Pessoal, eu estou acostumado a usar o banco de dados MYSQL, na qual tem uma interface amigavel para criar tabelas, preencher etc chamada phpmyadmin. Acontece que agora estou me aventurando no java e gostaria de estar usando o firebird como sgbd. Mas o que estou sentindo falta é uma ferramenta que facilite bastante na hora de criar, visualizar, inserir, visualizar dados e estrutura da tabela no firebird. Eu estou usando o FlameRobin para fazer manipulações no BD, mas ainda assim pra mim é meio complicado. Alguém conheçe alguma ferramenta do tipo phpmyadmin para firebird?
YvGa… olha minha decisão pelo Firebird tem sido devido a pesquisas que fiz no google mesmo. Se você ver as diversas comparações que existem, poderá notar que ambos tem seus pontos fortes e portanto as duas escolhas seriam boas, mas no meu caso, estou desenvolvendo um programa de controle de estoque que trabalha com dados de clientes que são sigilosos. Portanto eu estou preferindo o Firebird pois ví no que pesquisei que esse oferece maior segurança. Não sou nenhum especialista em BD nem mesmo estou menosprezando o mysql ou supervalorizando o firebird, somente estou preferindo o firebird devido a umas buscas pelo google.
Também optei pelo Firebird. Eu gosto de administrá-lo com o FlameRobin, pois é sem muita frescura e com acesso rápido a todos os recurso do banco, além de ter versões tanto para Linux quanto para Windows.
Se você usa Windows pode testar o IBExpert, baixa a versão Personal que é free.
Eu utilizo o Flamerobin e o IBExpert( rodo ele no linux pelo wine, ele fica um pouco mais lento que no windows, mais da para utiliza-lo tranquilamente).
Nao sei exatamente a que voce se refere quando diz maior seguranca, mas eu nao chamo de seguro um banco no qual voce pode acessar qualquer base de qualquer empresa apenas digitando SYSDBA masterkey.
E em questao de desempenho ele fica bem atras do Mysql tambem, bem atras mesmo.
Voce esta dando um passo atras saindo do MySql para o Firebird.
Alem de que o Mysql eh utilizado por milhoes de aplicacoes mundo a fora, o Firebird por meia duzia de empresas que costumavam usar Delphi.
Eu acho que não precisa provar que o Firebird é melhor que o MySQL para utilizá-lo. Se for por questão de desempenho então é melhor usar PostgreSQL.
Eu escolhi o Firebird pela simplicidade de administração e também por ser realmente FREE. Ressalto que o MySQL necessita de comprar licença caso não se distribua o código fonte junto com o programa. Isso é bom pra PHP, que é uma linguagem de script onde o código vai junto mesmo, já para Java…
Realmente o Mysql é mais usado que o Firebird, principalmente em servidores web com apache e PHP, o famoso LAMP… mas não acho que Firebird só é usado por meia dúzia de empresas que costumavam usar Delphi.
Nossa, trocar MySQL por Firebird, q estranho…
Usei varios anos Firebird e sempre com IBExpert, achei bem fácil de usar. Mas igual falaram ai, qualquer um consegue acessar o banco de dados, é só digitar SYSDBA/masterke (isso mesmo, nem precisa do y do final hiuahaui, de tao podre que firebird é. A explicacao disso é que o campo senha aceita somente 8 caracteres, se vc colocar a senha masterkeiuahaiuhdh, ele vai entrar tb , pelo menos na epoca q eu usava…)
[quote=igor_ks]Nossa, trocar MySQL por Firebird, q estranho…
Usei varios anos Firebird e sempre com IBExpert, achei bem fácil de usar. Mas igual falaram ai, qualquer um consegue acessar o banco de dados, é só digitar SYSDBA/masterke (isso mesmo, nem precisa do y do final hiuahaui, de tao podre que firebird é. A explicacao disso é que o campo senha aceita somente 8 caracteres, se vc colocar a senha masterkeiuahaiuhdh, ele vai entrar tb , pelo menos na epoca q eu usava…)
Cara, pq nao usar postgres entao?[/quote]
Esta é a senha padrão, que OBVIO, deveria ser alterada no servidor! Se voce tivesse um servidor protegido, e mudasse a senha, até que ficava aceitavel!
Mas a senha é do servidor, logo, se vc pegar o arquivo do BD e jogar em outro server a senha que vai valer é a daquele server!
O Firebird apenas delega a segurança do banco de dados para o sistema operacional. Em um servidor Windows, por exemplo, é mais fácil ter acesso ao arquivo .FDB do que em um servidor Linux com as permissões devidamente configuradas.
Somando ao fato que, inacreditavelmente, muita gente ignora que dá para mudar a senha do Firebird, temos uma impressão de que este é um Access da vida!
Quando eu programava em Delphi eu apreciava d+ o Firebird. Duplinha boa! Só acho que o saudoso Delphi não satisfaz mais minha ânsia em procurar uma arquitetura melhor para meus sistemas. Não que não tenha jeito, mas não há muito material sobre isso e a cultura se resume a manipular tabelinhas de dados…