Java Magazine fresquinha nas bancas

Acabei de comprar na banca, minha Java Magazine fresquinha…

Que bom que percebi que não sou só eu que passo problemas com o Siemens M50.
Após dar vários giros por aí, acabei encontrando diversas opniões a respeito de bugs em implementações Java.

Infelizmente não é um mal isolado.
Seria isto culpa da especificação que deixa muita aberto o que deve ser implementado, mas não diz como ?
Veja, sendo desta maneira, cada fabricante ou empresa da qual ele compra a implementação faz do seu jeito, e software, como sabemos ainda mais que roda em hardware (firmware) tem que ter uma ótima qualidade, até porquê, existem as dificuldades claras em se ficar atualizando o software do celular (atualizar o firmware).

Ainda no mundo J2ME teremos que conviver algum tempo com estes bugs e políticas não muito claras de correções que alguns fabricantes tem.
Determinados fabricantes abertamente falam de bugs nas implementações e/ou oferecem download de atualizações do firmware.
Outros, fiquem quietinhos, acreditando que o melhor é vender aparelho e se alguém reclamar, eles vão por a culpa na aplicação desenvolvida, não no produto deles.

É lastimável, mas é a realidade que ainda enfretamos.
Tomara que as empresas invistam mais em testes antes de produzir estas implementações J2ME e colocar a venda em seus novos celulares.
Nós desenvolvedores agradeceríamos bastante…

Ela tem um artigo falando sobre programação em regras com Jess.
Eu particulamente prefiro Prolog. Alguém aí tá afim de gladiar?

[quote=“boone”]Tomara que as empresas invistam mais em testes antes de produzir estas implementações J2ME e colocar a venda em seus novos celulares.
Nós desenvolvedores agradeceríamos bastante…[/quote]

100% apoiado :!:

Pesquisa: qual é a sua JVM de celular preferida?
A minha é a da DoCoMo.
Só tive problema para ter mais de um wav inicializado ao mesmo tempo e uns PNGs que ficaram meio estranhos quando a memória do celular foi ficando cheia.

Eu bem que gostaria de saber quem é o responsável pelas JVMs dos celulares que já testei. Isto seria mais um critério a ser planilhado na hora de avaliar se um celular é bom ou não para um determinado uso.

Também gostaria de saber detalhes como o tipo de processador usado no celular, se ele é de 16 ou 32bits e coisas do tipo.
Isto tem impacto na performance da aplicação.
Imagina se tenho 2 aparelhos do mesmo fabricante, cujo diferença de preço no mercado nacional entre um e outro, é pequena, mas um processa em 16 bits e outro em blocos de 32. Qual vc escolheria ?
Eu escolheria o de 32 é claro…

O Code-Blood é uma iniciativa bem vinda para catalogar as características de celulares não só da própria Nokia, mas como de outros fabricantes.
O catálogo deles é mais amplo do que o da Sun.
O importante é eles continuarem detalhando as informações dos modelos, se possível, permitindo que os usuários postem os bugs e documentando-os na própria página do modelo.
Tá certo que isto vai ser difícel de acontecer, afinal, que fabricante gostaria de ter seu produto “manchado” com comentários dos usuários sobre os problemas do produto ? :wink:

Bom, com um pouco de pesquisa se descobre qual é o processador e tal.
Por exemplo, no caso da Siemens, que é o que eu conheço melhor, no próprio fórum da Siemens tinha o pessoal xingando a performance do Java nos aparelhos da Siemens e explicando que era em parte culpa do processador de 16 bits.
O legal da Internet é que é muito difícil alguém conseguir controlar a informação!

Eu juro que já pesquisei sobre isto, mas infelizmente não encontrei nada que fosse um fiozinho qualquer que me ajudasse a encontrar as demais informações que eu queria…

As vezes recorro a fórum dela e percebo alguns singelos elogios a respeito da implementação Java nos celulares.

“Aparentemente” no fórum você é livre para fazer estes tipos de críticas sem sofrer nenhuma censura.

Em alguns posts, saudosos usuários lembravam que antes existia uma bug list no portal, que era consultada e mantida por eles e a Siemens, mas que acabou sendo desativada pelo pessoal da Siemens, sem dar muitas explicações.

Acho que ficaram com medo que isto poderia comprometer a imagem da qualidade dos produtos…