Java - Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal helloWorld

Olá, boa noite!

Desenvolvi uma aplicação no java pra fazer um simples helloWorld. Compilo e executo o código no Eclipse de maneira normal! Executo o comando javac para compilar o .java criado e o mesmo é executado normalmente. Porém, quando vou executar o programa através do CMD, ele retorna o seguinte erro:

image

Já verifiquei todos os tutoriais referentes às variáveis %JAVA_HOME%, PATH e CLASSPATH e criei-as normalmente nas variáveis de ambiente.
Atualmente, elas estão com os seguintes valores:

%JAVA_HOME%:

C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_152;

PATH:

C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath;%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0;C:\Program Files (x86)\QuickTime\QTSystem;C:\Program Files\nodejs;C:\Program Files\Git\cmd;%JAVA_HOME%\bin;

E a %CLASSPATH% está com o seguinte valor nela:

.;%JAVA_HOME%\lib;%JAVA_HOME%\lib\tools.jar;%JAVA_HOME%\lib\dt.jar;%JAVA_HOME%\lib\htmlconverter.jar;%JAVA_HOME%\jre\lib;%JAVA_HOME%\jre\lib\rt.jar

Poderiam me ajudar a resolver esse problema? Já tentei reinstalar o jdk, porém, não obtive sucesso!

Desde já agradeço e peço desculpas se parei na categoria errada.

Atenciosamente,

Vitor Medeiro

Poste o código da sua classe tbm.
Tem certeza que existe um helloWorld.classe neste diretório? dá um dir e posta o print.

Olá, a minha classe está com o seguinte código:

package myPack;

public class helloWorld {

public static void main(String[] args) {
		// TODO Auto-generated method stub
		String str1 = new String();
		String str2 = new String();
		str1 = "Olá, bem vindo!";
		str2 = "Esta é a primeira aplicação java para o curso FJ-11!";
		System.out.println(str1 + "\n" + str2);
	}

}

E o meu DIR está assim:

image

O esquisito é que se eu criar um arquivo de bloco de notas com o mesmo código, salvá-lo numa extensão .java e executar, funciona!

Tentei verificar se não havia algum problema de configuração do eclipse, porém, não sei por onde começar.

Apague a variável CLASSPATH

Apaguei, porém, não funcionou :confused:

Você sabe se o eclipse tem alguma configuração que pode barrar isso?

quando apagou o classpath vc fechou o cmd e abriu de novo? as vezes até reiniciar o pc precisa.

Voce está compilando antes de usar o comando java?.

Voce precisa usa o Javac primeiro para depois o Java

Fechei sim! reiniciarei o pc agora e realizarei uma nova tentativa

Aham, é esquisito porque se eu executar um código de uma extensão .java gerado de um bloco de notas funcion! Porém, ao utilizar o eclipse para se criar os códigos, não funciona.

Ainda não funcionou :confused:

Como vc cria o código, a ferramenta utilizada, basicamente não importa, a questão é a compilação.
Quando vc faz pelo notepad vc compila com javac no cmd certo? e pelo Eclipse vc que compila tbm?
Sempre lembre que não existe executar um .java. Vc só executa o .class. Depois de ter o .class o .java pode ir pro lixo oq importa é o .class e quando vc da o comando java NomeDaClasse deve neste diretório existir um arquivo NomeDaClasse.class onde dentro tem a declaração publica da classe NomeDaClasse com um método main no seu devido padrão. Seguindo estas regras não tem segredo.

Outra questão é se vc tem uma variável de ambiente classpath ela sobrepõe o local onde ele vai procurar a sua classe e provavelmente vai se perder.

1 curtida

Acabei de testar, consegui executar os arquivos dentro da /src/. Porém, quando eu utilizou um pacote definido, não encontra a classe! você sabe o que pode ser? Tive de usar um pacote padrão, pois um personalizado não funcionou.

Não sei. Mas fico curioso em saber pq vc quer fazer isso no braço, está esculpindo um roda de pedra.