Java ME

Pessoal, estou vendo o Java ME como plataforma padrão de desenvolvimento aqui na empresa, mas ainda tenho dúvidas a respeito.

Olhando o site da Sun, fiquei com dúvidas a respeito de utilizar o ME, pois não consegui obter a lista certa de quais plataformar ele roda. Apenas consegui descobrir que ele roda em Windows Mobile, e iPhone não tem jeito (a não ser que eu utilize algumas ferramentas de conversão entre plataformas… não achei interessante ainda, que acham?).

Quanto ao Android e ao Symbian OS, não consegui informações 100% concretas se aplicações J2ME rodam sem ter que fazer modificações…

Uma outra coisa coisa, alguém utiliza TotalCross???

Agradeço a atenção de todos…

Olha, Android não tenho certeza, mas no Symbian, tendo a KVM ele rodará normalmente, com um porém, o visual da aplicação, o acesso à recursos do sistema, são limitados pelo aparelho. Por exemplo, tenho um celular X que tem câmera, no mundo perfeito, por J2ME eu poderia acessar e manipular a câmera, mas na realidade não é bem assim.

Espero que tenha ajudado.

[quote=j0nny]Olha, Android não tenho certeza, mas no Symbian, tendo a KVM ele rodará normalmente, com um porém, o visual da aplicação, o acesso à recursos do sistema, são limitados pelo aparelho. Por exemplo, tenho um celular X que tem câmera, no mundo perfeito, por J2ME eu poderia acessar e manipular a câmera, mas na realidade não é bem assim.

Espero que tenha ajudado.[/quote]

Mas há dificuldades em utilizar as tecnologias de acesso a internet, como WI-FI, 3G no celular? Isso será um dos recursos mais utilizados… Quanto aos outros recursos, como Bluetooth/Camera/GPS será menos utilizados, ou até mesmo não serão utilizados…

Não, com isso vc não terá tantos problemas, os maiores problemas são esses que vc citou que quase não vai utilizar.
Os recursos de conexão são meio que ‘padrão’, nas não sei nada referente à 3G em JME.

Nos sistemas Symbian para ter acesso a todos os recursos do dispositivo você terá que usar a biblioteca padrão da nokia em java ou utilizar C++

Nos sistemas Symbian para ter acesso a todos os recursos do dispositivo você terá que usar a biblioteca padrão da nokia em java ou utilizar C++ [/quote]

Mas com o objetivo dele de utilizar em mais aparelhos, seria inviável usar uma API da Nokia.

Quanto o WI-FI e Bluetooth e GPS da para usar a API do Java. Acho que você não terá problemas em utilizar seu aplicativo em um gama maior de dispositivos a não ser que você precise utilizar algum recurso especifico.

Ou seja, tem alguma e outra API para trabalhar com alguns recursos do smart!
Então o Java ME roda em Nokia (com suporte Java) e Windows Mobile. Quanto ao Palm OS?

Fica de Fora apenas o Android e iPhone! Correto?! Para rodar no iPhone, tem como fazer um “port” do software via soluções de terceiros!! Correto?

Quanto ao desempenho, atualmente, é satisfatório???

Grato!

[quote=dcbasso]Ou seja, tem alguma e outra API para trabalhar com alguns recursos do smart!
Então o Java ME roda em Nokia (com suporte Java) e Windows Mobile. Quanto ao Palm OS?

Fica de Fora apenas o Android e iPhone! Correto?! Para rodar no iPhone, tem como fazer um “port” do software via soluções de terceiros!! Correto?

Grato![/quote]

Bom, se quiser independer de aparelho, use as API’s nativas no JAVA ME.
Quanto ao PALM OS, ouvi falar que as versões mais novas não suportam mais a instalação da KVM, mas tenho um modelo um pouco mais antigo aqui rodando JME.
Android não tenho certeza, mas iPhone estaria fora da lista do JME, e quanto ao ‘port’, ainda não sei de nenhum, se vc souber, poste aqui, seria interessante.
O desempenho vai depender mais de vc do que da aplicação, se vc abusar de objetos, etc, vai ficar lento mesmo.

[quote=j0nny][quote=dcbasso]Ou seja, tem alguma e outra API para trabalhar com alguns recursos do smart!

Grato![/quote]

Bom, se quiser independer de aparelho, use as API’s nativas no JAVA ME.
Quanto ao PALM OS, ouvi falar que as versões mais novas não suportam mais a instalação da KVM, mas tenho um modelo um pouco mais antigo aqui rodando JME.
Android não tenho certeza, mas iPhone estaria fora da lista do JME, e quanto ao ‘port’, ainda não sei de nenhum, se vc souber, poste aqui, seria interessante.
O desempenho vai depender mais de vc do que da aplicação, se vc abusar de objetos, etc, vai ficar lento mesmo.[/quote]

Eu achei algo ontem na internet, para portar um app Java ME para o Cocoa/Objectve-C, vou achar as informações novamente e irei postar!
Mas olha, pensando em futuro, quais plataformas você acredita ficar no mercado?

Eu vejo futuro nas seguites: iPhone OS, Android, e o Symbian OS, que irá, e breve passar por grandes mudanças!

Por que acho que o Palm OS não fique:

Palm OS: Qual a razão de tirar a KVM do Palm OS? Perder a maior quantidade de Softwares ou mesmo desenvolvedores do mundo? Além do que o Palm OS, ao meus olhos parece um SO ultrapassado, com ritmo lento de desenvolvimento! Não sei, posso estar falando besteira, mas é esta minha opinião neste exato momento… Se alguém quiser comentar, fique a vontade!

Antes que eu esqueça temos o Maemo (linux) e o BlackBerry (desconheço totalmente)… o BlackBerry roda Java? Vou pesquisar a respeito agora mesmo!!!

Concordo com sua opinião sobre as plataformas de sucesso no futuro (próximo).
Acredito que o Android tem tudo para vingar, e se a Nokia o utilizasse, cairia muito o mercado do iPhone OS.

Quanto a retirada da KVM, tbm não sei, li em alguns artigos, mas não tenho certeza.

BlackBerry roda JAVA sim, mas não acredito tanto no poder do SO da BlackBerry para brigar com Android, iPhone OS e Symbian.

[quote]Eu achei algo ontem na internet, para portar um app Java ME para o Cocoa/Objectve-C, vou achar as informações novamente e irei postar!
Mas olha, pensando em futuro, quais plataformas você acredita ficar no mercado?

Eu vejo futuro nas seguites: iPhone OS, Android, e o Symbian OS, que irá, e breve passar por grandes mudanças!
[/quote]

Também vejo grande futuro para essas plaformas IPhone OS, Symbian OS e Androind principalmente. Também gosto de Windows Mobile, muitos smarthsphones estão utilizando.

[quote]
Por que acho que o Palm OS não fique:

Palm OS: Qual a razão de tirar a KVM do Palm OS? Perder a maior quantidade de Softwares ou mesmo desenvolvedores do mundo? Além do que o Palm OS, ao meus olhos parece um SO ultrapassado, com ritmo lento de desenvolvimento! Não sei, posso estar falando besteira, mas é esta minha opinião neste exato momento… Se alguém quiser comentar, fique a vontade![/quote]

O PalmOS hoje pelo que eu ouvi falar foi descontinuado.

No Maemo a nokia tem investido bastante. Você pode desenvolver utilizando em C++ utilizando o QTCreator ou utilizando o Java. Enquanto ao BlackBerry ele roda java sim.

Então vi no site da BlackBerry que eles tem um plugin para eclipse, para o desenvolvimento em Java ME…
Achei um lance interessante, um tal de Julien Framework que ajuda a desenvolver apps natvas em JME e Blackberry! Algo assim:

Leia: http://devmobile.blog.br/2009/02/07/framework-para-gerar-aplicacoes-multiplataforma-jme-e-nativas-blackberry-sem-saber-jme-nem-blackberry/#more-232

• Bola fora, Julien é desenvolvido pela própria empresa do cara que blogou!

Outra coisa, tem um Emulador, para rodar APP ME no Android:

http://microemu.blogspot.com/2010/01/microemulator-204-has-been-released.html

Mas este lances de emulação, sei lá, ao meu ver é complicado!!!

A detalhe, acabei de saber que no máximo a camera digital terei que usar no meu sistema… Acesso a Camera com J2ME, susse:?

Nem tão susse. Já passei (e passo) maus bocados por vários aparelhos não darem suporte a captuar de vídeo :frowning:

A menos que sua aplicação J2ME seja um simples hello world, esqueça essa historia de portabilidade entre aparelhos de diferentes modelos porque não existe, quanto mais diferentes fabricantes. Cada device é unico e provavelmente vai exigir modificações no seu código, principalmente se vc usa conexão de rede ou acessa funcionalidades mais especificas do aparelho.

Então a talz portabilidade não é tão simples assim…

Interessante… Bem a PRINCIPIO irei usar os seguintes recursos:

• Banco de Dados;
  • Acesso a Internet (para sincronização entre BD cliente/Servidor);
  • Camera Digital (quando possível);
  • Criptografia de dados;
  • XML;

Acredito que seja isso, por hora seria estes recursos que irei utilizar…

Discordo.
A parte de acesso a rede é padronizadíssima (GCF está aí para dizer isto).
J2ME é a melhor plataforma para alcançar o máximo de aparelhos. Os números de celulares vendidos não mentem.
O resto é hype (iPhone e Android), coisa que ainda vai demorar para pegar no Brasil e disseminar (tornar acessível as massas)

Discordo.
J2ME é a melhor plataforma para alcançar o máximo de aparelhos. Os números de celulares vendidos não mentem.
O resto é hype (iPhone e Android), coisa que ainda vai demorar para pegar no Brasil e disseminar (tornar acessível as massas)[/quote]

Aproveitando a discussão e sua experiência, o que vc acha que o Android pode fazer nesse mercado?

Discordo.
O resto é hype (iPhone e Android), coisa que ainda vai demorar para pegar no Brasil e disseminar (tornar acessível as massas)[/quote]

O que tem a ver padrão com portabilidade? Que eu saiba o que é “padronizado” no GCF é a especificação da interface. Se esta dizendo que a implementação é padronizada vc esta enganado. Basta usar o HttpConnection para acessar servicos REST em diferentes aparelhos pra ver o inferno que é o porte.

Sobre o J2ME ser uma plataforma com grande volume, disso não há duvidas… Mas o autor do tópico não disse que quer volume, portanto estais tirando conclusões precipitadas. Mesmo se fosse o caso, os benefícios nem são tantos assim se for parar pra pensar no custo que é adquirir cada aparelho para testar a aplicação + manutenção de uma base de código fragmentada.

Quanto o android ser hype, bem, eu concordo que o android não resolve o problema da fragmentação (e na verdade, quanto pior essa situação, melhor para o google, porque negócio pra eles é que todas aplicações rodem no browser mesmo), sem falar que a base de celulares android é muito pequena, praticamente formada por geeks apenas, quem sabe em 2015, se ainda estivermos por aqui, o android se torne uma plataforma relevante para aplicações moveis…