Boa tarde,
Depois de muitas tentativas e alternativas que estão na net e aqui mesmo no fórum, resolvi postar, pois não achei nenhuma solução, pois, ja estou há 3 dias e ninguém consegue me ajudar.
Tenho um aplicativo java que cuida da parte de ETL, e quando rodo no Windows grava certinho , ou, seja, os dados com acento gravam perfeitamente. Porém quando coloco no linux(ubuntu), não salva com o acento de jeito nenhum.
Primeiramente tentei trocar o driver do mysql, mas os dados ao invés de aparecer com uns “quadradinhos malucos” aparecem com “?” no lugar do acento. Fora isso, peguei o banco que estava no Windows e restaurei no linux achando que poderia ser o charset e o collation, no entanto para minha surpresa os dados restauram com perfeição e os acentos vieram tudo certinho.
No meu arquivo XML de configuração com os bancos está definido assim: <?xml version="1.0" encoding="ISO8859_1"?> e no banco o charset está assim:
Character Set: cp1252 West European
Collation: latin1_swedish_ci
Consultando o link http://dev.mysql.com/doc/refman/4.1/pt/charset-show-charset.html , aparentemente está OK.
Agora to achando que talvez seja o sistema operacional, até por que, sou iniciante em linux.
E agora, o que vocês me sugerem ?