Java no Windows - Boato ou verdade!

Olá a todos!

Já faz algum tempo que ouvi falar que a Microsoft iria deixar de suportar o Java no Windows. Gostaria de saber se isso é apenas boato ou realidade? Alguém conhece a fonte da notícia?

Abraços …

Até aonde eu sei, eles pararam de fazer a máquina virtual deles! O suporte ao java se dá pela JVM e não pelo S.O.

Nunca, para vc ter uma idéia existe até Eclipse WPF

http://eclipse.dzone.com/category/tags/wpf

Não é a Microsoft que suporta o Java no Windows, e sim a Sun/Oracle ou então a IBM, dependendo de qual JVM você está usando. A Microsoft não desenvolve mais o Java no Windows desde 1998, se não me engano.

[quote=malfattirs]Olá a todos!

Já faz algum tempo que ouvi falar que a Microsoft iria deixar de suportar o Java no Windows. Gostaria de saber se isso é apenas boato ou realidade? Alguém conhece a fonte da notícia?

Abraços …[/quote]

a JVM para Windows é suportada pla Sun e não pela Microsft, então fique tranquilo meu jovem, vc vai poder continuar usando windows e java juntos.

abraços

acho que você confundiu a plataforma, a microsoft não dá mais suporte para a VM que vinha com o Windows CE (JME) que éra a própria M$ que fazia.

Acho que o cara quis dizer o JRE do IE… pois o dia que a Microsoft dizer Adeus para o Java e para o Flash… e começar a usar SilverLight por padrão, vai ser um replay do que aconteceu quando ela decidiu tirar o Netscape do Windows…

Na verdade nem me lembro se o Flash e Java já vem instalado por default no Windows Seven… só sei que a Microsoft pagava para colocar default… espertinha ela né… viu que era bem usado e então resolveu criar a versão concorrente… o tal do SilverLight que já está lotado de sites usando e enxe o saco ficar baixando… mais uma aplicação para os Hackers de plantão acharem vulnerabilidade…

Engraçado, vejo poucos sites em Silverlight. Até me espanto, já que pelo tanto que a MS investiu, era pra ele estar “no topo das paradas” há muito tempo.

E Flash e Java no IE vale o mesmo que no desktop: quem suporta não é a MS, mas os fornecedores. A MS está preocupada em conseguir segurar os desenvolvedores no IE, que já teve 96% do mercado, agora está com pouco mais de 60%, isso vindo no Windows e com todo o dinheiro que ela tem. :shock:

Como o pessoal disse, tanto a JRE quanto os plugins Flash não são suportados pela Microsoft, e sim pela Sun/Oracle e Adobe, respectivamente. Se o uso do IE já está caindo, imagino que a Microsoft não é nem louca de fechar o IE para o Flash Player. Rapidamente um cenário passou pela minha cabeça: a Microsoft faz qualquer gambiarra para que o IE não aceite mais o plugin do Flash. Milhões de usuários do IE que acessam o Youtube verão que o site não funciona mais, e passam a usar a versão em HTML 5. O Google faz qualquer gambiarra e inventa uma tag no site que só funciona no Chrome e lá vamos nós de novo para uma nova Browser Wars.

Então sinceramente, a disputa na Web está acirrada, mas eu duvido muito que alguma dessas empresas, até mesmo a Mircrosoft force imcopatibilidades para obter exclusividades para o seu navegador.

Mas o problema é que se a Microsoft não fornecer o JRE no IE por default, vai fazer milhares de usuários a não usar Java… Applet… ou JavaFX…

Foi só a Microsoft embutir um FireWall tosco e um MSN da vida no Windows que já matou o ZoneAlarm e o ICQ… nem se fala do IE então…

Se a Microsoft fazer o SilverLight padrão e tirar o JRE e o Flash do IE… vai chover processos nela… e no final de décadas de processo ela(Microsoft) vai pagar uns milhõezinhos para entrar em acordo… por isso que monopólio é fogo… se eles colocarem o BING como buscador padrão do IE e dificultar o Google como padrão, é capaz que os molequinhos de hoje que estão começando a usar Internet só fiquem usando o Bing…

Nem eu sei como faz para deixar a busca padrão do www.google.com.br no meu IE… imagine um usuário leigo então…

Então, a minha dúvida era realmente essa. Eu sei que quem desenvolve o Java é a Sun e agora comprada pela Oracle. O que eu queria saber é se o windows já virá com o JRE para rodar aplicativos ou ficará a cargo do usuário instalar. Como desenvolvedor, a primeira coisa que faço quando instalo o sistema é instalar as ferramentas Java, mas nunca atentei para o fato de testar a execução de algum applet ou Jar sem instalar o Java previamente.

Era essa a dúvida. Abraços

O Windows “pelado” (aquele que se compra na loja avulso) não deve vir com a JRE. A Microsoft já tomou um processo milionário da Sun e nessa história ela decidiu que não quer mais saber de Java.

Mas 95% dos computadores que vêm com o Windows instalado de fábrica costumam vir com o Java instalado também.

Entretanto, você pode incluir o instalador da JRE no instalador do seu programa se você não tiver certeza de que o Java está na versão correta para seu aplicativo ou não (pode ser que ele esteja na versão 5 e seu programa tenha sido compilado para funcionar com a versão 6 do Java…)

[quote=malfattirs]Então, a minha dúvida era realmente essa. Eu sei que quem desenvolve o Java é a Sun e agora comprada pela Oracle. O que eu queria saber é se o windows já virá com o JRE para rodar aplicativos ou ficará a cargo do usuário instalar. Como desenvolvedor, a primeira coisa que faço quando instalo o sistema é instalar as ferramentas Java, mas nunca atentei para o fato de testar a execução de algum applet ou Jar sem instalar o Java previamente.

Era essa a dúvida. Abraços[/quote]

A microsoft tem um produto concorrente do java, então pode ter certeza que você não vai ver uma jre embutida num win. Eles já embutem a clr(o .net).

[quote=malfattirs]Então, a minha dúvida era realmente essa. Eu sei que quem desenvolve o Java é a Sun e agora comprada pela Oracle. O que eu queria saber é se o windows já virá com o JRE para rodar aplicativos ou ficará a cargo do usuário instalar. Como desenvolvedor, a primeira coisa que faço quando instalo o sistema é instalar as ferramentas Java, mas nunca atentei para o fato de testar a execução de algum applet ou Jar sem instalar o Java previamente.

Era essa a dúvida. Abraços[/quote]
Já tem anos que ela não vem com o Java instalado e o flash só instala se você tentar acessar a máquina. Aliás, quem acompanhou a divulgação da MS do tablet da HP viu que o que ela mais faz propaganda é que o Windows roda Flash muito bem. Então ela não abandonaria a ferramenta, já que é um trunfo contra a Apple. Ainda mais que o iPhone já bateu TODOS os modelos de Windows Mobile somados. heheheh

Só pra complementar, o Chrome está vindo com o Flash player embutido já …