Java Magazine - Edição 44

Já chegou nas bancas a nova edição da revista:

Capa: aqui (325 KB)

Conteúdo:

• BLOBs com JDBC e Swing - Aprenda a lidar com campos binários em Java
  • Mini-Curso: Programação Java ME - Parte 01: Conceitos e APIs
  • Uma aplicação Java EE Completa - Parte 01: requisitos, modelo de classes e persistência com JPA
  • Refatoração no Eclipse - Mantendo e melhorando a qualidade do código.
  • Workflows em Java - Criando e mantendo fluxos de trabalho em Java
  • MIDP 3.0: o que vem por aí - A nova especificação do principal perfil do Java ME
  • Web Services com NetBeans - Implementando serviços no Netbeans 5.5 com JAX-WS
  • Jogos em Java SE - Parte 01: Introdução ao mundo dos jogos em Java para desktop

Interessante, o que vem sobre jogos?

VELO

[quote=velo]Interessante, o que vem sobre jogos?

VELO[/quote]

Fabio Santiago q escreve.

Espero que o conteudo seja bom… pq a 43 sinceramente ta bem ruinzinha… a materia sobre publicação na web com netbeans jsf e jpa sem comentarios… tem dezenas de tutoriasi, videos na internet ensinando a usar aquele “wizardizinho”… a materia de ajax com jsf foi que deixou mais puto… eu ja uso ajax4jsf e esperava algo bem legal na materia… mas oq aparece na revista? um combo que carrega o outro depois de selecionado o mesmo exemplo que vc encontra como primeiro resultado de uma pesquisa no google… puts… espero mesmo que esta edição seja boa…

Eu queria fazer um protesto: Coloquem os códigos da revista com cores! Algo bem básico como azul pras palavras chaves já ajuda.

Adorei a aumentada do tamanho da fonte dos códigos.

A didática da revista é muito boa, mas as matérias poderiam ser mais aprofundadas.

[quote=velo]Interessante, o que vem sobre jogos?

VELO[/quote]

Por ser a primeira parte, mostra uma introdução para quem vai querer desenvolver um jogo. Os capítulos da matéria são:

Jogos eletrônicos em Java - Mostra alguns argumentos dos usuários de C++ tem contra o Java (por exemplo: que o Java é lento para jogos) e o autor “derruba” esses argumentos.

Conceitos Iniciais - Mostra as etapas de criação de jogos (especificação, análise/criação de framework, implementação, som, testes, etc)

Ciclo de vida - Mostra o ciclo de vida dentro do jogo (parte técnica), como o funcionamento da jogabilidade, atualização do estado do jogo, desenhar (tipo, se uma porta abre, o jogo renderiza a porta abrindo, por exemplo)

Sprite - Mostra o conceito de Sprite

Colisão - Definição de colisões

O que tem pronto - Mostra algumas APIs que podem trabalhar com games, como o JOGL, LWJGL, etc

Conclusão

Pelo que eu li, vi que é uma matéria bem introdutória e só tem 3 páginas (o que achei pouco), mas está bem explicativa. E tenho quase certeza de que na próxima edição o autor deve mostrar um exemplo prático de um jogo 2D (já que ele citou sobre Sprites na matéria).

O que achei ruim da matéria foi que o autor poderia explicar melhor a Especificação do jogo e usar termos técnicos comuns à área de gamedev, como por exemplo o termo Game Design, que considero uma das etapas mais importantes da criação de um jogo. Até que está bem resumido, mas o autor poderia ter aprofundado melhor nesta parte.

Mas para quem tem interesse e não sabe quase nada de criação de jogos, até que a matéria é bem interessante.

Oi, olha só:

:arrow: O link que o Rodrigo deixou para visualizar a capa não abre
:arrow: Não recebi esta edição ainda, pra alguém já chegou?
:arrow: No site da revista não tem nada sobre essa edição.

De onde você tirou essas informações Rodrigo?

[]'s

Ela estava abrindo na sexta-feira (dia que postei aqui). Mas eu postei a imagem em outro servidor, e alterei o primeiro post deste tópico, adicionando o novo link.

Eles devem demorar um pouco para atualizar.

Tirei da própria revista. Ou você acha que eu inventaria essas informações? Eu queimaria meu filme se eu fizesse isso.

Eu comprei ela na banca! E escaneei a capa por conta própria.

[quote=rodrigo_flausino]
Tirei da própria revista. Ou você acha que eu inventaria essas informações? Eu queimaria meu filme se eu fizesse isso.

Eu comprei ela na banca! E escaneei a capa por conta própria.[/quote]

Claro que não, só pensei que você tivesse lido em algum site que poderia ter mais detalhes pra eu ir lendo, já que não chegou aqui ainda e o site da revista não está atualizado.

[quote=Alexandre Vilas Boas][quote=rodrigo_flausino]

Eu comprei ela na banca! E escaneei a capa por conta própria.[/quote]

Claro que não, só pensei que você tivesse lido em algum site que poderia ter mais detalhes pra eu ir lendo, já que não chegou aqui ainda e o site da revista não está atualizado.[/quote]

Se eu tivesse lido de um site, eu com certeza teria postado o link aqui.

Bah, isso é MUITA sacanagem, os caras compram a revista nas bancas MUITO antes dos que assinam receberem!
Muito bom saber disso…

Depois esses caras não sabem pq vão à falência…

A minha revista chegou em casa ontem. Ainda não li.

[quote=onolox]Bah, isso é MUITA sacanagem, os caras compram a revista nas bancas MUITO antes dos que assinam receberem!
Muito bom saber disso…

Depois esses caras não sabem pq vão à falência…[/quote]

Não é sempre que acontece (e eu fiquei surpreso quando vi a minha, já que o meu patrão assinou a revista e a dele ainda não chegou), e já vi aqui no Guj tópicos da revista que chegaram primeiro pros assinantes.

E também eles tem que ver com a distribuidora deles.

Os assinantes receberem antes é o mínimo que se espera por ser justamente ASSINANTE da revista!

Bem, vou comprar a revista, apesar que espero, deopis de tudo que foi falado, apenas uma idéia do que seja a criação de jogos… mas como a leitura do assunto me agrada já viu hehehe.