Java + Linux

Olá, gostaria de saber qual a opinião de vocês sobre a utilização do Gnu/Linux como plataforma de desenvolvimento Java.
Um abraço. :wink:

É perfeita. Praticamente todas as suas ferramentas de desenvolvimento estarão presentes no Linux (mesmo porque, atualmente, MUITAS são em Java).
Outra vantagem é o custo: o Linux é MUITO mais barato, isto sem mencionar que sua estabilidade também é muito melhor que a do Windows (só o fato de não precisar de um anti* já prova isto).
Outro ponto que gosto muito (e que não tenho no Windows)? Desktops virtuais. Eis algo que parece bobagem, mas me ajuda bastante.

Além de que, não sei se é fato ou impressão minha, mas a performance do Java é melhor no Linux também.

Se puder trocar, nem pense duas vezes: troque.

Há apenas um ponto que pode ser complicado: a ausência do Office. Se você precisa gerar arquivos no formato Excel por exemplo, o que é bem comum, então o ideal é testar a saída no Excel mesmo, pois no OpenOffice podem ocorrer algumas diferenças.

No nosso contexto de desenvolvimento foi uma porcaria, não valeu nada. Instale o IReport no Linux e você vai ver o que te falo, que chatisse. 30 plugins pra configurar tudo na mão, classpath pra todo lado, permissões e usuários de todas as maneiras.

Atualmente estou em uma equipe de desenvolvimento que usa SOAP, AMF, e WS. Instalamos Linux no inicio mas devido aos plugins serem realmente chatos p/ configurar (e o JBoss, AH! Jboss! rs. Esse cara aí deu cada trabalho!) resetamos pra Win.

Nós precisamos de agilidade para competição, não de trocentas permissões e arquivos de configuração.

[quote=AUser]No nosso contexto de desenvolvimento foi uma porcaria, não valeu nada. Instale o IReport no Linux e você vai ver o que te falo, que chatisse. 30 plugins pra configurar tudo na mão, classpath pra todo lado, permissões e usuários de todas as maneiras.

Atualmente estou em uma equipe de desenvolvimento que usa SOAP, AMF, e WS. Instalamos Linux no inicio mas devido aos plugins serem realmente chatos p/ configurar (e o JBoss, AH! Jboss! rs. Esse cara aí deu cada trabalho!) resetamos pra Win.

Nós precisamos de agilidade para competição, não de trocentas permissões e arquivos de configuração.[/quote]

Neste caso, tendo em vista seus problemas com acesso a usuários, se deve muito mais a problemas de adaptação ao Linux (de quem vêm do Windows) do que do Linux em si não? :smiley:

Não. Já usei muito linux na vida. Na época do Slackware 7 ainda. Pra redes Linux é uma maravilha, mas pra Desenvolvimento eu achei realmente muito ruim. Um time de dev não pode depender da plataforma ou perder muito tempo configurando trocentas coisas como permissões de usuários.

Chego ao absurdo de dizer que foi mais fácil deixar tudo configurado e estável no Win que no Linux. (Ubuntu 8.04)
PS: Sem contar os trocentos problemas com os portings em 64 bits que tem.

eae,

to trabalhando com o iReport no linux e a principio tudo certo…

até agora a unica coisa que vi melhor no windows é que não da pau pra debugar as combos…

hehehehe

Você conseguiu instalar ele sem nenhum bug?

sim…

peguei direto do site…

http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=64348

[quote=AUser]Não. Já usei muito linux na vida. Na época do Slackware 7 ainda. Pra redes Linux é uma maravilha, mas pra Desenvolvimento eu achei realmente muito ruim. Um time de dev não pode depender da plataforma ou perder muito tempo configurando trocentas coisas como permissões de usuários.

Chego ao absurdo de dizer que foi mais fácil deixar tudo configurado e estável no Win que no Linux. (Ubuntu 8.04)
PS: Sem contar os trocentos problemas com os portings em 64 bits que tem.[/quote]

Já faz mais de um ano que só uso Linux para desenvolvimento. Sempre fluiu de forma muito fácil!
Talvez o seu problema seja com a versão 64bits … mesmo com máquinas 64, eu recomendo usar a 32. Talvez, este detalhe deve ter atrapalhado muito o seu caso.

No meu caso o que eu gosto muito do linux:

• Gerenciar processos. Você dá um kill e ele realmente te responde.
  • Desktop virtuais.
  • Apt-get, deixa a vida muito mais simples.
  • Programas nativos como: tail, diff …
  • Poder do Shell Script para automatizar tarefas repetitivas … vc também pode usar awk, sed, Python, Ruby … muito fácil.

Coloquei o que veio na cabeça agora, mas deve ter muito mais.
Agora o mais importante, que for migrar pra Linux, tem que querer usar! Se for usar a força e/ou com má vontade, que fique na plataforma que se sente mais a vontade.

Sucesso!
Roger Leite

Estabilidade, confiabilidade, desempenho…

Desenvolvo Java há dois anos com Ubuntu Linux e estou super satisfeito, o Netbeans e o Ireport têm uma diferença de desempenho considerável.
Nunca tive problemas com PATHs, instalo a plataforma Java pelos pacotes via “apt-get”, baixo o Netbeans no site e instalo com dois cliques como se fosse no Windows, tudo muito redondo.

Sou usuário do Slackware á 3 anos, tenho ele como servidor na empresa que trabalho e como desktop em meu notebook.
Estavel, rapido e confiável. Pode ir em frente que vale a pena. Quanto ao ireport a unica coisa que fiz foi copiar todos os jar
da pasta ireport/modules/ext/ para java_home/lib/ext, pois ele reclamava da falta de algumas lib ( apache commom alguma coisa ).
Tudo funconia perfeito.

Valeu.

Usei durante um bom(+ ou - 1 ano) tempo para desenvolvimento o Linux Mandriva no meu notebook, nunca tive problemas, só voltei pro windows por causa dos jogos, mas qualquer dia compro um video-game e volto pro Linux de vez…rsrsrsrs :lol: :lol: :lol:

qual distribuicao a galera ai recomenda para quem quer montar um ambiente linux + java? hehe tenho vontade de trabalhar com linux + java porem nunca sei qual distruibuicacao seria ideal. :S

[quote]No meu caso o que eu gosto muito do linux:

• Gerenciar processos. Você dá um kill e ele realmente te responde.
  • Desktop virtuais.
  • Apt-get, deixa a vida muito mais simples.
  • Programas nativos como: tail, diff …
  • Poder do Shell Script para automatizar tarefas repetitivas … vc também pode usar awk, sed, Python, Ruby … muito fácil. [/quote]

Concordo com tudo o que vc disse. Apenas troco o apt-get por portage (questão de gosto) e lembro que o sed e mais outras ferramentas de texto como grep, sort, etc ajudam muito na hora de analisar logs, uma coisa que todo desenvolvedor faz sempre!

Fiquei chocado com aqueles que configuram os jars na mão! Vocês, por um acaso, não automatizam isso com Maven? Aposto que a criação de um build inteligente e automatizado resolveria os problemas que algum de vocês atribuem ao SO (seja qual for).

O único PATH que se deve configurar à mão é, obviamente, a própria instalação do JDK e a do Maven, o resto é conseqüência.