Desenvolvi uma aplicação no java pra fazer um simples helloWorld. Compilo e executo o código no Eclipse de maneira normal! Executo o comando javac para compilar o .java criado e o mesmo é executado normalmente. Porém, quando vou executar o programa através do CMD, ele retorna o seguinte erro:
Já verifiquei todos os tutoriais referentes às variáveis %JAVA_HOME%, PATH e CLASSPATH e criei-as normalmente nas variáveis de ambiente.
Atualmente, elas estão com os seguintes valores:
package myPack;
public class helloWorld {
public static void main(String[] args) {
// TODO Auto-generated method stub
String str1 = new String();
String str2 = new String();
str1 = "Olá, bem vindo!";
str2 = "Esta é a primeira aplicação java para o curso FJ-11!";
System.out.println(str1 + "\n" + str2);
}
}
E o meu DIR está assim:
O esquisito é que se eu criar um arquivo de bloco de notas com o mesmo código, salvá-lo numa extensão .java e executar, funciona!
Tentei verificar se não havia algum problema de configuração do eclipse, porém, não sei por onde começar.
Aham, é esquisito porque se eu executar um código de uma extensão .java gerado de um bloco de notas funcion! Porém, ao utilizar o eclipse para se criar os códigos, não funciona.
Como vc cria o código, a ferramenta utilizada, basicamente não importa, a questão é a compilação.
Quando vc faz pelo notepad vc compila com javac no cmd certo? e pelo Eclipse vc que compila tbm?
Sempre lembre que não existe executar um .java. Vc só executa o .class. Depois de ter o .class o .java pode ir pro lixo oq importa é o .class e quando vc da o comando java NomeDaClasse deve neste diretório existir um arquivo NomeDaClasse.class onde dentro tem a declaração publica da classe NomeDaClasse com um método main no seu devido padrão. Seguindo estas regras não tem segredo.
Outra questão é se vc tem uma variável de ambiente classpath ela sobrepõe o local onde ele vai procurar a sua classe e provavelmente vai se perder.
Acabei de testar, consegui executar os arquivos dentro da /src/. Porém, quando eu utilizou um pacote definido, não encontra a classe! você sabe o que pode ser? Tive de usar um pacote padrão, pois um personalizado não funcionou.