Java, eu e a Internet

E aí pessoal do Portal, tudo bem?

Tenho uma pergunta, senão para que eu estaria aqui, não é verdade?

É o seguinte, preciso iniciar a criação de páginas de Internet e não tenho muito tempo.

Estou aprendendo Java e consigo criar apenas aplicativos básicos e estava iniciando Applets quando me deram o serviço.

Primeiro, preciso saber se posso criar uma página em Java simples em pouco tempo, e como devo proceder: buscar apostilas aonde? pedir auxílioi? não tem jeito?!

Não será mais vantajoso migrar para o HTML?

Valeu pessoal!

E ai jason,
Olha, não entendi muito bem o q vc ker!
Como assim criar uma pagina em java??? Vc está dizendo de jsp???
JSP é similar ao ASP,PHP… q na verdade criam paginas HTML dinamicamente! Então, vc irá fazer em html, mas usando jsp pra gerar suas paginas.
Aí vc tem q achar um tutorial de jsp por ai:
eu conheco um basico em inglês: www.jsptut.com
Mas se não for o q eu falei, escreve mais ai, especifica melhor o tipo de sistema q vc tem q fazer!! Ok?!

T+ 8)

Pode ser melhor você migrar para HTML,DHTML,JavaScript,CSS, seria bom para você criar suas proprias páginas no estilo que você quer, assim
você poderia fazer o que você quiser e publique no www.geocities.yahoo.com.br assim, será de graça, he,he,he, mas continue com JAVA.
Um abraço.

Eu sei que pode parecer idiota, mas iniciantes tem esse direito de errar, pois todos fomos - ou somos - um dia.

Por acaso voces estao querendo me dizer que nao é possível criar uma página 100% em Java?

Ou em Java isso é muito trabalhoso?

Valeu pessoal!

Jason,
Vc está querendo dizer Pagina Web???
O eskema funciona mais ou menos assim:
O q vai aparecer pro usuário é HTML puro (a menos q vc faça um applet)
Mas o codigo q gera esse html pode ser totalmente JSP(java) ou misturado com html, por exemplo:

[code]

<%out.println("Texto q vai aparecer no html normalmente");%> [/code] A tag <% e %> é pra dizer q o codigo dentro dele é JSP(java)

Na verdade o JSP tem algumas coisas diferentes do Java “normal”. Ele possui propriedades pra uso especifico em paginas, como php e asp.

Ok?! 8)

É, eu queria usar Java para fazer paginas Web.

Isso é possivel?

Ou será que devo aprender HTML, PHP, JavaScript ? Se esse for o caso, qual é a melhor delas?

PS.: JSP é diferente de JavaScript

T+

Jason,
É como te falei ai em cima, JSP é similar ao PHP. Tem o mesmo objetivo!
E como eu disse, vc pode usar java pra fazer paginas sim, mas vc tem q saber html tbm!! e provavelmente Javascript tbm pra fazer uma pagina boa!!!

Vou separar as linguagens pra vc entender:
JSP - PHP - ASP -> Montam HTML
Javascript trabalha dentrodo seu Browser, ele é executadop na sua makina. Já os tres ai de cima são executados no servidor. E quando eles geram o codigo html todo o servidor envia esse codigo pra vc!

Certo?! 8)

acho q vão achar errado o q vou falar, ainda mais pq estamos num portal JAVA…

mas como vc ta iniciando acho mais fácil vc utilizar PHP e HTML…

apesar de JSP e PHP serem similares (mesmo objetivo, fazer páginas dinamicas) JSP é muito mais complexo e dificil de aprender do q PHP…

Posso estar errado, pois tbm sou iniciante em JAVA…

Mas para as duas linguagens (JSP, PHP) seria bom vc tem uma boa idéia de Lógica de Programação ou já ter programado em outras linguagens…

é isso… q acho… posso estar errado…

Ok!

E por onde eu começo?

Já vi que tenho algumas linguagens para aprender, mas onde posso encontrar uma apostila mais específica sobre a criaçao de paginas web, ou uma apostila de Java que mostre como se faz para misturar as linguagens?

Voce(s) tem alguma dica?

Valeu e viva The Java!!

Bom… independente de qual linguagem você vai usar, eu sugiro que você comece estudando HTML, mesmo que suas páginas sejam dinamicas, é o HTML que você vai ter que manipular para colocar o conteúdo… :slight_smile:

Eu concordo, o PHP é mais facil!!!
Mas se vc aprender PHP, vc estará aprendendo uma linguagem especifica pra WEB, ja o java(jsp) vc estará usando principios do java, sendo q irá aprender mais do q uma linguagem pra WEB. E na verdade com jsp é possivel intercao com servlet e beans, o q abre o leque de solucões para um sistema.

T+! 8)

Estou grato pelas respostas.

Obrigado e até a próxima!