aplicada e Computacional ao invés de Ciência da Computação, pois estava mais interessada nessa parte de algoritmos do que em coisas específicas como Redes ou Sistemas Operacionais, mas vou dar minha opinião aqui também.

Estou no primeiro ano e estou tendo as aulas de computação em C. Preferia que fosse Java, mas depois de uma semana de curso já me adaptei bem ao C. Então concordo com o que disseram anteriormente: programando alguma linguagem bem e tendo alguma idéia da estrutura (ou paradigma) das outras, dá para programar qualquer uma bem.