Java, me atende?

Boa Tarde galera

Gostaria da opinião de vocês.
Hoje na empresa em que trabalho, utilizamos VB 6 com SQL Server. Antes que comecem a descer o pau no VB, posso dizer o seguinte: é a linguagem que atende as necessidades da empresa em 100%.

Mesmo atendendo, quero iniciar o estudo de implantação de uma nova linguagem de desenvolvimento aqui por 2 motivos: ter uma equipe de desenvolvimento mais atualizada com o mercado e ter uma plataforma de desenvolvimento multiplataforma (windows + linux).

Já pensei em PHP + AJAX ou em JAVA. Estou procurando fugir da plataforma Microsoft, mesmo a empresa estando 100% com as licenças em dia.

Gostaria de saber a opinião de vocês: o JAVA me atenderia ? Por mais que pareça básico, penso que nenhum sistema é básico e todos tem a sua peculiaridade. Ele é formado por Cadastros e Relatórios, agora esses cadastros e relatórios é que são o bicho: Compras, Financeiro, Contabilidade, Previdência, Cursos, Colônia entre outros. Por isso o VB nos atende: linguagem rápida para se desenvolver.

Até o banco de dados estaríamos migrando: PostgreSQL com tudo que se tem direito (trigger, functions , etc).

Toda e qualquer opinião será bem vinda, pois estou começando os estudos agora para tomar a descisão final.

Obrigado a todos

O banco é independente no Java…Acredito que no PHP também…
Agora eu acho que a curva de aprendizado do Java é muito maior que a do PHP.
Para desenvolver BEM no Java…Da maneira correta.

Realmente o banco é independente mesmo …

Quanto a curva de aprendizado isso realmente existe. Mas terei que meter as caras pra aprender.
Se eu for me preocupar com essa curva, não sairei do VB e não é isso que eu quero.

A única coisa que não pode acontecer é eu sair de uma linguagem que atende 100% a empresa e ir pra uma linguagem que não atenda.

Sei que não iremos aprender o JAVA da noite pro dia, mas se não meter as caras, vamos continuar na mesma.

O que preciso saber é: O JAVA atende para esse tipo de sistema ? Claro que alguns dirão que qualquer linguagem atende, mas vocês concordam que utilizar o C++ para desenvolver um sistema de Cadastro com acesso ao SQL Server é muito mais trabalhoso. E que tentar desenvolver um driver em VB é impossível (ou quase) ???

Se VB atende, acredito que Java atenda também. A menos que você tenha alguma coisa muito maluca aí, Java atende.

Olha, atender, realmente qualquer tecnologia atende, inclusive VB. Mas se você está querendo migrar, é porque o VB já não atende mais 100% das expectativas (não atende por exemplo a independencia de plataforma).

Quanto à produtividade, hoje em dia, o Java é muito produtivo (eu diria, pelo que ele faz, mais até do que o VB), mas, claro, vai depender muito do conhecimento da plataforma e da sua equipe. Uma equipe que desenvolve muito bem em C++ pode demorar muito mais tempo para desenvolver um sistema em VB, que é fácil para quem conhece, mas para quem nunca mecheu (como eu por exeplo) do que pra montar um em C++ (Exemplo hipotético, claro)

Se você realmente se dedicar, esquecer muito do que você aprendeu até hoje, e aprender BEM java, você não terá problemas.

Mas, lembrando, não existe a bala de prata, e existem coisas que o Java pode ser limitado. Porém, tudo o que você mencionou, o java tira de letra, e creio que de forma mais simples do que o próprio VB.

Lembro também que produtividade é diferente de Arrastar e soltar componentes, pois isso nem sempre é produtivo.

Se puder, explique melhor tudo o que o seu sistema precisa, e poderemos identificar se haverá alguma deficiencia da plataforma Java (creio que seja difícil, mas não impossível)

Se você precisa de produtividade e está em uma empresa pequena (e todas as licenças do Windows e do Office em dia :stuck_out_tongue: ), eu recomendaria .NET em vez de Java.

O desenvolvimento Java é um bocadinho mais caro e mais chato para esse tipo de coisas (por exemplo, relatórios em impressoras matriciais etc.).

Se vocês querem algo mais organizado em .NET, usem algum dos frameworks que foram portados do Java para o .NET (NHibernate, Spring.NET) e use C#. Se o seu pessoal for meio fraquinho, pode aprender VB.NET mesmo e deixar as coisas meio “como estão”.

Não recomendaria nem mudar o banco, se a licença não estiver saindo caro para vocês.

O Visual Studio “full” é um bocadinho caro, então use o Visual Studio Express ou o SharpDevelop.

[quote=rndasi]Boa Tarde galera

Gostaria da opinião de vocês.
Hoje na empresa em que trabalho, utilizamos VB 6 com SQL Server. Antes que comecem a descer o pau no VB, posso dizer o seguinte: é a linguagem que atende as necessidades da empresa em 100%.
[/quote]

Java é uma plataforma.

Sim.

Mas com .NET não resolve o problema dele, que é ter um ambiente multiplataforma, e se fora isso o VB6 atende tudo o que ele precisa, não faria sentido migrar.

[i]Não posso garantir que o Java vai suprir a necessidade de vocês,
mesmo porque você não especificou muito bem do que precisa.

Mais hoje o Java é uma linguagem muito completa e produtiva,
além de ser multi-plataforma, etc, etc, etc…

Uma migração de VB pra Java é muito difícil, dependendo de sua equipe
de trabalho o resultado pode não ser bom.

Existem uma série de fatores extra-linguagem à serem analisados para tal mudança…

Boa sorte![/i]

Oi!!!
Java é super completo, e pelo oque tenho visto da pra fazer de tudo com java…
Se vc quer iniciar aconselho um livro bom que estou lendo, Use a cabeça JAVA 2°edição…
E oque vc precisar é so postar nos foruns que vc acha a resposta…
Se precisar de mais alguma coisa vai meu e-mail e meu msn…
digolipertte@pop.com.br (e-mail).
digolipertte@hotmail.com (msn).
Espero ter ajudado em algo…
Rodrigo Lipertte.

[quote=rndasi]Hoje na empresa em que trabalho, utilizamos VB 6 com SQL Server. Antes que comecem a descer o pau no VB, posso dizer o seguinte: é a linguagem que atende as necessidades da empresa em 100%.

Mesmo atendendo, quero iniciar o estudo de implantação de uma nova linguagem de desenvolvimento aqui por 2 motivos: ter uma equipe de desenvolvimento mais atualizada com o mercado e ter uma plataforma de desenvolvimento multiplataforma (windows + linux).[/quote]

Se atende 100% como vc falou, para que mudar? Eu até concordo com o argumento de atualizar a plataforma, para ter mais profissionais do mercado disponiveis, mas para ter um ambiente multiplataforma me parece um capricho. (pelo menos vc nao mostrou argumentos nesse sentido)
Antes de comecar a fazer essas coisas, pensa no seguintes fatos:
Vocês usam AD para autenticação na rede? Com VB ou o .Net que já foi citado, a segurança de acesso já tá praticamente pronta.
Tem algum profissional ai bom de linux para configurar o servidor de aplicações, integrar com AD, botar samba pra rodar?

Fugir? Para os seus desenvolvedores começarem a fazer algo no .net será muito mais eficiente do que comecar do zero no java… vocês terão cursos ou coisas do tipo? Quem vai liderar essa equipe de desenvolvimento? Vai ficar todo mundo procurando na Intert como fazer as coisas em Java?

Você já tem uma licenca comprada do SQL, voce quer joga-la fora. É isso??

Pesquisa mais um pouco antes de tomar essa decisao, claro que perguntando num forum java voce tera mais opinioes a favor dessa plataforma, entao vale a pena consultar um forum de .net para saber a opiniao do outro lado tb.

Java atenderia, Ruby tbm, PHP tbm, depende do projeto, oq ele fará, do q vc precisa, pesquiser nessas linguagem oq elas oferecem.
Provavelmente verá q Java atende sim o que vc precisa, mas dá uma olhada em Ruby on Rails tbm, é bem interessante :smiley:

que tal dar uma Repensada sobre seus conceitos?

Pense muito antes de migrar, você falou sobre a necessidade de multiplataforma, porém esta necessidade é real ou apenas um plus para os negócios que não impactaria a empresa e nem daria vantagens de mercado?

Realmente não recomendo nenhum migração se o produto atual atende 100% a empresa, pois a curva de aprendizado do java ou .net ou xxxxx nunca é pequena para nível de produção e vocês devem verificar se a empresa pretende arcar com o custo desta migração que na realidade teria um unico ganho (multiplataforma) e vários custos (infra, software, treinamento).

Verifique se o ROI da migração para java ou qualquer outra plataforma vale a pena antes de tomar o primeiro passo.