Java interface

Olá, bem eu sou iniciante em java e comecei tentando criar interface gráfica pelo netbeans mas só que eu não gostei muito porque ele nao deixa você manipula todo o código que é criado e eu acho que dificulta a organização do código, então comecei a ver como criar interfaces na mão mesmo, não parece muito trabalhoso, no entanto surgiram algumas dúvidas :
Toda vez que eu crio um formulário(botão, campo de texto, label…) mesmo eu definindo o seu tamanho com o JButton.setSize, ele ocupa todo o tamanho da janela, tentei criar um outro pra ver se assim eles iriam se ajustar mas não deu certo também, o código que eu fiz foi esse :

public class teste_Interface {

	private JFrame janela;
	private JButton botao;
	
	public JButton MontaBotao(String caption, int width, int heigth, int x, int y)
	{
		botao = new JButton();
		botao.setText(caption);
		botao.setLocation(x, y);
		botao.setSize(width, heigth);
		
		return botao;
	}
	
	public void MontaJanela()
	{
		janela = new JFrame();
		janela.setSize(900, 500);
		
		janela.add(MontaBotao("Click me!", 30, 30, 50, 50));
		
		janela.setVisible(true);
		janela.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
	}
	
	public static void main(String[] args) {
		new teste_Interface().MontaJanela();
	}

}

Como eu consigo colocá-lo do tamanho que eu quiser?

Outra dúvida também é como eu crio eventos pros formulários?

Agradeço a quem puder ajudar.
=]

O botão está ocupando toda a tela porque o gerenciador de layout default do JFrame é BorderLayout, para que o setLocation(x, y); funcione você deve setar o layout como null (porém, é melhor que você não faça isto), porque em telas com muitos componentes será inviável você ficar setando o tamanho e localização de cada componente), aprenda como cada gerenciador de layout funciona e não terá mais problemas.

:thumbup:

Sobre os eventos:

:arrow: http://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/events/index.html