[ Java Game Engine 2D ] Parallax Project

=> Projeto Parallax

  • Parallax: Engine (Motor) de criação de jogos 2D em Java.
  • Site: www.einformacao.com.br/parallax/
  • Criador: Michel Montenegro

Sobre o Projeto: http://www.einformacao.com.br/parallax/noticias/projetos-em-java/52-sobre-o-projeto-parallax

1° Video (Youtube):
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2vc7KPJJZ00&feature=youtu.be[/youtube]

Este video mostra um Dojo Game (Jogo demonstrativo),aonde são vistas as funcionalidades que já podem ser aplicadas pela engine, na criação de um jogo. Por exemplo:

  • Clima: Tempestade de areia, nuvem passando, nevoa, além de alternar entre dia e noite.
  • Spawn: NPCs e Monsters
  • PvM (Play versus Monster): Batalha por agress que ocorre em primeira pessoa.
  • Quest: falta por um ambiente visual para a mesma.
  • etc.

2° Video (youtube):
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Os-GPxJXHyc&feature=youtu.be[/youtube]
Pré-Requisito: ver o video1

Este video mostra como se usa a engine (Sem usar uma unica linha de código):

  • Criar o mapa e por efeitos e ações nele.
  • Criar Skills e vincular ao personagem.
  • Criar quests e vincular ao NPC.

3° Video (youtube):
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=RHooGo8daIw&feature=youtu.be[/youtube]
Pré-Requisito: ver o Video 1 e Video 2

Este video mostra como se muda o template/Skin da engine,sem usar uma unica linha de código Java, somente usando editores de imagem:

  • Alterar a imagem dos paineis, botões e template de fundo.
  • Explicação sobre a resolução (Ex: 800x600) e FullScreen.
  • Explicação sobre o VSync.

Ps: agradeço a este forum por ter tirado muito de minhas duvidas, incluso o viny do ponto V ^^ ( Mas o trabalho não acabou ele ta só começando, então vão me ver muito aqui hehehe…)

4° Video (youtube):
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=4jHxuzoch0M&feature=youtu.be[/youtube]
Pré-Requisito: ver o Video 1, 2 e 3

Este video mostra:

  • O sistema de quest gerado pela engine.
  • Como criar quests (Sem programar).
  • Explico como foi o raciocinio para a geração das quest.

ficou dahora mesmo, então mais não tinha nenhum link da API da engine, é open source?

Obrigado, :smiley:
O proximo video , o “2” vai ser demonstrando o uso da engine, não sei se vai ser open source, em relação a licensa é algo que estou analizando. O meu primeiro projeto o JMMORPG é open-source, este vou analizar e ver qual licença fica melhor nele.

é mais tu tem analizar as licensas do que voce ta usando tbm.
como tu não ta fazendo a maioria das coisas na “mão” ta encapsulando outras libs e tal tem as licensas delas tbm.

Open source é legal q outras pessoas podem te ajudar a evoluir o projeto.

eu ajudava nessa engine mais sem tempo http://goldenstudios.or.id/products/GTGE/ muito da evolução desse projetos é por parte da comunidade.

espero ter tempo pra voltar a fazer essas coisas divertidas.

Pior que minha experiencia com projetos open-source não foi muito boa em relação a ajuda. Fiz 95% do trabalho só, e tive 5% de real ajuda (conceitos importantes, etc…). Tive uns casos extremos em que peguei outros usando meu projeto como sendo criado por eles ( Isso no JMMORPG), por isso to sendo mais cuidadoso neste.

To vendo o teu link, interessante o projeto, ele ainda ta sendo continuado ou pausaram ele (Só faltou umas screens)?

Esse projeto não é meu, é de um polones no site tem varios jogos de todos os tipos feitos com ele.

eu apenas ajudava… o owner do projeto ta sem tempo tbm… acho q tinha um dos commiters migrande java 1.4 os codigos…

talvez ano que vem eu volte a mecher, o legal é que essa engine é tudo feito na mais e da pra fazer qualquer jogo.

Mais cara com relação ao que voce falou… de fazer 95% do trabalho eh ja é menos 5 % e com relação a alguém copiar isso meio q n existe… sei la se seu projeto é open source outras pessoas podem modificar ou fazer outra versão…

msm coisa vc vai usar o mysql ou um dos milhares de forks dele "copias alteradas " etc…

relaxa compartilhar o conhecimento é legal.

Sim sim, pra ser franco eu to me coçando para por ele Open, rapidinho. rsrsrsrs… (Mas já deve ter dado para notar que pela linha do projeto, ele ta sendo feito para ser usado por qualquer um, mas só vou tomar cuidado para fazer a coisa com mais calma, do jeito certo, para não ter stress depois :slight_smile: )

Não vou ser afoito, por hora só estou apresentando o projeto mostrando um resultado, depois seu uso e por fim, vou comentar sobre as ideias, conceitos e outras coisas que foram aplicadas e vou ver aonde esta caminhada me leva, um passo de cada vez.

Nem imaginas meu stress, na época quando soube, nem ligo se usem e até comecem a lucrar, mas que pelo menos deem o devido merito, depois de todo um trabalho e estudo, é muita sacanagem (para não dar outro nome), já vi alguns projetos brasileiros pararem por conta desse tipo de coisa. Isso pareceu similar ao que ocorre na área músical (rsrsrs…). E olha que já tive contato com varios projetos em Java, ignorando os que ficaram pelo caminho, os que estão mais evoluidos são sigilosos pois os criadores pensam em fazer uma empresa ou algo do genero e por ai vai (O termo “pano-preto” deve ter surgido no Brasil mesmo hehehe…), mas graças conheci alguns desenvolvedores que tem uma linha de pensamento diferente e tivemos uma boa troca de informação e apoio mutuo, dentro do possivel.

Legal, gostei da escolha do nome da engine.

Ela roda sobre Slick2D?

Obrigado!, ia ser Paradox, mas Parallax combina mais com uma engine de jogos, principalmente pelo conceito do termo Parallax. :smiley:

Sim, antes que me perguntem ( quero produção e qualidade, adorei o projeto e reconheço o bom trabalho dos desenvolvedores desta lib “Slick”, sou quase um fã deles, passei um tempo lendo o fonte do projeto deles, não tem nada de outro mundo, mas que com certeza foi trabalhoso, isso foi), principalmente o do niftyGui, o criador me deu uma mão com a lib dele também), meu design só não ta melhor, porque não da para fazer tudo ao mesmo tempo, sou só um homem, para olhar em tantas direções. hehehe…

Seu designer está doente?

Desculpe, não podia perder a piadinha… :lol:

huahuauahuahua…
Essa foi boa :smiley:

Meu proximo passo e deixar amistosa a tela de Quest, depois entro em uma área que não tinha trabalhado antes e nem vi nada sobre que é o sistema de itens & iventario.
ps: Já sabem que vai rolar X perguntas depois né, rsrsrs…

Legal mais ficou muito bom… memso quantas horas gasta por dia nele? em media.

Deixa ver a linha de tempo.

Tenho 2 anos e uns poucos meses estudando pesado esta área.

O JMMORPG me consumiu uns 3~4 meses, pegando somente o turno da noite ( umas 2~3 horas ), leve em consideração que não ficava de segunda a sexta, tinha pouquissima experiencia pratica.

O Parallax peguei quando entrei de ferias agora (intervalo entre os treinamentos que dou aqui na Cidade), então foram mais ou menos 3 semanas umas 8 horas por dia, porém agora já tenho toda uma pré-experiencia que facilitou d+ neste projeto, fora que estou com MUITO mais tempo, terminei minha pós-graduação (Latu Senso).

Ele chegou em um nível que não da mais para para-lo, ta muito evoluido.

Quando mostrar o uso da engine no proximo video, vão notar que não uso uma grama de codigo Java, me inspirei no modelo do RPG Maker e da Unity3D.
DataBase -> Engine <- Mapa editor (Mapa + Objetos)

Engine => Com estas informações em mãos, ela sabe o que fazer (Desde que respeite o padrão colocado por ela).

Sim a abstração deve ser feita mais cuidado para n deixa engessado como o rpgmaker e tal.

To tomando certos cuidados sim, tem coisas que não da para não fazer, por exemplo:

Tem que ter uma tela padrão para o PvM ou telas pré configuradas (Nada que não possa mudar, se mexer no código), mas algum padrão pré-existente deve existir.

Vou terminar de desenhar a tela da quest e definir alguns padrões, por exemplo um NPC só deve liberar uma quest por vez (Só liberando a seguinte se a anterior estiver completa por exemplo).

Legal

Adicionei o 2° video no 1° post, agora mostro como se usa a engine. ^^

@Edit (Game Demo)
Aqui eu deixo bem claro os objetivos do projeto. ^^
http://www.einformacao.com.br/parallax/noticias/projetos-em-java/52-sobre-o-projeto-parallax

@Edit 2
Adicionado o 2° Video (Engine)

@Edit 3
Adicionado o 3° Video (Template/Skin)

@Edit 4
Adicionado o 4° Video (quests)